uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



CRESPO - Simbolo de uma equipa que marcou a década de 90 !!!


CRESPO!!!!!! Foi um idolo da minha juventude unionista!!! O pé-de-chumbo como era apelidado pelos sócios marcou uma década do futebol leiriense, a década de 90!!! Fica aqui neste post a homenagem a um jogador que foi um símbolo para colegas de equipa e sócios leirienses e que provavelmente a imprensa nunca lhe deu o merecido mérito!!!

Crespo era o nome de guerra de José Manuel Candeias Encarnação, nascido em Campo Maior a 27/09/69. Possuidor de uma “nauseabunda envergadura física” , com um dia foi lido num outro blog, Crespo era um jogador com uma entrega ao jogo e uma alma marcou o clube, a cidade e acima de tudo os adversários!!!

A sua carreira futebolistica foi uma especie de café Delta (passe a publicidade) acompanhado de brisas do lis. Isto é, iniciou-se nas camadas jovens do clube da sua terra natal, o Campomaiorense onde atingida a idade de sénior estreou-se na 3ª Divisão. Em 90/91 com o Campomaiorense na 2ª Divisão, Crespo fez uma época extraordinária jogando 28 partidas e marcando 6 golos, o que despertou a atenção dos dirigentes leirienses que o contrataram no Verão de 91. Em Leiria reencontrou Mário Artur, outra glória unionista, que tinha sido seu companheiro no Campomaiorense, factor que ajudou a uma rápida adaptação, o que trouxe como resultado presenças regulares de Crespo na equipa e inclusivé marcando um golo no campeonato. A temporada seguinte não correu tão bem e Crespo participou apenas em 7 jogos do campeonato.
Na época gloriosa de 93/94 Crespo fez uma dupla imbatível de centrais com Luis Miguel, contribuindo imenso para a subida da União de Leiria á 1ª Divisão!!! Uma equipa de sonho com jogadores de inegável classe como Álvaro, o infelizmente já falecido Ferreira, Bilro, Kimmel, Gervino, Abel, Pedro Miguel, Quintas, Reinaldo, etc.

Na época seguinte, na 1ª Divisão, Crespo teve uma estreia auspiciosa na 5ª jornada, sendo titular e logo frente ao Benfica onde secou, um jogador argentino que pela fama já tinha as veias secas, mais precisamente Claudio Cannigia. A dado momento do jogo numa bola vinda pelo ar Caniggia viu voar sobre si uma montanha de carne e gordura e, por certo, ficou completamente aterrorizado. A União ganhou o jogo por 1-0 (golo de Luis Miguel) e pouco tempo depois Cannigia retirava-se do futebol e nem a cocaina o fez esquecer aquele momento aterrorizador ficando com a imagem de Crespo cravada na sua memória para sempre! Apesar na mesma época a União ter contratado o central Lula e o central/trinco marroquino Tahar (uma boa dupla de “caceteiros”, sem duvida!) , Crespo esteve presente em 16 jogos marcando inclusive um golo no campeonato.

Crespo continuou a ser uma presença regular na equipa leiriense aterrorizando os adversários e marcando-os de forma imperial em todas as partidas. Saiu no final da desastrosa temporada de 95/96 em que a União de Leiria desceu á Liga de Honra .

Como diz o ditado “Bom filho a casa torna” e Crespo como bom filho da sua terra regressou a Campo Maior na época 97/98, dado que ainda se sentia com pernas e barriga para jogar na 1ª Divisão, sendo no entanto rarissimas vezes utilizado no clube alentejano.

Após uma época de incerteza quanto á sua vida desportiva, Crespo regressou ao activo em 99/00 ao serviço do “O Elvas” na 3ª Divisão. Já longe dos holofotes das primeiras ligas e com “alguns” quilos a mais, Crespo jogou duas temporadas na cidade com “Badajoz á vista” até sair para o Calipolense, clube da localidade. Finalmente Terá terminado a sua carreira futebolistica na Associação Desportiva e Cultural de Esperança (Arronches), apesar de nalguns sites vir erradamente referenciado o clube como sendo o Esperança de Lagos.

