uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



"Nuestro Hermano" Tonito

Oito anos depois a União de Leiria volta a contar com um espanhol nas suas fileiras, o bem conhecido Tonito. Há quase uma década atrás foi o seu conterrâneo o atacante Marcelino a representar as cores leirienses por empréstimo do Tenerife. Marcelino fez 16 jogos e 1 golo na época de 1999/00 e depois seguiu para o Decano do futebol espanhol, o Recreativo de Huelva. Seguiram-se clubes da 2ªB e 3ª divisão espanhois e esta época, já com 34 anos, representa o Orientacion Maritima da ilha canária de Lanzarote, que joga no Grupo XII da 3ª Divisão Espanhola de Futebol.

Antonio Jesus Garcia Gonzalez, conhecido no mundo futebolistico como “Tonito” nasceu em Tenerife em 24 de Fevereiro de 1977. Iniciou a carreira futebolistica no clube da terra, o C.D. Tenerife. Chegado á idade de sénior integrou os quadros da equipa B “tinerfeña” tendo despertado o interesse do Vitória de Setúbal. Esse interesse consumou-se no Verão de 1997. Tonito foi lançado na 1ª Divisão pela então técnico sadino Manuel Fernandes e permaneceu no Vitória duas épocas onde se destacou e levou a uma guerra acesa pela sua contratação entre Sporting e FC Porto.
O Sporting levou a melhor pela contratação de Tonito que em 1999 assentou arraiais em Alvalade. Este médio atacante de aspecto franzino (1,70m e 65kg). Logo na sua época ao serviço dos leões foi campeão.O Sporting vencia o campeonato terminando um jejum de vários anos sem conquistar o campeonato. Em 2000/01 Tonito nao fez uma época tão feliz com a anterior e em 2001/02 foi emprestado aos açoreanos do Santa Clara, onde em 30 jogos marcou 7 golos. Claramente agradado com as exibições de Tonito, Lazlo Boloni, então treinador dos Leões, quis o seu regresso a Alvalade no Inverno de 2002, mas o seu contrato de empréstimo não o permitia e assim Tonito continuou na ilha de São Miguel até ao final da época 01/02.
A excelente temporada nos Açores valeu um bilhete de regresso a Alvalade onde jogou mais duas épocas (02/03 e 03/04) e conquistou mais um titulo ao serviço dos leões, a Supertaça 2002/03.
Em 2004 deixou o Sporting em definitivo mudando para a cidade do Porto. Apesar de se ter mudado para a Invicta o seu destino não foi, como há uns anos atrás era desejado, o FC Porto, mas sim os axadrezados do Boavista. Aí jogou juntamente com Tiago e Eder Gaucho, companheiros esta época na União. Sem o fulgor de outras épocas deixou o Bessa no final da temporada regressando á sua ilha natal, Santa Cruz de Tenerife e ao seu clube de origem, o Tenerife, jogando em 2005/06 na 2ª Liga Espanhola. No Tenerife conheceu o avançado João Paulo, actualmente seu companheiro na União de Leiria. João Paulo não foi tão feliz quanto Tonito (34 jogos e 7 golos) no Tenerife dado que apenas efectuou 6 jogos e não marcou nenhum golo, tendo mesmo a meio da época regressado a Portugal para representar o Paços de Ferreira. A boa época de Tonito na sua ilha Natal apenas serviu para ajudar o Tenerife a conseguir um 18º lugar e ultimo acima da linha de água na 2ª Liga Espanhola, num campeonato vencido pelo Recreativo de Huelva (onde actualmente jogam os portugueses Beto, Varela e Carlos Martins).
Em 2006 surgiu a oportunidade de jogar na Croácia e Tonito não hesitou. Assinou por 2 anos pelo HNK Rijeka, mas no fim da 1ª temporada pediu para sair. Segundo palavras suas numa entrevista ao jornal “O Jogo” em 24 de Julho de 2007: “Como sou uma pessoa que gosta de aventuras, não hesitei e fui para lá. Gostei de lá estar, mas a adaptação da minha família àquele país não foi fácil, sobretudo para as minhas filhas. Por isso, pedi para sair”. O HNK Rijeka terminou o campeonato em 7º lugar, num total de 12 clubes.

Segundo Tonito as razões que o levaram a vir para Leiria e segundo suas palavras ao “O Jogo”: “Quando soube que iria encontrar antigos colegas e amigos meus, disse logo que sim. Vim reencontrar o Tiago, o Éder (Gaúcho) e o João Paulo, com quem joguei no Boavista, e mesmo o Alemão, o guarda-redes, que conhecia das escolas do Sporting. Também já era amigo do outro Éder, aquele que esteve no Benfica. É um prazer reencontrá-los”.
Para já Tonito é o 12º jogador mais utilizado no plantel leiriense (253 minutos jogados) com 2 jogos a titular e 5 a suplente utilizado e tenta ainda encontar a sua melhor forma.
Boa Sorte Tonito!! FORÇA LEIRIIIAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 7:47 da tarde,

6 Comments:

At 10:38 da tarde, Anonymous s-type said...

é sem duvida um grande jogador, que dignifica o nosso plantel, jah tem algumas assistencias, e nota-se que tem uma qualidade de passe mto boa, embora tenha falhado bastantes neste principio de época, mas pk certamente ainda nao está em forma.....assim que estiver, certamente vai ser uma peça preponderante no nosso plantel...

 
At 10:51 da manhã, Blogger mozdn said...

nos ultimos jogos creio que o seu rendimento está a melhorar, espero que aproveite estas duas semanas para aumentar os niveis de rendimento.

 
At 11:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rectifico o titulo deste post: Nuestro Chulo Toñito

 
At 11:23 da manhã, Anonymous Silva said...

http://www.aaportugal.org/

Anónimo deixo-lhe este site, espero que lhe seja útil.

 
At 11:30 da manhã, Blogger PETZL said...

O Toñito tem sido para mim uma das boas surpresas da época.
Começou visivelmente fora de forma, mas jogo a jogo foi recuperando e tem assinalado boas presenças com passes de belo efeito e com alguns a resultar em golo.

Espero que se mantenha o crescimento de produção...

 
At 10:24 da tarde, Anonymous riba said...

pode e deve render muito mais. nota-se bons pormenores mas só aguenta 45 min e nas calmas. têm de correr mais!

 

Enviar um comentário

<< Home