uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Treinador: uma questão de continuidade ou uma surpresa?


Findo o Campeonato e numa altura em que está lançada a discussão sobre quem será o Treinador da U. Leiria na próxima época, vamos analisar os resultados obtidos pela equipa sob o comando de Jorge Jesus.
O Treinador chegou a Leiria após o despedimento de José Gomes depois de cinco jornadas à frente da equipa, período em que alcançou dois empates. Assim, a equipa estava em 17º e penúltimo lugar, com 2 pontos e apenas um golo marcado.
Com Jorge Jesus tudo foi diferente e após uma derrota em Setúbal a equipa partiu para três Vitórias consecutivas e estava relançada na luta pela manutenção e por uma classificação mais digna.

Vamos aos números. Jorge Jesus esteve 29 jornadas à frente da equipa, tendo obtido 13 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Em casa venceu por 6 vezes, empatou 4 e perdeu 4. Fora teve 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. A União de Leiria teve o 4º melhor ataque da Liga e foi também a equipa que obteve mais vitórias fora de casa, a seguir aos três grandes.
Estes números vêm apenas confirmar a excelente época efectuada pela União de Leiria, culminada com o 7º lugar final, e aí grande parte do mérito é de Jorge Jesus.
Assim, e como é do conhecimento público a Adminsitração da SAD pretende a continuidade do técnico para a época 2006/2007, decisão mais do que acertada na minha opinião e passo a explicar porquê...
A União de Leiria é um clube que sobrevive da valorização de jogadores, que depois são vendidos com significativos encaixes de mais valias e Jorge Jesus é um treinador que tem a capacidade de por a equipa a jogar um futebol atractivo e por conseguinte valorizar os jogadores. Esta época apareceram a jogar ao mais alto nível e com excelentes desempenhos alguns jogadores, que viram a sua cotação aumentar, como por exemplo João Paulo, Fábio Felício, Gabriel, Tixier, Touré e Harisson, entre outros, pelo que além do objectivo classificativo, também se vai alcançar, estou certo, o objectivo financeiro.
Mas Jorge Jesus é muito mais do que isso, com uma faceta que envolve alguns aspectos pouco visíveis, sendo um treinador que se envolve na vida do clube e se preocupa com o seu futuro.
Durante esta época sempre se preocupou em saber os resultados e classificações das equipas de Futebol Juvenil, sendo que assistiu a alguns jogos da equipa de Juniores, criou condições e fomentou jogos treino entre os Juniores e os Seniores em média 2 vezes por mês, chamou durante toda a época em média 3/4 jogadores a treinar com o plantel sénior, tendo por lá passado mais de uma quinzena de jogadores dos escalões de formação, preocupou-se em que alguns atletas lesionados pudessem ser observados pelo departamento médico dos seniores, etc.
Por tudo isto e na perspectiva de que um ou outro atleta dos Juniores possa subir à equipa principal, eu acho que Jorge Jesus é a melhor opção.
No entanto e porque nem sempre os acordos são alcançáveis, muito se tem falado de possíveis alternativas para Treinador da União de Leiria, entre os quais os mais falados foram Norton de Matos, Paulo Torres e Nelo Vingada.

Norton de Matos - Enquadra-se no perfil ideal de Treinador para o Leiria. Não será muito caro, uma vez que anseia por oportunidades. É bom tacticamente e a ler o jogo. Revelou qualidade na prospecção/valorização de jogadores, tendo descoberto alguns bons talentos para o Setúbal, como José Fonte, Moretto, Dembelé, Janício, entre outros, que o clube vitoriano acabou por não explorar da melhor maneira.
Ao que li em alguns órgãos da comunicação social, apresta-se para ir para Guimarães, uma equipa que forçosamente terá de remodelar o plantel, na tentativa de levar o clube de volta à 1ª Liga.