Uma fonte bem informada confidenciou-nos que actualmente Crespo é guarda num estabelecimento de correcção em Elvas e como homem que estev sempre ligado á noite faz uns biscates de porteiro numa discoteca em Campo Maior!
CRESPO É SERÁ SEMPRE UM SIMBOLO UNIONISTA!!!!
VIVA CRESPOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 12:45 da manhã,

45 Comments:

At 10:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande Crespo!
Que saudades do Leiria dos anos 90 com o estádio sempre cheio...

O Crespo tinha uma apetência brutal para fazer auto-golos, provavelmente por causa da sua entrega ao jogo...
Quando marcava um golo, celebrava-o de forma efusiva, recorrendo a acrobacias estilo "Nani", obviamente mais curtas e lentas, acabando na maior parte da vezes estatelado no chão.

Obrigado por este fantástico flashback lima!

 
At 12:09 da tarde, Blogger mozdn said...

Tal como tu Lima, considero Crespo um dos(senão o maior) jogador em termos de carisma que passou por este nosso clube... pelo menos desde à 18 anos para cá...
Senhor de uma estampa fisica e juba invejável, era o terror dos avançados contrários...
Grande post Lima, sem dúvida um dos que mais nostalgia me trás...

 
At 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bom dia..alguem me sabe dizer o preço dos bilhetes para o público para o leiria-leixoes?

 
At 12:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fantástico este momento!!!

Obrigado lima...

 
At 1:38 da tarde, Blogger Luis said...

Nostalgia!!
Grande post! A recordar essa grande equipa de 94/95 que fez excelente figura na 1ªDivisão e que acompanhei de perto!

Obrigado Lima.

 
At 2:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Brutal!

realmente um dos jogadores mais marcantes da nossa equipa da decada de 90!

Realmente o Crespo tinha uma apetência especial para marcar golos na própria baliza!

mais 1 grande post Lima!

 
At 2:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sugiro o mm trabalho sobre jogadores carismáticos como: Pedro Miguel, Reinaldo, Nelson Bertolazzi, Leonel, Poejo, Dinda, Miroslav, Beto, etc.

 
At 2:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sugiro o mm trabalho sobre jogadores carismáticos como: Pedro Miguel, Reinaldo, Nelson Bertolazzi, Leonel, Poejo, Dinda, Miroslav, Beto, etc.

 
At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lembro-me perfeitamente desse jogo contra o Benfica, pois eu fui vê-lo ao estádio e tenho-o gravado em VHS.(eu penso que o jogo foi na 3º jornada e não na 5ª como diz no artigo)
Foi para mim um dos melhores momentos da nossa UDL, foi a primeira vitória depois de subirmos à 1ª divisão em 94/95, e foi também a confirmação que tinhamos equipa para fazer um excelente campeonato nesse ano.

Que saudades da década de 90.

 
At 3:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Petzl quem é o Beto que referes no teu comentário?
Lembro-me dos outros jogadores todos mas desse Beto não. Em que anos é que ele jogou?

 
At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O jogo com o benfica não foi nem a 3ª nem a 5ª, foi mesmo à 4ª jornada no belo domingo de 18-9-94 à noite com transmissão na tbi.

1ª jornada Leiria - u. madeira 0-1
2ª jornada setubal - Leiria 2-2
3ª jornada maritimo - Leiria 2-0
4ª jornada Leiria - benfica 1-0

Crespo foi sem dúvida um daqueles "míticos" que nos fazia parar o coração cada vez que disputava um lance. Sempre raçudo ao velho bom estilo dos centrais da década de 90 foi um dos pilares do grande sucesso de 94/95.
Penso que o unico golo que marcou foi contra o setubal na 2ª volta à 19ª jornada. Na sequencia de um canto a bola sobra na confusão para o pé de chumbo e PUMBA cá vai disto para dentro das redes.

Simão Andre podias passar esse video para digital e pormos aqui no blog para uma bela recordação para todos os Unionistas.

Petzl quem era o Beto que esse não me recordo?

