uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



40 Anos de História, 40 Anos de Glória


Em dia de festa pelo 40º Aniversário, a União de Leiria reuniu na Aldeia de Sto. Antão cerca de 1200 adeptos num jantar que há muito se ansiava.
Ainda faltavam alguns minutos para a hora marcada e junto à entrada já se encontravam centenas de pessoas, o que deixava antever uma grande festa.
Entre abraços, reencontros e conversas sobre tempos antigos, lá se foi processando a entrada de forma mais ou menos organizada.
Antes de se iniciar o jantar desfilaram os grandes homenageados da noite, alguns dos jogadores que fizeram parte da equipa de 1966/1967, como Orlando Rosseau e outros, e ainda o sócio nº1 Adriano Lopes que esteve directamente ligado à fundação do clube.
Alguns minutos depois e já com a barriga mais aconchegada de comida (e bebida, sobretudo em algumas mesas), continuaram as surpresas.
Foi apresentado o protocolo celebrado com a UNIMED que permitirá a todos os sócios e às suas famílias usufruir de um vasto conjunto de benefícios em serviços e produtos na área da saúde (assistência médica de urgência ao domicílio, transporte de urgência a um hospital e descontos numa vasta rede de clínicas e hospitais em todo o país)
O momento foi ainda aproveitado para lançar a nova campanha de angariação de sócios que a União de Leiria pretende levar a cabo – o KIT 40, que compreende um Cartão de Saúde Unimed, a oferta de 2 bilhetes, uma visita ao estádio, um sorteio de uma viagem à Madeira, um livro sobre a história da UDL, um cachecol, uma bola e outros descontos. E tudo isto por apenas 25€. (fica prometido um artigo dedicado exclusivamente a este Kit).
O fotógrafo Paulo Cunha aproveitou também a ocasião para lançar o seu livro com a história fotográfica dos 40 anos da União de Leiria, intitulado “União de Primeira” (que sucede ao "União com Olhos de Ver") e que, como referi, faz parte do Kit40.
Das várias individualidades que discursaram, de realçar o emocionado discurso do Sr. Basílio, alcaide do castelo e do Dr. Feliciano Barreiras Duarte, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que em jeito político tocou nalgumas feridas, sobretudo no que toca ao alheamento de algumas pessoas de Leiria em relação àquela que considerou a verdadeira embaixadora de toda a região.
Aguardava-se com ansiedade a possibilidade de ser apresentado um novo reforço, mas em vez disso o Presidente João Bartolomeu tratou de anunciar a já esperada saída do Fábio Felício para Espanha, a continuidade de Éder, a já conhecida contratação de Falardo ao Olivais e Moscavide e os “reforços” emprestados pelo Porto. A acrescentar, o facto de ter ainda anunciado que a SAD vai oferecer a dois antigos jogadores que se encontram doentes, Saraiva e França, que representaram a primeira equipa do clube em 1966/1967, um subsídio de 50 euros mensais.
Para fechar mais um aniversário, não faltou o bolo e o champagne, com todos os presentes a cantar os Parabéns e outros cânticos de apoio, acompanhados da InstiTuna.

Pontos Positivos (a repetir!):

- A iniciativa em geral
- O nº de participantes dá boas perspectivas em relação ao futuro
- A ideia de um kit de sócio para aumentar o número de associados, embora não seja novidade
- A preocupação em homenagear a história da União de Leiria
- O protocolo com a UNIMED é claramente uma mais valia para os sócios que tão poucas regalias têm tido

Pontos Negativos (a corrigir!):