Paulo Torres – É uma incógnita. Há dois anos estava a treinar o Peniche, tendo-se seguido duas épocas no Fátima. A maior vantagem que tem é o facto de ser um treinador barato. É jovem e ambicioso, mas com a oportunidade que teria, certamente preocupar-se-ia sobretudo em não descer e valorizar a sua carreira, jogando mais pelo seguro do que jogar para o espectáculo. Apostaria por manter a estrutura base e não arriscaria muito. Não seria uma boa opção caso o clube pretenda lançar alguns jogadores.
Curioso é o facto de caso se mantenha à frente do Fátima, poder ser ele a lançar alguns ex-Juniores do Leiria.

Nelo Vingada - Não tenho dúvida de que é bom treinador. Um dos melhores portugueses na minha opinião. Mas ao contrário do que acontece com alguns jogadores que trocam a Coimbra por Leiria, não me agrada a vinda de treinadores ex-Académica. Além disso é demasiado caro. Em Coimbra ganhava 30000 Euros/6000 contos por mês. Acho também que é um treinador algo conservador em termos de modelo de jogo, muito defensivo e com as suas equipas a serem algo irregulares.

Outras opções face á oferta existente:

Jesualdo Ferreira – É um treinador de TOP. Um dos melhores nacionais, que o seu trabalho em Braga prova de forma mais que evidente. Sabe do jogo, monta bem as equipas e valoriza os jogadores. Seria na minha opinião um excelente alternativa a Jorge Jesus, enquadrando-se no perfil de treinador adequado à União de Leiria, mas penso que não teremos argumentos financeiros para o convencer.
Falava-se numa ida para o Belenenses, cuja despromoção para a Liga de Honra não tornará certamente possível.

Vítor Pontes - Tem a porta fechada. A forma como saiu não lhe permitirá regressar ao clube tão cedo. A sua "moral" está por baixo. Independentemente de ser um Treinador com qualidade começa a ter pouco mercado. Sendo um ex-treinador e atleta da casa e fruto da consideração e carinho que devemos ter por ele espero que tenha sorte no futuro. Veremos se não terá de voltar a começar por baixo ou se terá de sair para o estrangeiro, beneficiando para isso da sua relação com Jorge Mendes.

João Carlos Pereira – Uma cara, que por ser da Marinha Grande, muitas vezes se vê nos corredores da Bancada Presidencial do Estádio Magalhães Pessoas nos jogos. Começa na minha opinião por ser um Treinador ex-Académica, pelo que não recebe a minha preferência. Nunca vi as equipas por onde passou jogarem bom Futebol e o facto e que não lhe terem renovado o contrato na Académica, onde alcançou a manutenção, nem no Nacional, sendo ele o treinador que foi ganhar 4-0 ao Dragão, é sintomático, além de que fica também ligado à descida do Moreirense este ano. Está a fazer um estágio com Gus Hiddink no PSV e o facto de eu pensar que já temos holandeses a mais no nosso campeonato também não ajudam.
Curioso é o facto de ter sido falado como possível adjunto de Vítor Pontes, aquando da promoção deste a treinador principal, numa altura em que treinava o Sporting Pombal.

Daúto Faquirá - Foi um dos nomes falados como possível Treinador para a época anterior, não se vindo a confirmar. Assumiu o Estoril, de onde saiu em Janeiro aquando do culminar da crise financeira. A equipa estava a ter uma boa prestação, no entanto não deixa de ser um incógnita. A este nível e para um clube como o nosso, que na minha opinião é um clube da metade superior da tabela, é preciso algo mais...

Muitos nomes, uma única certeza, Jorge Jesus é a prioridade, depois e caso não se confirme tudo pode acontecer, até porque já estamos habituados às surpresas que o Presidente da SAD é capaz de reservar...

Etiquetas:

posted by Min@ @ 8:38 da tarde,

39 Comments:

At 6:10 da tarde, Anonymous Sandive said...

Eu tb sou da opinião q a SAD deve esforçar-se por manter o Jorge Jesus à frente da equipa. A UDL teve uma época francamente positiva desde q o JJ assumiu a equipa.
Reitero por completo a opinião do Min@ qnd diz q a UDL deve agir como uma equipa que luta sempre pela primeira metade da tabela.

 
At 6:56 da tarde, Anonymous s-type said...

para mim é o Jorge Jesus kem deve de continuar no comando da ekipa, se ele fez isto com uma ekipa k não foi montada por ele, imagine-se o k poderá fazer com uma k ele tenha mão desde o inicio! ;)

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Nop1 said...