Mozdn em termos de carisma acho que os grandes jogadores são Bilro, João Manuel, Paulo Duarte e Ferreira. E acho que seria sobre esses jogadores que se devia 1ª fazer uns post para serem sempre recordados.

Lima parabens pelo grande post e pela lembrança que vai além do Crespo e traz à memoria as glorias dos anos 90. Só uma correcção descemos na época 96/97 e não 95/96 :p

Grande Leiria!!

 
At 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As coisas que este homem descobre...

De facto carisma e miticidade sao características que nao faltam ao Crespo.
Duas palavras conseguem descrever esta equipa, sao elas honra e profissionalismo. Dificilmente voltaremos a ter uma equipa tao unida...

 
At 3:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Riba não sei como passar o video para digital, vou ter que pedir ajuda a um amigo meu que é mais entendido nestes assuntos.

Este não é o unico jogo que tenho gravado, tenho vários jogos desde 94/95 até agora.

 
At 3:32 da tarde, Blogger mozdn said...

A ideia que tenho é que o golo do Crespo foi conseguido na ultima jornada em casa frente ao já despromovido Beira-Mar, num jogo em que ganhámos por 4-1, o Bertolazzi também fez o gosto ao pé...do outro lado, na equipa da ria de Aveiro pontificava um tosco ponta-de-lança de seu nome Miguel Barros, que neste jogo em concreto fartou-se de falhar golos...(Devo ter esse resumo numa qq cassete de video lá de casa).. o problema é encontrá-lo...
O Beto, era um avançado mulato de porte fisico avantajado, tenho ideia q fazia madeixas no cabelo encaracolado :p...marcou vários golos por nós, assim de repente lembro-me de um numa primeira jornada do campeonato da 2ª Divisão de Honra, em casa frente ao Olhanense (2-0), já nos ultimos minutos respondendo de cabeça na sequência de um canto, instantes depois de Pedro Miguel em contra-ataque facturava o 2-0

 
At 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O mozdn já explicou... também é a recordação que tenho dele. Tinha um pontapé canhão... corria de cabeça e peito levantado. Era mitico!

Simão: venham de lá esses videos!

 
At 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

carismáticos.....

Miroslav, Bilro, Pedro Miguel, Mário Artur, Fua, Tahar, Reinaldo, Nelson Bertolazzi, Poejo, Dinda, Vouzela....entre outros da UDL do antigo estádio!

 
At 4:54 da tarde, Blogger Ostógio said...

para mim era só relembrar os já falecidos Ferreira e João Manuel...também eles fizeram parte dessa geração...grandes memo´rias me trás ver estes jogos no pião sentado no meio dos pinheitos, isso sim a mística do Leiria!!!

 
At 4:55 da tarde, Blogger Ostógio said...

o temo volta para trás....abraço, xande

 
At 5:00 da tarde, Blogger mozdn said...

e o Barrocal e o Vitinha? lembram-se? bom daqui a pouco não saimos daqui :p
Mas o Crespo era mesmo qq coisa...

 
At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lembro me muito bem desses jogos dessa época. O jogo contra o benfica foi o meu 3º Jogo de futebol ao vivo, os dois primeiros foram na ultima época contra a academica e o sp de espinho, ambos com o estádio super lotado!!

O jogo da ultima jornada com o beira mar foi mesmo de rir com tantos golos falhados do miguel barros...

Para os proximos voto:

no bilro (pelo golo da meia final contra o pços na marinha grande e por tudo oque deu em todos os jogos)

no miroslav (um dos nossos melhores marcadores daquela época)

no dinda (pelo o seu pontapé canhão, lembro me perfeitamente de um livre quase do meio campo contra o espinho que deu golo no ultimo lance do jogo)

 
At 8:50 da tarde, Blogger Ostógio said...

do din, para além de ser muito simpático lembro-me bem das palmas a compasso quando ele se preparava para marcar os livres...e nunca mais me esqueço de um golão a mais de 40 metros da baliza nuns quartos de final da taça ante o boavista em leiria, com o estádio cfeio até aos pilares de iluminação e onde os sócios cantavam LEIRIA até a voz lhes doer...saudades...quando é que esse tempo voltará? abraço, xande

 
At 8:51 da tarde, Blogger Ostógio said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 8:51 da tarde, Blogger Ostógio said...

ah, ganhámos esse jogo 3-1, depois nas "meias" perdemos em casa com o porto por 3-2 noutro jogo ineskécivel e onde fomos roubados.

