Não foram tantos os golos, nem o jogo foi tão agradável como o do dia 03 de Maio de 2009 (5-1), mas a UD Leiria voltou a vencer esta tarde a equipa de Olhão, desta feita por duas bolas a zero.
Após uma primeira parte que não merece comentários de tão fraca que foi, a UD Leiria regressou ao relvado decidida a assegurar os 3 pontos que lhe podiam dar o 5º lugar na tabela classificativa.
Numa tarde de desacerto dos avançados unionistas (Cássio, Carlão e, mais tarde, Tiago Luís), acabou por ser Silas a surgir isolado na área e abrir o marcador, aos 61 minutos.
Nos minutos seguintes assistimos à equipa visitante a tentar inverter o rumo dos acontecimentos, mas sem nunca criar grande perigo junto da área unionista, com a dupla Diego Gaúcho e José António a chegar e sobrar para todas as encomendas.
Quando já se esperava pelo apito final e num lance atabalhoado onde mais uma vez foi evidente a tarde desinspirada dos avançados da casa, foi o recém entrado Vitor Moreno que selou o marcador com o resultado final - 2-0.
Nota negativa para Ronny que hoje não contribuiu em nada para o jogo, nem mesmo de bola parada, com as bolas a acabarem invariavelmente na bancada. E a mesma nota para Carlão e Cássio, completamente arredados do jogo.
Nota positiva para o incansável André Santos. A ajudar atrás e à frente, correu durante 90 minutos, sem parar.
26 pontos e um 5º lugar que, por aquilo que temos feito, nos assenta muito bem!
Não esquecer que o próximo jogo da Liga é já Quarta-Feira , às 21h00, com a nossa UD Leiria a deslocar-se ao Estádio da Luz, em jogo antecipado da 20ª Jornada.
O avançado Rachid Forbes encontra-se à experiência na União de Leiria . Filho do antigo jogador do Braga, Forbes, o jovem jogador cumpriu o seu percurso de formação no Braga, tendo sido dispensado por Jorge Jesus, quando este assumiu o destino dos minhotos. Actualmente joga no Ribeirão, equipa que ocupa o 5º lugar na Zona Norte e que já foi treinada por Lito Vidigal na temporada 2007/08.
Com 14 presenças no campeonato, Forbes leva já 7 golos marcados, sendo uma das revelações desta competição.
Depois do último jogo em que desiludiu a União volta ajogar em casa, e desta feita contra um adversário que deixou boas recordações na pretérita temporada. Fora de portas o Olhanense conta com 5 empates e duas derrotas não tendo ainda conseguido qualquer vitória, ocupando o 13º lugar com 14 pontos, ao invés da União que neste momento morde os calcanhares aos lugares europeus, frutos dos seus 23 pontos que vão dando a 6ª posição na Liga Sagres. .
Em desatque no algarvios o jogador Castro cedido pelo Porto leva já 4 golos marcados na Liga. Ao contrário da época passada Djalmir ainda só marcou um golo na Liga Sagres, no entanto não é de descurar o reforço Yazalde, jogador a ter em atenção caso seja convocado para o jogo de sábado.
.
No mesmo dia, mas às 17H terá início o Nacional X Porto, e caso a União ganhe e o Nacional perca ou empate a equipa leiriense ultrapassará os madeirenses na tabela classificativa.
.
Não existem castigados em ambas as equipas para o embate que certamente será interessante de seguir.
Jogando no municipal de Braga a derradeira cartada na presente edição da Carlsberg Cup, a União de Leiria viu-se derrotada por uma segunda equipa bracarense que conseguiu, há que reconhecer, vulgarizar o nosso melhor conjunto disponivel.
Nos minutos iniciais Cassio, após centro de Pateiro inaugurou o marcador, dando esperança a todos nós de que ainda pudéssemos disputar o melhor segundo lugar dos 3 grupos, mas a reacção arsenalista levou-nos a cometer ínumeros erros e a encaixar até ao intervalo 3 tentos.
No segundo periodo mais do mesmo, com o Braga a dominar um Leiria estranhamente apático, conseguindo chegar ao quarto golo por intermédio de Paulão.
Em suma despedida sombria e envergonhada da nossa equipa da Taça da Liga, virando-se agora as nossas atenções exclusivamente para o campeonato, e para o encontro com o Olhanense S.C. do próximo sabado à tarde.
Dando mostras de querer acompanhar as novas tecnologias, a UD Leiria acaba de se lançar nas redes sociais, Facebook e Twitter, permitindo a todos os sócios, adeptos e simpatizantes seguir as todas as novidades do "mundo unionista" em tempo real.
