uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Reforços do Burkina-Faso - Parte 2 - Koulibaly e Ouattara

Após a descrição da carreira de Mamadou Tall, apresentam-se neste post os jogadores Paul Koulibaly, Issouf Ouattara e uma descrição do Etoile Filante Ouagadougou (E.F.O), por forma a ficarmos a conhecer melhor a carreira destes futebolistas e a sabermos um pouco mais do futebol burkinês. O E.F.O. têm em comum o facto dos três jogadores africanos terem já jogado ao serviço do mesmo, inclusivé Issouf Ouattara foi contratado ao E.F.O..

Paul Koulibaly é defesa esquerdo, podendo jogar também a central. tem um irmão gémeo, Pierre Koulibaly que joga no Al-Ithihad da Libia. Nascido a 24 de Março de 1986 começou a jogar futebol na Escola de Futebol "Planete Champion" situada na capital burkinesa, escola essa onde também o nosso conhecido Ousseni Zongo deu os primeiros pontapés na bola. Em 2005 Paul foi colocado no E.F.O. . Paralelamente e com o seu irmão Pierre, os gêmeos foram em 2005 até França para cumprir testes no Saint-Etienne e posteriormente no Auxerre, não tendo nas duas ocasiões convencido as respectivas equipas técnicas. Paul continuou no E.F.O. até que em 2008 Paul foi contratado pelo Al-Ithihad da Líbia, clube onde actua o seu irmão gêmeo , mas devido ao excesso de estrangeiros foi emprestado ao Al-Nasr, também do campeonato líbio. No Al-Nasr Koulibaly tinha feito, até vir para Leiria, sete jogos e marcado um golo. Paul Koulibaly foi titular até ao momento em todos os jogos da selecção burkinesa sob a orientação do técnico Paulo Duarte(Tunisia 1-2 Burkina; Burkina 2-0 Burundi; Seychelles 2-3 Burkina e Burkina 4-1 Seychelles). Koulibaly assinou um contrato válido até 2013 com a União de Leiria.


Em relação ao extremo Issouf Ouattara existe muito pouca informação disponivel. Ouattara obteve destaque no Association Sportive SONABEL (clube que tradicionalmente luta apenas pela manutenção), tornando-se numa prioridade para o presidente do E.F.O. Na altura de reforçar a equipa para a temporada de 2007. Assim que se estrou pelo E.F.O. , Ouattara mostrou todas as suas qualidades. Issouf Ouattara que acabou de se sagrar campeão da 1ª divisão burkinesa pelo Etoile Filante Ouagadougou (E.F.O.)

Issouf Ouattara estreou-se pela selecção burkinesa num encontro frente a Moçambique disputado em 24 de Março de 2007, facto que para um jogador com 22 anos na altura da sua primeira internacionalização lhe augura um bom futuro no meio futebolistico. Actuando como extremo-esquerdo, Issouf substituiu na selecção o experiente Alassane Ouédraogo. Já com Paulo Duarte o jogador foi suplente nas duas primeiras partidas de qualificação para o Mundial 2010, enquanto que nas seguintes, as duas vitórias sobre as Ilhas Seychelles Ouattara foi titular, tendo mesmo marcado o 3ª golo burkines na vitória caseira frente ás referidas ilhas (resultado 4:1).


EFO (Etoile Filante Ouagadougou)

Fundado em 1955, o Etoile Filante Ouagadougou joga no Stade du 4-Août (estádio com capacidade para 35.000 espectadores). Trata-se do clube com mais títulos do campeonato burkino (12 no total), a que se juntam 19 Taças do Burkina-Faso, 2 Leaders Cup e 5 Super-Taças do Burkina-Faso. Na Taça dos Campeões Africanos nunca passou da 1ª eliminatória, enquanto que na Taça CAF o máximo que atingiu foram os quartos de final em 1999.

2004/05 – Terminou o campeonato em 4º lugar a dez pontos do campeão Rail Club Kadiogo. Na Taça do Burkina o Efo foi eliminado nos quartos de final, após prolongamento, no terreno do Union Sportive (USO) (2º classificado no campeonato);

2005/06 – O EFO repetiu o 4º lugar da temporada anterior, mas desta vez a cinco pontos do campeão ASFA/Yennenga. Venceu a Taça do Burkina derrotando na final o Racing Club Bobo-Dioulasso (RCB) por 3-2. Ainda no ano de 2006 o EFO foi vencedor da “Coupe de la Ligue du Centre 2006” prova que teve a sua 2ª edição e que na final o EFO venceu o USFA (US des Forces Armées) por 2-0 com os dois golos a serem marcados pelo “leiriense” Paul Koulibaly, aos 10 e 44 minutos;

2007 - 2º lugar (48 pontos) no campeonato a um ponto do campeão Commune FC. Na Taça do Burkina o Efo foi eliminado em casa (derrota 1-2) nos quartos de final pelo AS Faso/Yennega, clube que terminou o campeonato em 7º.

2007/08 – Sete anos após o último titulo nacional, o EFO voltou a ser campeão, com 53 pontos, mais 4 do que o segundo, o Union Sportive Ouagadougou.


Nota: Em termos da organização dos campeonatos futebolisticos, o facto de se escrever sobre o campeonato 2004/05, 2005/06 e posteriormente o campeonato 2007, tem a haver com as datas de inicio dos campeonatos, uma vez que os campeonatos de 2004/05 e 2005/06 começaram, respectivamente a 17 e a 11 de Dezembro prolongando-se no ano seguinte, enquanto que o campeonato de 2007 começou a 20 de Janeiro de 2007 . Já o campeonato 2007/08 começou a 15 de Dezembro de 2007 tendo terminado no passado dia 19 de Julho.


Etiquetas:

posted by Lima @ 12:10 da manhã,

8 Comments:

At 12:28 da manhã, Blogger Ragazzi^ said...

epa esses nomes todos a estas horas não dá :P
Boa Pesquisa ;)

 
At 12:30 da manhã, Blogger mozdn said...

Fabuloso!!! fiquei fan do E.F.O. ... que colosso do futebol Burkinês :)
tenho muitas expectativas relativamente ao futuro do Ouattara sobretudo...
Allez jeunes joueur do Burkina!!!
Grande Post, só podia ser do Lima!!!

 
At 2:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Viva o Burkina!!!

 
At 9:50 da manhã, Blogger José Roque said...

Epa, continuo a torcer o nariz a estes rapazes. Pelo menos o Duah e o Augustine, entre outros, tinham a escola francesa de futebol. Agora estes gajos estão habituados a jogar em terra batida (aposto), sem condições nenhumas, sem rigor táctico, etc. Não me parece uma boa aposta mas Deus queira que esteja enganado.

 
At 5:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

acho que este ano vao jogar mt pouco. a aposta deve ser feita em quem ja conhece melhor a liga vitalis. hoje ha jogo com a academica mas de certeza que o paulo alves nao vai meter os melhores ou pelo menos muito tempo. ha jogo sabado com o varzim e um empate la ja era bom visto que é uma eliminatoria a dois jogos

 
At 11:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe qual o resultado do jogo com a Académica? E como é que se portaram os nossos rapazes?

 
At 12:07 da manhã, Blogger Mário Rui Ventura said...

Vale a pena dar uma passada pelo Finta & Remata para ler a "Coluna do Leitor" de hoje, assinada pelo Pedro Jerónimo.

O tema é, apenas e só, o Leiria e Marrazes...

 
At 12:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

AAC-2 UDL 0

 

Enviar um comentário

<< Home