Já li no jornal que o Jorge Jesus ficará no Leiria por mais 1 época, mas com uma condição, que o Bartolumeu arranje equipa para lutar por um lugar na Uefa.

 
At 10:01 da tarde, Anonymous s-type said...

isso é k é de valor!

Jorge Jesus tou ctg!

 
At 11:41 da manhã, Anonymous PETZL said...

Eu sou apologista da continuidade.

Segundo "A Bola" a renovação está por horas...

"O presidente do U. Leiria, João Bartolomeu, já convidou Jorge Jesus a renovar e a assinatura estará por horas, presa por pormenores. "Direi que a minha continuidade em Leiria está assegurada a 80 por cento. Se os responsáveis do União quiserem que fique não haverá entraves. Foi um clube onde joguei, de uma cidade que gosto e, como tal, está tudo bem encaminhado ", esclarece."

 
At 8:18 da tarde, Anonymous s-type said...

Cada vez gosto mais deste treinador, sim sr., fala como deve de ser, sente a cidade, acredita k podemos fazer melhor, e no artigo de hj da bola diz ainda k ker uma ekipa mais forte para lutar por mais! ;)

 
At 10:20 da tarde, Anonymous Bofas said...

Mas que artigo bem estruturado, sim senhor!
O gajo "Min@" deve ser jornalista, ou não? Duma coisa estou certo, é do UDL e abomina os pardalitos do Choupal.

 
At 12:26 da manhã, Anonymous mozdn said...

Jorge Jesus é inquestionávelmente o melhor treinador para nós na próxima época, conhece a estrutura do clube e as virtudes e fraquezas do actual plantel...muito bom o artigo :)

 
At 10:58 da tarde, Anonymous Riba said...

sem duvida k o melhor eh continuar com o Jesus. seja kual for a ekipa ele ker ir a uefa. isso para mim basta-me.
d resto axo k o paulo eh um treinador a ter atençao. s não me engano vai ter uma grande carreira

 
At 11:32 da tarde, Anonymous PETZL said...

O Paulo Duarte já tem o curso acabado??? É que não me admira que entretanto ele se lembre de por o genro a treinar a equipa...

 
At 9:49 da manhã, Anonymous ENCAF said...

Afinal, parece que o Belenenses terá feito uma proposta pouco menos que irrecusável ao JJ. Às tantas, ainda vai treinar na Divisão de Honra. E lá fica o Bartolomeu com mais um problema para resolver. O melhor é não o deixar trocar as brisas do Lis pelos pastéis de Belém.
Viva o UDL
P.S. já agora, não se esqueçam, todos ao jantar dos 40 anos do UDL, no dia 6 de Junho, na Aldeia de S.Antão, Batalha. É de borla para os sócios com as quotas em dia. Se ainda não és sócio, é esta uma boa oportunidade de o passares a ser.

 
At 10:36 da manhã, Anonymous Pepe said...

viva.
parabens por esta iniciativa Petzl.

Quanto ao treinador as ultimas noticias parecem confirmar a minha ideia inicial: O jorge Jesus não vai ficar...quase aposto que vai vir um treinador ao estilo de Peulo Torres ou Dauto Faquirá. é uma aposta pessoal mas penso que nao deve fugir muito dai....vamos lá ver se esta aposta pelo barato depois nao sai caro...

abc

 
At 3:11 da tarde, Anonymous Juiggy said...

Segundo o Diario de Leiria hoje, o Jorge Jesus estava praticamente certo para a epoca que vem. Mas enquanto n
ao ouver acordo assinado, pode acontecer muita coisa.

Pessoalmente gostei de parte do trabalho dele esta epoca, mas continuo a achar que poderiamos ter chegado mais longe. Aqueles dois pontos perdidos com o Belenenses em casa... Tavamos a ganhar 2 a 0 ao entrevalo!! E depois, ouve certas substituições em certos jogos que eu não consegui comprender...

Mas se Jorge Jesus vem com vontade de lutar pela UEFA como o Nop1 afirmou, então ele que venha :D

 
At 4:29 da tarde, Anonymous Pedro Neto said...