 
At 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E bonito que ele era?

 
At 12:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo post. Sem dúvida um jogador marcante para a UDL.
Fez-me lembrar que ao contrário do que muitos dizem, a nossa União tinha mística. Que saudades...

 
At 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Saudações ao Crespo!!! Grandes jogadores que já passaram pela União...Quero apenas acrescentar mais alguns nomes: Mark Edusei, Morgado, Duah...

 
At 1:04 da manhã, Blogger Lima said...

Acerca do Dinda que está quase a fazer 36 anos, Dinda ainda joga á bola, mais concretamente no Vera Cruz Futebol Clube (Link: http://www.veracruzfc.com.br/ver_elenco.php?pagina=4 )onde marcou "apenas" um golo esta temporada. Este clube do estado de pernambuco desceu á 2ª divisão estadual,apesar de ainda depender de uma decisão de secretaria. Note-se que na 1ª divisão pernambucana está o Serrano, clube de onde veio a "espingarda" do Jessui! O Dinda já jogava na época passada no Vera, o sr. Bartolomeu bem lhe podia ter perguntado acerca do Jessui para saber se valia alguma coisa!

 
At 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eh pah tantos nomes de jogadores com carisma. Nao generalizemos senão torna-se muito banal...

 
At 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eh pah tantos nomes de jogadores com carisma. Nao generalizemos senão torna-se muito banal...

 
At 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma coisa é certa, dificilmente voltaremos a ter uma equipa com tanto profissionalismo e honra à camisola.
Guardo excelentes recordações desses tempos... infelizmente agora vive-se para outras coisas.

 
At 12:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Deixo aqui um desafio ao autor do blog: lançamento on line de uma iniciativa onde os leitores do blog votem na "equipa maravilha" da história da UDL. Para cada posição eram sugeridos 3 nomes de jogadores; depois, seria aguardar pelo resultado da votação. Cada leitor apenas poderia votar em 1 jogador por cada posição. Alguém aceita o repto? Depois, seria giro organizar um juntar onde estariam todos os verdadeiros adeptos e todos esses ex-jogadores como convidados. Seria uma forma, nesta fase dificil, de aproximar o clube à região, à cidade e às suas gentes...

 
At 9:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito boa ideia!

 
At 9:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Excelente ideia caro anónimo!!!

Posso lhe deixar um desafio também?
Arranje um nome/nick/alcunha para assinar o seu post, e não termos de o tratar por anónimo.

Vamos lançar mãos à obra!
Que tal aproveitar já este post para sugerirem nomes de jogadores, para além daqueles que ja foram falados?

 
At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema é a malta não conhecer os jogadores de há 10/15 para tras.
Mas posso já deixar alguns nomes de sugestão. Sei que alguns não são os melhores e os adeptos não morrem de amores por eles mas alem disso temos de ter em conta os numeros.

GR:
Fernando;
Helton;
Miroslav;
Ferreira;

DD:
Luis Bilro;

DC:
Paulo Duarte;
Renato;
Tahar;
Gabriel;
Sergio Nunes;
João Paulo;

DE:
Nuno Valente;
Tixier;

MD:
João Manuel;
Vouzela;
Tiago;
Paulo Gomes;

MO:
Silas;
Harison;
Dinda;

AD:
Mario Artur;
Maciel;
Duah;
Douala;

AE:
Derlei;
Fabio Felicio;
Porfirio;

AC:
Reinaldo;
Rousseau;
Hugo Almeida;

Treinadores:
Mourinho;
Cajuda;
Vitor Oliveira;
Vitor Manuel;
Manuel José;

 
At 8:11 da tarde, Blogger Ostógio said...

falta aí muito jogador!!!

lionel, maciel, morgado,nelson bertolazi, duah, ayew, augustine, fua, zezinho,cássio, édson,ricardo silva, crespo, bambo...e mais uns quantos que nao me recordo
abraço, XANDE

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh Xande por essa logica todos são bons...
Bambo? Ayew? Zezinho?