- Muitos dos participantes provavelmente nunca viram um jogo da União de Leiria
- Os folhetos, embalagens, textos e design em geral do Kit40 deixam muito a desejar, estando muito longe daquilo que se pretende para uma verdadeira campanha de marketing junto dos adeptos.
- As mesas ficaram dispostas em duas secções, sendo que, quem ficou na parte de cima, não conseguiu ouvir um único discurso, nem uma única imagem exibida, uma vez que só o patamar de baixo tinha écran e colunas (logo aí, metade dos adeptos presentes nem se quer ouviu falar no kit)
- O facto de a parte final do aniversário ter decorrido já sem metade das pessoas presentes.
- Faltou a presença de alguns jogadores da equipa sénior e quem sabe até de reforços ou do próprio treinador Domingos Paciência (pelo menos atraía a comunicação social)
- Faltou homenagear as equipas de formação da União de Leiria que tão grandes feitos atingiram nesta época.
- Faltou homenagear a claque FrenteLeiria, que tanto tem contribuído para a aproximação dos jovens ao clube.

Que venham outros tantos anos cheios de glória!!!

posted by PETZL @ 1:33 da manhã,

11 Comments:

At 10:40 da manhã, Anonymous carlos serra said...

Concordo com quase tudo o que vem descrito no texto e penso que há pontos a rever.
As homenagens ás equipas não me parece ser muito importante porque quem está no clube tem a obrigação de fazer o melhor e muitos jogadores servem o clube com o intuito de de servirem para mais altos voos, os treinadores ganham pouco, mas recebem do clube portanto devem dar o seu melhor, quem não está satisfeito que procure melhor. Agora estou de acordo com a falta de referencia á claque, imperdoavel e penso que se deve homenagear os directores que trabalham no clube sem nada receberem, estes são muitas vezes os herois.
Faltou um destaque aos patrocinadores, pois são uma peça fundamental em qualquer clube e nós não podemos ser mal agradecidos, devemos dar destaque a estas pessoas, alguem se apercebeu da presença dos patrocinadores na sala.
E muitas outras coisas há a mudar, no entanto daqui a muitos anos ainda estaremos a falar em mudanças, penso que foi muito positivo o jantar, penso que há uma nova realidade no ar, há maior aproximação aos sócios, esperamos que não haja desmotivação, que todos com queixas ou não continuemos a apoiar e a ajudar em tornar o clube maior e melhor.
Este espaço parece-me que poderá ser um elo importante no futuro, pois podemos muitos pensar na festa do 41º aniversário em conjunto.
Para finalizar, parece que todos não quiseram ver que a unica equipa presente e equipada a rigor foi o futsal.

 
At 10:41 da manhã, Anonymous Juiggy said...

Acho que está praticamente tudo dito. Mas quero reforçar a ideia que fiquei desapontado por não ter ouvido noticias de um novo jogador ou alguma boca para a Leirisport...

Não gostei de ver lá a Isabel Gonçalves com o seu discurso cinico...

E sem duvida que não terem referido as camadas jovens e o futsal foi um grande ponto negativo.
Quando vi lá o representante da AFLeiria pensava que trazia a taça... afinal, nada...

Enfim. Acho que continua a faltar um meio de comunicação entre o clube e os adeptos. Mas, parece-me que nos ultimos tempos a União têm vindo a melhorar. Por isso, toca tudo a trabalhar para melhorar o nosso clube :D

A ideia do kit é muito boa, mas onde é que posso aderir a isso?

 
At 10:47 da manhã, Anonymous Juiggy said...

Já agora, o Diario de Leiria de hoje trás umas paginas dedicadas ao jantar, onde podem ver várias fotos (na capa aparece uma pequena foto da Frente Leiria, no interior aparecem fotos do Bartolomeu, da equipa de Futsal, do sr. Adiano Santos e claro do sr. Basílio, entre outros).

A ideia do livro tambem me parece ser muito boa, acho que poderiam escrever um Post sobre isso. Fiquei na duvida se o livro União de Primeira é o mesmo que o União com Olhos de Ver.

 
At 1:00 da tarde, Anonymous s-type said...

confesso que estava com espectativas para, não mais, mas melhor!

de kk maneira axo k é de louvar a partir do momento em k tentam organizar um evento desta envergadura, pena os pontos fracos, mas pronto é com os erros que agente aprende, por isso, mta espectativa para os próximos jantares!