Antes de mais quero agradecer o mail que vocês me enviaram no sentido de me informarem sobre o blog. Como não conhecia, fico contente de saber da sua existência.

Em segundo lugar, quero dar os parabéns aos editores do blog por esta iniciativa que já há muito tempo era necessária na blogosfera desportiva. A União de Leiria como grande clube da 1ª Liga não pode ficar alheada da blogosfera.

O template agrada-me e os textos até agora também.
Não sou natural de Leiria mas sou cá residente há alguns anos e ao longo do tempo fui ganhando uma grande afeição por este clube. Apesar de ser benfiquista torço sempre - menos contra o SLB, claro - pelo sucesso da nossa União.

Força pessoal, continuem a divulgar o clube e a provar aos mentecaptos que a União tem muitos adeptos e que também são devotos ao clube.

Um abraço!

PS: Jorge Jesus era mesmo a opção mais certa, não gosto de nenhuma dessas alternativas até porque há alguns que não irão, concerteza, para Leiria.

 
At 6:29 da tarde, Anonymous PETZL said...

Se o Jesualdo vai para o Boavista, o Norton de Matos para o Guimarães, o nosso Jorge Jesus para o Belenenses... Começo a ficar seriamente preocupado!

Até porque o Nelo Vingada saiu da Académica...

 
At 8:12 da tarde, Anonymous Rui said...

Mais importante q saber se o treinador A ou B é bom, é saber se os jogadores gostam dele e querem a sua continuidade...

Se eles quiserem, n vejo motivos para mudanças.

 
At 8:52 da tarde, Anonymous s-type said...

tou a vir isto preto...

 
At 11:07 da tarde, Anonymous s-type said...

"375 meses de salários em atraso na Liga Betandwin.
O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) anunciou nesta quarta-feira, em conferência de imprensa de balanço da época desportiva, alguns dados referentes à época que agora terminou.
O Sindicato revelou preocupação relativamente ao incumprimento salarial, que no fim da temporada afecta oito clubes da SuperLiga, o Belenenses, Boavista, Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Marítimo, Gil Vicente, Rio Ave e Penafiel.
Além destes oito clubes, existem ainda outros dez da Liga de Honra que terminaram a temporada sem cumprirem as obrigações salariais para com os seus atletas. Entre esses clubes, além dos casos conhecidos do Estoril, Maia, Ovarense e Marco, destaque para o Desportivo das Aves, que conseguiu a promoção ao escalão principal do futebol português e que, no entanto, revela falhas nos pagamentos aos seus atletas, segundo os dados fornecidos pelo Sindicato de Jogadores. "

in claques-portugal.blogspot.com

será k isto não pesará na decisão do Jesus?

 
At 10:50 da manhã, Anonymous PETZL said...

Segundo " A Bola "

A BOLA sabe que a administração pretende assegurar a contratação de um treinador de baixos custos para o clube. Carlos Brito é um nome que agrada à administração leiriense, porém, as condições financeiras poderão ser um entrave para assegurar o antigo treinador do Boavista. O mesmo poderá não suceder com nomes como José Mota ou Daúto Faquirá. Ambos estão na lista de possíveis sucessores e fazem parte do perfil desejado pela SAD leiriense. O futuro será desvendado nos próximos dias, sendo crível que João Bartolomeu aposte numa surpresa.

O José Mota não por favor...

 
At 11:01 da manhã, Anonymous pepe said...

para mim ha 1 nome que ainda ninguem falou e qeu eu gostava de ver em leiria apesar de saber que muita gente nao gosta dele:
Jose Peseiro

é bom treinador no SCP nao teve mao no balneario mas o balneario de Leiria é mais fACIL DE aggarar por isso...
e nao deve ser caro porque tem que relançar a carreira senao cai no esquecimento..

 
At 12:36 da tarde, Anonymous s-type said...

epá o josé mota é k não! "mota pah casota, mota pah casota!"

o peseiro....mm assim deve de ser careiro, e não me inspira mta confiança...

 
At 2:29 da tarde, Anonymous ENCAF said...