Já não há desculpa para não estar informado. Excelente iniciativa!
Sporting de Braga e União de Leiria defrontam-se no próximo Domingo à noite na derradeira jornada da 3ª Fase da Carlsberg Cup, até este momento ambos os conjuntos realizaram uma pobre fase de grupos, para o nosso Leiria um único ponto fruto do empate caseiro com Trofense que o deixa ainda à espera de um verdadeiro milagre, e zero pontos para o Braga que o afastam definitivamente das meias-finais.
Recorde-se que passam apenas os primeiros classificados, e o melhor segundo dos 3 grupos, e só como melhor segundo a nossa equipa pode ainda sonhar aceder às meias-finais. Para isso terá de vencer em Braga, se possivel por muitos golos, e esperar que:
No Grupo A - Académica ou F.C.Porto percam os seus jogos em Matosinhos e Estoril respectivamente
No Gupo B - O Sporting C.P. derrote o Trofense na Trofa
No Grupo C - No encontro Rio Ave x S.L.Benfica haja um vencedor..
Muito complicado certamente....
Quanto à convocatória Lito Vidigal não poderá ainda chamar a "armada burkinesa", nem tão pouco Marco Soares e Nuno Gomes lesionados, regressando relativamente ao encontro de Vila do Conde Bruno Miguel que se encontrava castigado.
Quando ainda faltam duas jornadas para o fim do campeonato, a equipa de juniores da UD Leiria consegue este feito, com 7 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Instituto D. João V.
Alcançado este primeiro objectivo, resta agora continuar a trabalhar para conseguir o título de campeão distrital e a consequente subida ao nacional.
PARABÉNS AOS JOGADORES, EQUIPA TÉCNICA, DIRECTORES E TODA A SECÇÃO.
A União Desportiva de Leiria realizou esta tarde em Vila do Conde uma exibição muito segura e personalizada segundo rezam as crónicas e o relato "sui generis" da 94Fm. A excelente vitória de hoje aproxima a equipa do comboio europeu, colocando-nos num saboroso 6º lugar a tão só 4 pontos do Sporting C.P. (4º), e um ponto do Nacional (5º).
Lito Vidigal não inventou, fez estrear Zé António no lugar do castigado Bruno Miguel, manteve a defesa como tem sido habitual, e no meio campo com a ausência forçada de Marco Soares apostou em Elias e fez regressar Pateiro, lá na frente as duas setas habituais Carlão e Cassio.
A primeira vez que chegámos à baliza contrária fizémos golo, canto do inevitável Ronny e entrada fulgurante de cabeça de Cassio.
No segundo tempo e quando o Rio Ave começava a ameaçar o empate, Ronny num livre a meias com Cassio sentenciava o resultado da partida.
Destaques para as exibições positivas de Cassio, André Santos, Ronny e Silas...
Para a semana, domingo 24 às 20.15h jogamos em Braga, para "quase" cumprir calendário na Carlsberg Cup.
U. Leiria 1 Treinador: Fredy Biel. Ângelo; Gonçalo Verdasca, Tiago Ascenso (cap.), Paulo Virtudes e Fábio Soares; Kuaté; Bernardo Subtil (Tiago Neves, 58 m), Renato Barros (Sonny, ao intervalo) e David Nascimento; Tiago Esgaio (Kiko, 69 m) e Yulian Não utilizados: João Dias, João Vazão, Alexandre Cruz e Diogo Cardoso.
Marrazes 0 Treinador: Gonçalo Moleirinho. Igor; Manique, Miguel Silva, Mini e André Filipe; Diogo Dinis (cap.); Yassin, Mauro (Edgar, 55 m) e Eusébio; Leonardo e Xico. Não utilizados: Diogo Martins, Miguel Rito, Rui Pedro, Joel, Eduardo e André Lourenço.
Jogo na Academia da UDL em Santa Eufémia. Árbitro: Jorge Maia(AF Santarém). Árbitros assistentes: Bruno Vicente e Carlos Maia. Ao intervalo: 1-0. Golo: 1-0, por Kuaté, aos cinco minutos. Acção disciplinar: nada a registar.
