NOSTALGIA - U.LEIRIA 1 BELENENSES 0
quarta-feira, dezembro 27, 2006
A 19 de Março do ano de 2000, a União de Leiria recebeu o Belenenses numa temporada de muita luta para a nossa equipa, em que após um inicio de época muito complicado, Manuel José conseguiu trazer a equipa a bom porto, alcançando a desejada manutenção.
Recordam-se deste encontro?
As equipas alinharam:
Árbitro: Paulo Batista
U.Leiria- Batista, Bilro, Paulo Duarte, Renato, Nuno Valente, Vouzela, Leão, Dinda, João Manuel (Derley 45m.), Krpan (Paulo Alves 60m.) e Duah (Zezinho 85m.)
Treinador: Manuel José
Belenenses- Marco Aurélio, José Carlos, Filgueira, Nilson (Cafu 89m.), Cabral, Wilson, Franklim, Lito (Pedro Estrela 45m.), Baltasar (Doda 57m.), Seba e João P. Brito
Treinador: Vitor Oliveira
Podia-se entãoler na Região de Leiria, em texto de Mario Rui Nicolau:
Um golo do brasileiro Dinda, ao cair do pano, deu a vitória à União de Leiria e 300 contos para Moçambique, isto, devido à campanha de solidariedade patrocionada por uma empresa de seguros, que garante uma determinadda quantia por golo marcado.O magro resultado demonstra bem a qualidade do jogo. Uma União de Leiria insegura e ansiosa contra um Belenenses mais seguro, mas igualmente ansioso.
Desde os minutos iniciais, não obstante dois lances de perigo nas duas balizas, as equipas deram a entender que o jogo ia ser lento. Mas à lentidão do futebol, as duas formações juntaram a falta de soluções para entrar na área adversária. A este facto deve-se, sem dúvida, a estratégia montada por Vítor Oliveira, técnico do Belenenses, que com um meio campo bastante lutador e de grande poder físico, conseguiu anular a maior parte da iniciativas atacantes da formação de Manuel José.
A primeira parte foi sempre (mal) jogada sem velocidade e de forma pouco interessante, devido aos sucessivos passes errados e aos frequentes "balões" dos defesas do Belenenses. Apesar desta tendência, as duas equipas prometeram algum futebol. Em dois minutos (22 e 24), ambas criaram perigo junto às balizas. O primeiro lance foi da União de Leiria, com Luís Vouzela a conduzir pela direita e a combinar com Duah, mas o ganês falhou o remate e a bola sobrou par Krpan, que atirou por cima. O segundo lance foi de João Paulo Brito, que combinou com Seba, numa jogada rápida de contra-ataque, mas o espanhol permitiu a antecipação de Batista. Tudo promessas vãs. O jogou caiu na monotonia e até ao fim da etapa inicial, à excepção de um contra--ataque perigoso do Belenenses, não se viu qualquer ocasião.
Manuel José deixou João Manuel nos balneários e fez entrar o avançado Derlei, no início do segundo tempo, Vítor Oliveira respondeu, colocando em campo dois homens de características mais ofensivas – Pedro Estrela e Doda –, retirando Lito e Baltazar.
As mudanças saíram melhor ao técnico do Belenenses e a equipa começou a empurrar, pouco a pouco, os jogadores de Leiria para o seu meio campo. Aliás, a equipa de Manuel José jogou, neste período, sem ligação entre os sectores. E esse aspecto foi notório nos contra-ataques. A equipa não subia em bloco, ficando os defesas e os médios defensivos no meio campo defensivo da União de Leiria, enquanto Dinda e os atacantes ficavam sozinhos frente a quase toda a equipa do Belenenses.O conjunto do Restelo passou a dominar a partida. Mas, um golo de livre de Dinda, aos 88 minutos, quebrou esta tendência. A equipa de Manuel José "agarrou" aí no jogo e criou duas oportunidades, que desperdiçou, para chegar ao tento da tranquilidade.
A vitória da União é justa face ao querer dos jogadores, que apesar de não terem jogado bem, mostraram entrega.
Etiquetas: futebolsenior
posted by mozdn @ 12:54 da tarde,
7 Comments:
- At 8:30 da tarde, said...
-
axo k fui ver este jogo para a bancada central....lembro de ter pago 2500$00 uma brutalidade na altura, diga-se de passagem....ah e na altura tinah menos de 16 anos ainda por cima!
- At 9:04 da tarde, said...
-
Eras inconsciente e nao tinhas personalidade jurídica :P
- At 2:36 da manhã, said...
-
Personalidade jurídica tinha. Consciência não tinha na altura e continua sem ter... :P
- At 2:40 da manhã, said...
-
Resumindo e concluindo... mais 2 contos e 500 que foram á vida...! :)
- At 10:40 da manhã, said...
-
Eu não vi este jogo, nessa altura devia estar em Lisboa a fazer qq coisa :p
Q saudades dos golos de livre do Dinda...
Lembro-me de uma entrevista em que lhe perguntavam qual o segredo e ciência para fazer tantos golos de livre..
ele respondeu " Olho prá bola e dou uma porrada "
é bem... - At 2:04 da tarde, said...
-
pitch....os 2500$00 valeram bem! ganhamos!
mozdn o dinda era o maior...so tinha um defeito, não conseguia emagrecer, comia k nem um animal! - At 4:33 da tarde, said...
-
Não se arranjam umas "nostalgias" mais nostálgicas? É que o ano 2000 foi ontem. Não há por aí relatos mais antigos?