Só não quero ver repetido o que sucedeu no início desta época. Outro José Gomes não, por favor.
É de aplaudir a política de rigor e contenção perfilhada pela Adminstração do UDL, Futebol, SAD. Embarcar em aventuras despesistas só conduz à bancarrota. E vou ficar à espera que me digam onde é que o Belenenses descobriu o poço de petróleo que lhe vai permitir pagar 20.000 € liquidos/mês ao Jesus e, por exemplo,30.000 € liquidos/mês ao Silas ou 20.000 €
liquidos/mês ao Vasco Faísca... é o que por aí se diz.

 
At 3:45 da tarde, Anonymous _Kam_ said...

livra td menos o peseiro e o mota, acho k o bartolas vai ter uma tarefa daquelas pra encontrar um treinador ao nivel do jesus

mas tou convecido pra ele ter deixado a JJ sair assim e pk nao kr k ele fica s porque deve ter alguem pro seu lugar ja a mt tempo pensado

[[]]´s

 
At 10:41 da tarde, Anonymous Riba said...

não sei o pk d tanta azia ao peseiro. não gosto do sporting mas nakele ano a ekipa jogava bem´. kem nos dera ter dinheiro pa ter o peseiro.
o treinador vai ser um k ganhe pouco, isso ta mais k visto. cheira-me k eh o paulo torres...

 
At 2:19 da manhã, Anonymous s-type said...

o Paulo Torres parece k não, ouvi dizer k vai para o barreirense...

ouvi foi uns zuns zuns sobre o Paulo Sousa...

 
At 11:20 da manhã, Anonymous PETZL said...

O perfil do sucessor de Jorge Jesus está traçado. Um treinador jovem, ambicioso e que, sobretudo, se enquadre nas condições financeiras que o União tem para oferecer. Já existe uma lista de potenciais treinadores, porém, apenas na próxima semana, e segundo o presidente João Bartolomeu, os contactos serão intensificados. «Vou pensar no futuro do União de Leiria até à próxima quinta-feira. É altura de reflectir e não vou dizer nada até essa data», afirmou o presidente leiriense, que não se alongou no discurso. Ainda assim, e ao que A BOLA apurou, dessa lista constam nomes como José Mota ou Daúto Faquirá...

in " A BOLA "

Será que eles andam a ler o nosso blog? :P

 
At 11:25 da manhã, Anonymous PETZL said...

Jorge Jesus: «Atraiu-me mais um projecto de risco»
EXPLICA MOTIVOS DA MUDANÇA PARA O RESTELO

O único risco vai ser conseguir receber esse dinheiro ao final do mês...

 
At 11:28 da manhã, Anonymous PETZL said...

Toni dá resposta até quarta-feira

Toni é o treinador eleito pela Sociedade Anónima Desportiva, SAD, do União de Leiria para treinar o clube na edição 2006/07. O presidente João Bartolomeu deslocou-se, inclusive, à cidade do Porto para apresentar as condições ao advogado do treinador que estará de abalada da Reboleira. A resposta ficou pendente até à próxima quarta-feira.

Depois de algumas sondagens "periféricas" após a "fuga" do treinador Jorge Jesus para o Belenenses, João Bartolomeu aposta forte na aquisição de um treinador cuja estreia na condição de técnico no escalão mais alto do futebol português foi, por demais, elogiada. O dirigente está empenhado em resolver a questão o quanto antes, até porque, sem treinador, não pode definir o plantel para a época 2006/07, pelo que os dossiês relacionados com contratações, dispensas ou renovações estão em banho-maria.

In " O Jogo"

 
At 7:17 da tarde, Anonymous s-type said...

o toni?

o bebedo?

:S

 
At 5:36 da manhã, Anonymous PETZL said...

Também é Toni mas não é esse... Embora também tenha cara de bebado...

 
At 8:31 da tarde, Anonymous PETZL said...

Manuel Machado na Académica, Carlos Brito no Nacional.

O que resta de aceitável?

 
At 11:45 da tarde, Anonymous s-type said...

lah se vai o Manuel Machado enterrar!

kto ao k resta...xeira-me a toni!