Num jogo onde ficou patente a grande determinação de todos os jogadores, entre o muito público presente na Academia de Futebol Juvenil da UDL estava o seleccionador distrital Paulo Ribeiro, atento ao evoluir dos atletas das duas excelentes equipas distritais. O Marrazes aos dois minutos na marcação de um livre junto à área adversária, através do capitão Diogo Dinis, fez embater a bola com violência num adversário. Mas seria a União de Leiria que através de um canto e por intermédio do possante Kuaté, de cabeça inaugurou o marcador. O Marrazes reagiu e aos sete minutos, novamente através de um livre, causou alguns calafrios à defensiva da casa. A bola por vezes era maltratada, num futebol directo mas sem nexo, reflexo do nervosismo existente entre os jogadores das duas equipas. Yassin no Marrazes e Kuaté na União eram os jogadores mais perigosos nas transições ofensivas, mas David Nascimento aos 22 minutos proporcionou excelente defesa a Igor. Yassin, aos 31 minutos em cima do risco da grande área rematou forte, Ângelo defendeu com segurança. A um minuto do intervalo, Yulian proporcionou uma boa defesa a Igor, num remate que levava o selo de golo.
Poucas oportunidades de golo
O Marrazes foi a primeira equipa a rematar à baliza. Aconteceu aos 39 minutos na marcação de um livre, mas a bola passou por cima da barra adversária. O Marrazes em jogadas delineadas pelos seus jogadores não conseguia ultrapassar a coesa defensiva da casa, com Ângelo a não ter trabalho aturado, embora por vezes a bola tivesse sido pontapeada pelos defensores locais para onde estavam virados. Seriam mesmo os unionistas que aos 56 minutos, Yulian, num remate traiçoeiro fez brilhar Igor. Também Tiago Esgaio, aos 63 minutos, falhou o golo de forma incrível quando estava a um metro da linha de golo. A bola passou por cima da barra depois de um centro precioso de David Nascimento. Boa arbitragem.
A opinião dos treinadores:
Fredy Biel (U. de Leiria): “Foi um jogo muito disputado entre duas boas equipas. Houve muita entrega e muita luta. No cômputo geral vencemos com justiça porque criámos as oportunidades mais flagrantes”, declara. Gonçalo Moleirinho (Marrazes): “Julgo que o empate seria mais justo. É um sentimento de frustração por termos perdido. Não fomos inferiores à União num jogo onde houve muito empenho e muita entrega dos jogadores”, remata.
U. Leiria 3 Treinador: Michael Kimmel. Micas; Pedro Santos, Juary, Ricardo Cardoso e João Faustino; Luís Pedro; Jardel (Fábio, 58 m), Diogo Ribeiro (Wilson, 90+3 m) e Dário (Xico, 89 m); Camará (cap.) e Seidy. Não utilizados: Pedro Carvalho e Mehnana.
Amadora 2 Treinador: Rui Masside. Oliveira; João Oliveira, Diogo Azevedo (cap), João Job e Furtado; Mamadu Baldé, Vítor, André Cardoso (Bertino, 75 m) e Luís Almeida (André Fernandes, 35 m); Mamadu Camará e Hugo Gomes (Alfa Baldé, 60 m). Não utilizados: Daniel Cunha, Tavares e Bartolomeu.
Jogo na Academia da UDL em Santa Eufémia. Árbitro: Paulo Pinheiro (AF Coimbra). Árbitros assistentes: Paulo Carramamho e Duarte Santos. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0, por Seidy, aos 17 minutos; 2-0, por Camará; 2-1, por Mamadu Camará, aos 49 minutos; 2-2, por Alfa Alfa Baldé, aos 52 minutos; 3-2, por Seidy, aos 78 minutos.
Acção disciplinar: cartão amarelo a Hugo Gomes (11 m), João Faustino (24 m), Pedro Santos (30 m), Camará (62 m), Seidy (66 m), Mamadu Camará (90+2 m) e João Oliveira (90+4 m).
O Estrela da Amadora que no início do jogo contava com mais três pontos que os unionistas, entrou melhor e aos 10 minutos Hugo Gomes teve a chance de inaugurar o marcador. Valeu a excelente defesa de Micas. Porém, paulatinamente os comandados de Kimmel subiram de rendimento e aos 15 minutos Jardel num remate potente fez passar a bola junto ao poste esquerdo de Oliveira. Esse lance pareceu dar grande alento aos anfitriões e um minuto depois foi a vez de Dário fazer brilhar o guarda-redes visitante. Como corolário do bom momento, num passe precioso de Juary, o avançado Seidy, estorvado por um defensor visitante desembaraçou-se dele e abriu o activo. Um minutos depois a baliza visitante passou por apuros, mas Camará aos 20 minutos obteve o segundo golo mercê de uma boa jogada atacante dos visitados. Os visitantes não tiveram argumentos para dar outro rumo aos acontecimentos, tendo Micas sido um espectador, enquanto Juary e Camará criaram muito perigo aos 36 e 42 minutos, respectivamente.
