uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Ousseni Zongo, um diamante por lapidar !!!



A grande revelação da pré-época da União de Leiria está a ser, sem dúvida, Ousseni Zongo, futebolista natural do Burkina Faso. Mas quem é, de onde vem, e qual o seu percurso é o que será desvendado neste post dedicado a um jovem futebolista africano que tem mostrado ser um talento em bruto mas com futuro, no ainda pouco tempo que está ao serviço do nosso clube.


Nasceu em 6 de Agosto de 1984 em Oadadougou, capital do Burkina Faso (conhecido por Alto Volta até 1984) um país da África Ocidental limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, Togo, Gana e Costa do Marfim. O Burkina Faso foi um protectorado francês e atingiu a independência em 1960.



Zongo deu os seus primeiros passo no futebol numa escola de formação no Burkina Faso, a Planete Champion, que surgiu da vontade do francês Philippe Ezry de formar jovens futebolistas neste país africano e de os colocar em clubes profissionais europeus. Neste momento a escola Planete Champion está num dilema entre fechar ou reabrir, dado que os jovens talentos têm sido dispensados, não há dinheiro para salários e apenas a renda do terreno onde a escola existe tem sido paga. Desta escola, Zongo saiu para dos holandeses do Feyenoord de Roterdão e posteriormente para os escalões de formação dos belgas do Anderlecht (nota: a ordem de referência a estes dois clubes europeus poderá não ser a exacta devido às contradições na bibliografia consultada).


Na época 2003/04 Zongo transferiu-se da equipa sub-19 do Anderlecht para o Wacker Tirol da Áustria, equipa que nessa época foi campeã da Segunda Liga austriaca (Erste Liga) e onde Zongo efectuou 11 jogos (0 golos). Na época seguinte e com o Wacker na primiera liga Zongo foi emprestado ao SV Worgl da segunda liga, equipa que terminou a época em 10º e último lugar, tendo sido despromovida. No Worgl, Zongo realizou 19 partidas não tendo marcado nenhum golo.
Seguiu-se no verão de 2005 a aventura em Malta, mais concretamente no Msida St. Joseph ( nome pelo qual ficou a ser conhecido a partir de 1955 (antes teve várias denominações a última das quais Msida Wolves)), equipa em cujo curriculo constam os titulos de campeão da 3ª divisão de Malta (1965/66 e 2000/01), campeão da 2ª divisão de Malta (1966/67 e 2001/02) e campeões da 1ª divisão (equivalente á nossa Liga de Honra) em 2002/03 como culminar de 3 subidas consecutivas. Na sua sala de troféus consta ainda uma Taça Sons of Malta da 2ª divisão (1975/76). Desde 2003/04 que joga na Primeira Liga de Malta tendo em 2003/04 e 2004/05 ficado sucessivamente em 9º lugar (em 10 equipas) na fase regular do campeonato tendo escapado á despromoção nessas duas épocas na pool de descida. Em 2005/06 contando já com os serviços de Ousseni Zongo, este modesto clube viu melhorar a sua classificação final () tendo Zongo realizado 13 jogos e marcado 2 golos. Em 2006/07 repetiu novamente o lugar final, após um meritório 4º lugar na fase regular do campeonato. Nesta segunda temporada com as cores do Msida, Ousseni efectuou 23 partidas e marcou 4 golos (1 golo no Msida 5-1 Birkirkara (a 26/08/06), 1 golo no Hibernians 0-4 Msida (a 21/10/06), 1 golo no Birkirkara 1-3 Msida (a 10/12/06) e 1 golo no Msida 3-0 Hibernians (a 02/02/07).


Zongo conta com várias presenças nas selecções do Burkina Faso. Esteve no Mundial sub-17 de 1999 realizado na Nova Zelândia onde a selecção burquinabé ficou em 3º lugar no seu grupo, ganhando 1-0 à Jamaica, derrota com o Qatar por 1-2 e empate com o Paraguai (2-2) tendo Zongo sido titular nas três partidas. Em relação ao mundial sub-17 em que o Burkina Faso alcançou as meias finais, o nome de Zongo não consta da equipa, segundo a FIFA, que realizou esse mundial apesar de tal estar escrito nalguma imprensa. Voltou a estar presente, desta feita, no Mundial sub-20 de 2003 realizado nos Emiratos Árabes Unidos. Aí Zongo foi titular diante do Panamá (vitória por 1-0) e Eslováquia, tendo no jogo contra os eslovacos marcado o golo da vitória (1-0). No ultimo jogo do grupo, empate 0-0 frente aos Emiratos foi suplente utilizado, tendo voltado á titularidade no jogo dos oitavos de final em que o Burkina Faso foi eliminado pelo Canadá (0-1). Ainda nas selecções jovens, Zongo esteve presente nas Taças Africanas das Nações de Futebol Junior realizadas em 1999 na Guiné e em 2001 nas Seychelles. Na selecção principal do seu país Zongo já conta com presenças, destacando aqui a sua internacionalização frente a Cabo Verde em 26 de Março de 2005.