 
At 10:42 da manhã, Anonymous pepe said...

viva

mais um k ja foi:
Paulo torres assinou hoje pelo Barreirense

da superliga só o Benfica, Leiria e Paços de Ferreira é k nao tem ainda treinador definido pra proxima epoca...o k´pode ser mau pk leva a atrasos na planificação da epoca.

dos nomes k ja se falaram restam:
Paulo SOusa ( nao acredito)
Dauto Faquira ( o mais provavel, ja treinou o Marco k vem do Barreirense por isso podera ter sido ele a aconselhar a contratação)
José Mota
José Peseiro ( o meu preferido, deve ser caro mas como dps dele sair do sporting ninguem falou mais nele, e nestas mudanças todas de treinadores k tem havido ele nunca apareceu conotado com nenhum clube, está a cair no esquecimento poderá aceitar vir pra relançar a carreira, assim espero...)

 
At 9:44 da tarde, Anonymous Gentil said...

Ainda querem que a União seja um clube representativo no nosso país... Um treinador (que para mim é pouco mais que mediocre...) como o Jorge Jesus deixa a União por um clube que desceu para a 2.º divisão... Explicação para isto? Muito simples... a União é unicamente um clube simpático mas que não tem nem terá qualquer historial futebolistico e que não passa de um simples clube regional!
Esta é a explicação para o que se passou...
Deixo aqui uma sugestão para treinador que está ao nivel da União, o grande Henrique Calisto!! - muito mau - Ser treinador num poderoso país como o Vietnam não é para todos...

Saudações Leoninas

 
At 9:56 da tarde, Anonymous PETZL said...

O Jorge Jesus deixa a União unica e exclusivamente porque vai ganhar 4x aquilo que aqui ganhava e com um contrato de 3 anos.
Resta saber de onde é que vem o dinheiro para pagar um salário de 20.000€ a um treinador na 2ª Liga.

P.S. Nem toda a gente pode ter o atrasado do Paulo Bento como treinador...

 
At 10:42 da manhã, Anonymous pepe said...

Parece k se confirma o Domingos Paciencia
lá esta mais 1 surpresa do bartolas, vamos ver o k vai dar....
vao vir mais uma catrefada de jogadores do porto B,
pinto da costa deve pagar o joao paulo mandando pra ca 1 treinador......
só visto

 
At 10:49 da manhã, Anonymous ENCAF said...

Mais um coelho tirado da cartola: Domingos Paciência, ex-treinador da equipa B do FCP, foi o escolhido pela SAD do UDL. Afinal, os nomes de que se falou não passaram de pura especulação.
As expectativas são elevadas e se for capaz de, enquanto treinador, repetir o sucesso que teve enquanto jogador...

 
At 11:54 da manhã, Anonymous Zé Manel said...

Parece de facto encontrado o novo treinador da União de Leiria, Domingos Paciência.
Todos os meios de comunicação dão quase como certa a vinda do Ex-Avançado, Ex-Internacional e Ex-Treinador da Ex-Equipa B do Porto para comandar a equipa unionista na próxima época.
Espero que tudo lhe corra bem e que seja uma escolha acertada do Presidente para que ao fim de algum tempo não andemos todos a dizer:"Pois é, as coisas até podiam ter corrido melhor...mas Paciência!"

 
At 11:17 da tarde, Anonymous PETZL said...

O Jorge Jesus a esta hora já deve estar com os "ditos" apertados...

Grupo de sócios quer eleições antecipadas
Mendes Palitos, candidato derrotado nas últimas eleições, encabeça um pedido com cerca de 400 sócios para a realização de uma assembleia geral extraordinária, que visa eleições antecipadas, no sentido de destituir a actual direcção presidida por Cabral Ferreira.

«Foi a difícil situação económica e financeira e extrema situação desportiva com a descida no futebol, que nos leva a tomar esta medida», diz Mendes Palitos.

Quanto ao novo técnico Jorge Jesus, o grupo de sócios não tem qualquer crítica: «Não creio que tenha uma coisa a ver com a outra. Mas o plantel já devia estar quase todo formado nesta altura.»

 

Enviar um comentário

<< Home