 
At 4:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gente nova esta.
Ciquinho "Explusão" ,Jorge Bonga , Edson , Tonanha(talvez o melhor jogador que alguma vez passou pelo leiria, pena era a vida que levava) , Padrão , Trindade , o grande Cremildo, Garcês , Jorge Jesus (Era Magico), Dinis o "brinca na areia", N'habola (marcava golos de todas as maneiras, grande ponta de lança).São muitos mais mas tenho que lembrar um em especial , LEITÃO , que num celebre jogo com o U. Lamas marcou um golo com a mão que deu a 1ª subida de divisão á 1ªDivisão.
Lembrei-me de mais e que grandes que eles eram: Vitor Manuel , Delfim(já falecido vitima de um cancro), Dinis , Castro(Agora responsável pelo departamento de prospecção do FCPORTO), muitos mais e alguns ainda com ligações muito fortes ao futebol.

 
At 4:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nelson Moutinho, pequeno grande jogador(pai do João Moutinho), Fernando Tomé (esse grande jogador que passou tb pelo Sporting tendo regressado depois ao seu V. Setubal)
Treinadores houve um grande que se chamava Felix Mourinho, homem com uma postura unica(o filho , Jose Mourinho, era apanha bolas comigo.)
Pronto já não vos vou chatear mais prometendo que estes dois ultimos comentários se ficam por aqui.No entanto existe muito mais para contar.Anónimo porque não me identifico com este UDL, nem me podem criticar pois já anteriormente foi dito por outra pessoa que este era um clube com MISTICA, ERA....

 
At 6:48 da tarde, Blogger Ostógio said...

riba...bem melhores que akeles que tens lá agora

 
At 10:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Petzl, tal como sugeriu, aqui vai o meu contributo. Peço desculpas se me esqueci de algum...Tenho 31 anos, por isso não tenho memória de jogadores mais antigos...

Guarda Redes: Álvaro, Ferreira, Miroslav, Costinha, Helton, Fernando,

Defesas: César Vaz, Paulo Duarte, Leonel, Crespo, Bilro, Luís Miguel, Tahar, Lula, Sérgio Nunes, Renato, Nuno Valente, João Paulo, Edson,

Médios: Barrocal, Beto, Abel, Mário Artur, Gervino, Kimmel, Dinda, João Manuel, Luis Vouzela, Mark Edusei, Leão, Tiago, Silas, Fábio Felicio, Harison,

Avançados: Celso Maciel, Pedro Miguel, Reinaldo, Nelson Bertolazzi, Fua, Porfirio, Mauricio, Duah, Augustine, Derlei, Jacques, Maciel, Douala, Sougou,

 
At 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O chico explosão foi um fiasco...

 
At 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom resumo franc!

Vamos lá ver se conseguimos mais referências sobre jogadores mais antigos para a votação ser o mais fiel possível.

Quem tiver a oportunidade de recolher testemunhos dos velhinhos sócios... era uma óptima ajuda!

 
At 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amadeu, Espirito Santo (INTERNACIONAL), Quaresma , Barrinha...Não resisti e tive que mandar mais uns nomes para a discussão. Arnaldo Jose , Pereira, Ferrinho(Marrazense), Orlando, e muitos mais.O unico que não pode constar de nenhuma lista é o CICERO,brazileiro fraudolento que num celebre jogo frente ao Vitoria de Setubal fez um penalti a acabar o jogo. Penalti concretizado e descida da UDL para a segunda e Manutenção para o Vitoria.Sabem para onde foi ele jogar na epoca seguinte...V. Setubal.Agora prometo não me intrometer mais(vou tentar).

 
At 6:27 da tarde, Blogger Ostógio said...

outro grande jogador e ex capitao: FAMILIAR...

abraço , xande

 
At 11:06 da tarde, Blogger mozdn said...

Esse Cicero Brasileiro Frqaudolento, podia ser motivo para uma boa pesquisa do nosso Lima...

 

Enviar um comentário

<< Home