Futebol de lotaria
O segundo tempo foi jogado debaixo de chuva intensa e o futebol foi esquecido. A redondinha com muita frequência ficava presa nas poças de água e o contacto físico e o futebol directo era a solução na maioria das vezes para a bola chegar às áreas. Aos 49 minutos numa desatenção da defensiva da casa, incluindo Micas, os visitantes reduziram o marcador. Aos 60 minutos, Seidy quase fazia o 3-1. Recebeu a bola no peito, rematou à meia-volta mas a bola passou a rasar um dos postes da baliza de Oliveira. O pormenor técnico merecia melhor sorte. Seria um grande golo se a bola tivesse entrado. Não tardou que o Estrela empatasse, mas dois minutos depois os anfitriões fizeram o 3-2, por Seidy, de cabeça dando seguimento a um bom centro de Dário. Micas aos 70 minutos executou uma excelente defesa evitando o terceiro tento dos visitantes. A bola voltou a entrar na baliza dos visitantes, mas o árbitro anulou o tento por pretensa carga sobre o guarda-redes visitante. Arbitragem irregular.
Os treinadores e o seleccionador falaram ao Diário de Leiria:
Michael Kimmel (U. de Leiria): “A vitória foi justa porque criámos mais perigo, embora o primeiro pertencesse ao Estrela. São duas boas equipas e estão de parabéns”, declara. Rui Masside (E. Amadora): “Foi uma grande partida entre duas equipas valorosas. Cometemos alguns erros que foram fatais. A chuva afectou o rendimento das equipas. Parabéns à União que foi mais feliz ”, remata. Hélio Sousa (seleccionador nacional): “Houve uma grande entrega de todos os jogadores. Na primeira parte as duas equipas jogaram com muita intensidade e bom futebol. No segundo tempo devido ao estado do terreno era impossível fazer melhor. Esta observação faz parte do plano estabelecido para as selecções”, conclui.
Domingo pelas 16h está de regresso a Liga Sagres, na 16ª jornada Rio Ave e União de Leiria dão a cambalhota no campeonato, iniciando assim a segunda volta.
No Estadio dos Arcos em Vila do Conde defrontam-se duas equipas que estão a realizar uma temporada sem grandes sobressaltos, separados por um ponto Leiria (20) Rio Ave (19), e ocupando o 7º e 8º lugar da tabela respectivamente, estão em aberto todas as possibilidade para se observar um espectáculo interessante e esperemos bem jogado, no entanto o factor clima muito tem influenciado negativamente o decorrer dos ultimos encontros a que temos assistido.
Na União de Leiria já se sabe que não poderemos contar com o precioso contributo de Bruno Miguel castigado, Marco Soares lesionado e os ausentes na CAN Mamadou, Panandetiguiri e Ouattara. ficando na minha opinião em aberto o lugar do guarda-redes em virtude das exibições bem positivas de Helder Godinho, se bem que Djuricic é ainda falado como possivel 3º guarda-redes da Selecção da Sérvia para o mundial na África do Sul, o que para nós seria excelente.
Por seu lado no Rio Ave F.C. o médio André Vilas Boas e o central Fabio Faria (transferido já para o S.L.Benfica) estão castigados, estando o guardião Carlos ausente no CAN.
No historial, e a contar unicamente para encontros disputados na 1ª liga a União apenas em 2005/06 conseguiu arrancar uma vitória nos Arcos por 1-2 (auto-golo de Milhazes e Alhandra), segue-se a lista completa dos encontros;
D1 Rio Ave 1-2 U. Leiria Liga betandwin.com 2005/2006 D1 Rio Ave 2-0 U. Leiria SuperLiga 2004/2005 D1 Rio Ave 3-0 U. Leiria SuperLiga 2003/2004 D1 Rio Ave 0-0 U. Leiria Liga Portuguesa 1999/00 D1 Rio Ave 1-0 U. Leiria Liga Portuguesa 1998/99 D1 Rio Ave 3-1 U. Leiria Liga Portuguesa 1996/97 D1 Rio Ave 2-0 U. Leiria Liga Portuguesa 1981/82 D1 Rio Ave 0-0 U. Leiria Liga Portuguesa 1979/80
O médio ofensivo Ruben Brigido foi hoje (ontem!) convocado pelo Seleccionador Nacional Ilidio Vale para um estágio de preparação da Selecção Nacional Sub/19, estágio que decorrerá no Estadio Nacional nos próximos dias 18 e 19. Recorda-se que o médio fez parte das ultimas duas convocatórias de Lito Vidigal da equipa sénior.
A Direcção da União Desportiva de Leiria e a Administração da União de Leiria Futebol Sad congratulam-se por mais uma vez o valor dos seus atletas não passar despercebido aos técnicos das selecções jovens nacionais.