Sendo um camisola 10, podendo jogar nas alas ou a segundo ponta de lança, Zongo ainda tem bastante a aprender, especialmente a nível táctico, como aliás o próprio já referiu. Pelo seu percurso Zongo conta com alguma experiência e tem demonstrado nos treinos ter imenso talento, daí que seja de esperar um futuro risonho no nosso clube.
BOA SORTE OUSSENI ZONGO!!!! FORÇA UNIÃÃÃOOO !!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 6:45 da manhã,

11 Comments:

At 10:55 da manhã, Anonymous [R]ui said...

Um boa revelação para todos os Leirienses (unionistas) =)

Parabéns ao Lima pelo Exelente Post ;)

 
At 12:12 da tarde, Blogger mozdn said...

Palavras para quê...
Mais um excelente post do Lima sobre um jogador ao qual se augura um grande futuro...

 
At 3:41 da tarde, Anonymous riba said...

Impressionante a capacidade de investigação do Lima, não pára de nos surpreender. enquanto assim for o nosso blog continua a ganhar. mais uma vez parabens!

o zongo está a ser a revelação da equipa na pré-epoca, contrariando a desilusão que foram as contracções de jessui, joão paulo, filipe machado, lio lee, baidek, etc...
neste jogo com o alcobaça foi o melhor jogador em campo e mostrou bons pormenores (juntamente com o marco soares) e espero que possa ser opção no jogo com o maccabi (não sei se já está inscrito).
jogador internacional e novo, espero que venha a ser um bor reforço desportivo e posteriormente financeiro.

Lima já agora é so para dizer que temos mais um reforço, Dani vindo do odivelas ;)

 
At 11:03 da tarde, Anonymous s-type said...

este zongo, parece-me ter sido a contratação da época, excelente jogador, e com uma boa margem de progressão, todos os jogos que vi dele, deram gosto!

alguém sabe se o zongo jah está inscrito pah uefa ou não?

lima tu ainda nos consegues impressionar com a tua capacidade de investigação!

 
At 10:16 da manhã, Blogger mozdn said...

Temos novidades:
Leiria-Netanya Quinta feira dia 16 às 19h45.
A data do Leiria-Boavista foi alterada, afinal o encontro será domingo dia 19 às 20h30, devido aos compromissos das selecções a meio da semana.
Situação que acarreta menor tempo de recuperação para a nossa equipa, sucedendo o mesmo no encontro com o F.C.Porto na terceira jornada, que se segue à longa viagem a Israel.

 
At 11:53 da manhã, Blogger Nuno said...

Parabens Lima pelo excelente post e trabalho de investigação. É bom saber que apostamos em jovens com futuro, apesar de não serem a prata da casa(com alguma magoa).
Parece que temos revelação e espero que venha a ajudar o Leiria a fazer uma epoca regular e e com bons resultados.

Já agora, em relação aos jogos da UEFA, segundo vi no record de hoje o Leiria pode chegar a portugal a 3 d setembro...qd o jogo com o porto é a 2, se nao estou em erro.
Não há pre-epoca em que algo "doutro mundo" não aconteça. Estamos destinados a sofrer mas a ganhar!Força LEIRIA

Rostikovaq

 
At 5:55 da tarde, Anonymous riba said...

no entanto no jornal ojogo diz que podemos chegar no dia 2 de manhã, sendo o jogo ao fim do dia...
afinal em que ficamos? que má informação estes jornais

 
At 7:58 da tarde, Blogger mozdn said...

ao que soube, o que está em cima da mesa neste momento é a possibilidade do jogo com o Porto ser adiado para Dezembro...(o que seria uma boa solução parece-me)

 
At 8:38 da tarde, Anonymous s-type said...

o jogo do boavista ter sido antecipado, é que me estragou os planos todos, desta feita não vou poder estar presente no jogo! :S

 
At 3:54 da tarde, Blogger mozdn said...

olha S-type, eu com a antecipação do jogo é que agora penso poder marcar presença nos 2 primeiros jogos do campeonato (casa e fora)

 
At 11:36 da manhã, Anonymous riba said...

o certificado internacional do Zongo ainda não chegou. temos até quarta para o inscrever...

 

Enviar um comentário

<< Home