uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Éder Gaúcho, Um regresso 5 anos depois !!!

Éder Guterres Silveira, ou simplesmente Éder Gaúcho nasceu em 07-10-1977 na localidade de São Borja, estado do Rio Grande Do Sul, no Brasil. Tem 1,87m de altura e 76kg de peso. Iniciou-se no futebol no conhecido Grêmio de Porto Alegre e já sénior efectuou 3 épocas no referido clube atingindo notoriedade e conseguindo dois tíulos: Copa do Brasil em 1997 e Campeonato Gaúcho em 1999.

Em 2000 ingressou na União de Leiria, tendo-se estreado pela mão do técnico Manuel José num malogrado Boavista 4 – 0 União de Leiria disputado em 28-08-2000 onde esteve em campo 25 minutos. Apesar de se ter estreado num mau jogo da equipa leiriense, cedo se impõs na equipa onde efectuou 2 excelentes épocas , com um total de 60 partidas e 3 golos marcados. Seguiu-se o Boavista na época de 2003/04 onde Éder permaneceu durante 3 temporadas. Marcando presença assidua no onze do Bessa chegou a capitão de equipa mostrando qualidades de líder não só da defesa como também de toda a equipa em campo.


Em 2005 foi seduzido para uma aventura no futebol russo, mais concretamente no FC Terek Grozny, equipa da capital da Tchetchénia, uma républica constitucional da Rússia, conhecida pelo seu conflito sangrento com Moscovo. Devido ao conflito o Terek joga habitualmente no estádio Tsentral'ny na cidade de Pyatigorsk localizada próximo de Grozny. Logo na sua primeira temporada ao serviço do clube tchetchene conheceu o sabor amargo da descida de divisão, 16º e último classificado, ao qual se juntaram apenas 6 encontros disputados. Manteve-se na “zona de conflito e em 2006 “batalhou” pela subida à 1ª Divisão Russa, objectivo não conseguido tendo terminado num modesto 8º lugar. Uma nota apenas para o facto de o Terek ter ganho a Taça da Rússia em 2004 quando disputava a 2ª divisão (facto inédito e que lhe valeu o apuramento para a taça UEFA).

Após 7 anos na europa Éder regressou em 2007 ao futebol brasileiro, mais concretamente ao simpático Sertãozinho, como relatava o jornal Gazeta Esportiva na sua edição de 08/02/07. O Sertãozinho , clube da cidade com o mesmo nome e que fica situada no interior do Estado de São Paulo, foi fundado em 1944. Este clube "manda jogos" no Estádio Municipal Frederico Dalmaso, o “Fredericão”, inaugurado em novembro de 1968. O grito da torcida é “Raça Grená!" . Na década de 80 o Comendador Alcídio Balbo, definiu o touro como a mascote do clube. Em campo, o Sertãozinho enfrentava o Barretos que era conhecido como o Touro do Vale. Por achar que a imagem do Touro simboliza força e coragem, o então presidente do Sertãozinho questionou: "porque é que a terra onde a cana é o produto número um, não poderia se transformar no Touro dos Canaviais"? E assim esse nome pegou de estaca.

O Sertãozinho disputou este ano pela primeira vez na sua história a 1ª divisão do campeonato paulista. Aí Éder jogou ao lado de jogadores conhecidos do público português e que foram seus companheiros no Boavista: Márcio Mixirica (isto é, Márcio Santos, antigo suplente de Jardel no Galatasaray e que jogou em Portugal no Boavista e União de Leiria (passagem sem deixar boas recordações)) e Paulo Turra (defesa que jogou em Portugal no Boavista e Vitória de Guimarães). Éder esteve em bom plano no Sertãozinho, aliás como é apanágio em todos os clubes por onde tem passado, e marcou 3 golos no campeonato, exemplo disso foi o golo na derrota 2-4 contra o Palmeiras. O Sertãozinho conseguiu a permanência na 1ª divisão do campeonato estadual de são Paulo, conquistando o 16º lugar, conseguindo assim o apuramento para a série C do Brasileirão.

Mas como se diz na gíria “bom filho a casa torna”, e tal como Maciel, Éder regressou esta época à União de Leiria para reforçar a defesa. Registe-se ainda que para além de Éder , outros dois futebolistas provenientes do Sertãozinho chegaram por estes dia ao principal escalão do futebol português: Marcelo Goianira e Mateus, ambos médios e ambos para o Estrela da Amadora.

Éder, atleta representado pelo empresário Tadeu Oliveira (também agente dos conhecidos Edson e Caico) tem mostrado desde o inicio desta época ser sem dúvida um dos melhores reforços e assumindo lugar de destaque na nossa defesa. Boas exibições e uma voz de comando na defesa fazem dele uma grande aquisição (ou reaquisição ;) ).


FORÇA ÉDEEEEEEEEEERRR !!!!!!!!! FORÇA LEIRIA !!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 12:01 da manhã,

8 Comments:

At 8:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De facto, o Éder tem sido uma boa surpresa no inicio desta época. Já lhe conheciamos as suas qualidades, mas ninguem acreditava que ainda tivesse esta força toda.
Conto com uma boa época deste central. Falta um Marcos António ao seu lado...

 
At 9:49 da manhã, Blogger mozdn said...

è verdade, com efeito Eder Gaucho tem se revelado uma das boas aquisições do corrente ano, excelente no jogo aéreo, magnifico na cobertura e no poder de antecipação, enfim, os anos passam e nem se nota...
Excelente post Lima, nem acredito que o Terek Grozny possa ter uma página na internet, uiii jogar naquela região deve ter sido fogo!!!

 
At 10:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eder GAUCHO é para mim o melhor defesa central que temos no plantel. Eu fui dos que chegou a duvidar das suas qualidades afinal é um grande reforço...
PS:Grande post Lima. Parabens

 
At 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu sempre tive crente k ele ainda vinha em boas kondições pa ka :)
só num percebo, é pk ainda num o puxeram a markar livres komo antigamente fazia no união!!

 
At 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

realmente o Éder ainda está em grande nivel!

temos mais um patrão na defesa!

ele antigamente abatia mtos livres, mas com o Laranjeiro a bater os livres desta maneira, tão cedo o éder nao toca na xixa!

 
At 1:33 da tarde, Blogger União de Leiria said...

Mozdn,

O Terek Grozny tem a sua página na internet. Confira :http://terek-grozny.ru/cgi-bin/mainpage.cgi . Melhor que o do Leiria, não ?!

 
At 10:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Et� em exelente forma e ainda s� tem 29 anos est� na sua fase de maior rendimento j� tem muinta experiencia e fisicamente ainda n�o sofreu o desgaste natural da idade, pare que est�o a falar de um veterano de 35 anos.

 
At 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Realmente, este clube do Brasil tem muito que se lhe diga.

O Éder tem-se confirmado como um verdadeiro patrão na defesa!

Mais um grande post, Lima!

 

Enviar um comentário

<< Home