 
At 4:50 da tarde, Anonymous CARLOS SERRA said...

Desculpem a intromissão, mas tive agora acesso as classificações dos árbitros da 1ª divisão nacional e constatei que o último classificado é o sr. António Pinto, o grande arbitro que nos arredou da final da Taça e que mentiu descaradamente no relatório para que o castigo fosse exemplar. Afinal a justiça tarda mas não demora.

 
At 6:20 da tarde, Anonymous PETZL said...

Carlos Serra: cada assunto no seu devido lugar :P

Abraço!

 
At 4:35 da tarde, Anonymous PETZL said...

União junta mil ao jantar

Fotos deSérgio Claro

A União de Leiria comemorou o 40º aniversário na passada terça-feira, num jantar que juntou cerca de mil sócios na Aldeia de Santo Antão, na Batalha. No evento, em que foram homenageados os elementos que fizeram parte do primeiro plantel dos leirienses, na época 1966/67, João Bartolomeu anunciou que ainda faltam quatro elementos para completar o plantel 2006/07: um defesa central, um trinco, um “número 10” e um ponta-de-lança.
Na ocasião, o dirigente confirmou os reforços Bruno Vale, Marcos António, Paulo Machado e Ivanildo, todos cedidos pelo FC Porto, Marco Airosa, Marco Soares e Pedro Moreira (ex-Barreirense), Sougou (ex-V. Setúbal), Alemão (ex-Tourizense) e Filipe Falardo (ex-Olivais e Moscavide), além de anunciar a renovação de Éder por três épocas.
No jantar foi apresentado o “Kit 40”, uma campanha que pretende aumentar o número de sócios do clube, oferecendo vantagens (cartão de saúde, bilhetes para a primeira volta, entre outras) e que pode ser adquirido por 25 euros tanto por sócios como proponentes a associados. Foi ainda dada a conhecer a mascote do clube, um corvo equipado com o equipamento da União de Leiria. O “símbolo” ainda não tem nome, mas os adeptos podem dar sugestões no uniaodeleiria.blogspot.com.

in "Região de Leiria"

 
At 10:22 da tarde, Anonymous s-type said...

pen é o sucedido com "concurso", mas ao menos até jah temos o blog publicitado!

 
At 12:20 da tarde, Anonymous Nuno said...

Pelo menos conseguiu-se algum destaque na imprensa, pois ninguém acreditava que seria possível a UDL fazer um jantar com tantas pessoas como as que normalmente estão no estádio.
Agora há que saber aproveitar esta onda!

 
At 1:34 da tarde, Anonymous Alexis Oliveira said...

É com orgulho que escrevo. Alguns dias depois do seu 40º Aniversário sinto-me cada vez mais ligado ao nosso clube. Não maioritáriamente a algumas pessoas que o compõem mas sim à instituição. É com muito orgulho e bairrismo que vejo a nossa UDL ano a pós ano!
Acompanho a equipa à cerca de dois anos e tal, e cada vez mais me une a ela.
Dei comigo ainda a pensar..."Clubes nascidos naqueles tempos, digo tlvz entre 1960 e 1970, qual deles estará melhor que a UDL? Clube que foram fundados por essa altura que são deles hoje? Será que muitos clubes com 40 anos de história, já possuem o nosso historial? Que seria de nós se tivessemos um clube centenário?!
Não divagando muito, deixo aqui uma ideia/desafio aos colaboradores do blog: Tentar encontrar clubes fundados sensivelmente na mesma altura da União Desportiva de Leiria, e fazer o ponto de situação deles, comparando-a com a nossa...
Um cumprimento muito especial a todos os Unionistas, ou simples simpatizantes e também um bem haja aos colaborados do blog, e permitam-me também aqueles que tentam elevar o desportivismo e gosto pelo que é Regional de Leiria.

 
At 2:05 da tarde, Anonymous s-type said...

alexis, essa é que é essa, quem é que em 40 anos consegue estes feitos todos?

 

Enviar um comentário

<< Home