Pape Sow, médio-defensivo de 23 anos que actuou na última época na II Liga Francesa, ao serviço do Chateauroux, vai ser jogador da U. Leiria nas próximas três temporadas e deverá ser apresentado aos sócios e adeptos em Leiria no próximo Sábado.
O jogador, internacional Sub-23 do Senegal, que já actuou na I Liga Francesa pelo Sochaux (2005/2006), nasceu em Dakar no Senegal a 12/02/1985, tem 1.80m de altura e 76kg.
No negócio, a SAD deverá ficar com metade do passe do internacional Sub-23 do Senegal, orçado em 300 mil euros.
A título de curiosidade, existe um jogador de nome Pape Sow, também senegalês, mas é de Basketball e até já passou pela NBA. Esperemos que não seja o mesmo!
Foram divulgadas esta segunda-feira pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional as classificações do Prémio Fair-Play correspondentes à época transacta, da Liga Sagres e da Liga Vitalis.
Na Liga Vitalis, o Santa Clara (15,667 pontos) foi o mais correcto disciplinarmente, ficando a U. Leiria no segundo posto, com 15,475 pontos. O Boavista foi o último classificado, com 13,683 pontos.
A título de curiosidade, na Liga Sagres, o vencedor foi o Marítimo (16,133 pontos) e em último lugar ficou o Benfica, com 14,675 pontos.
A União de Leiria, promovida esta temporada à Liga, tem definido o calendário e a lista de jogos de preparação para a época 2009/2010. A equipa de Manuel Fernandes começa a trabalhar no dia 3 de Julho, fazendo a sua apresentação ao público no dia seguinte, no Jardim Luís de Camões, no centro de Leiria, com a apresentação do plantel e dos novos equipamentos.
Os leirienses iniciam a 13 de Julho um estágio, que será repartido. Até ao dia 15 o plantel treina em Celorico da Beira e depois muda-se para Seia, até 25 de Julho. No âmbito do estágio, o conjunto de Manuel Fernandes joga com o Tourizense (14 de Julho), Feirense (15), Belenenses (17), Académica (22) e Naval (25). Ainda em Julho, a União de Leiria joga com o Nacional em Rio Maior (29) e, já em Agosto, a formação leiriense tem encontros agendados com o Marinhense (1) e Real Massamá (5).
O primeiro jogo em Leiria, que servirá de apresentação aos sócios, será a 8 de Agosto, com uma equipa estrangeira a anunciar.
O Médio centro Geovani de 26 anos é mais um nome a juntar às novidades do plantel unionista para a época vindoura.
Este jogador de nacionalidade brasileira proveniente da Série B do Brasileirão, mais propriamente do Duque de Caxias, agradou ao nosso técnico Manuel Fernandes num curto periodo em que treinou com o nosso plantel da Liga Vitalis, pelo que foi convidado a assinar um vinculo com o nosso clube, o que fez.
Entretanto continuam a circular com alguma insistência os nomes de Jardel (Est.Amadora), Diogo Rosado (Sporting) e Pape Sow (Chateauroux), sendo aguardadas mais novidades para a apresentação oficial da equipa que terá lugar no Jardim Luis de Camões no dia 4 de Julho pelas 20h, num evento em que para lá da animação musical, teremos passagens de modelos e algumas surpresas. (O programa completo será divulgado em post especifico aqui no blog)
Paulo Henriques, treinador da equipa da União de Leiria, que recentemente, e brilhantemente se sagrou campeã nacional de futebol de praia, em entrevista ao Diário de Leiria afirmou: que era o título que lhes faltava. “Fomos finalistas vencidos por duas vezes consecutivas e à terceira foi de vez. Foi difícil porque as equipas são muito competitivas, todas elas se reforçaram, estando muito fortes, sendo a nossa aquela que conta somente com jogadores da Nazaré desde a primeira hora. Não começámos bem o campeonato porque fomos derrotados na estreia, mas fomos subindo gradualmente de rendimento. Porém, tudo isto só foi possível porque contámos com o grande apoio da U. de Leiria, dos seus dirigentes, a que estamos muito gratos”, refere adiantando que a equipa tem três atletas, com idades compreendias entre os 17 e 18 anos. “Somos a equipa mais jovem e ficamos satisfeitos por ouvirmos dizer que praticamos o melhor futebol de praia”, refere Paulo Henriques.
Mais dois nomes são dados como certos no plantel unionista para a época que se avizinha...
João Ribeiro, jovem médio extremo direito de 21 anos proveniente da Naval, rubricou vinculo com uma duração de 3 anos.
Na Figueira, João na época transacta, foi pouco ou nada utilizado, optando assim por relançar a sua carreira em terras do Lis.
Este jovem, formado nas escolas do F.C.Porto, destacou-se há dois anos exactamente ao serviço da Naval 1º de Maio, realizando então excelentes exibições na Superliga.
Outro reforço, sobre quem havia já rumores, trata-se de Andjelko Djuricic (na foto à direita), guarda-redes sérvio de 28 anos, que representava o Hajduk Kula, conjunto que como bem se recordam ultrapassámos na cavalgada fulgurante na intertoto 2007/2008. Djuricic foi aliás titular em ambos os encontros, não tendo as suas qualidades escapado aos responsáveis da Sad.
Por outro lado segundo a imprensa de hoje o médio Senegalês Pape Sow (Chateauroux de França) estará próximo de se tornar mais um membro do Leiria 2009/2010.
Relativamente às renovações de Cervantes, Furtado e Paulo Vinicius são esperados desenvolvimentos positivos nos próximos tempos.
A União de Leiria sagrou-se hoje campeão nacional de futebol de praia, depois de vencer o Rio Ave na final por 5-2. Os leirienses repetiram a presença na final, depois de no ano passado ter perdido com o Vitória de Setúbal.
A U. Leiria iniciou o campeonato com uma derrota por 7-5 frente ao Guimarães, tendo vencido os restantes 2 jogos do grupo: Estoril (8-5) e o Benfica (2-1).
Na meia-final, esta manhã, a equipa unionista despachou o FC Porto com um claro 5-2.
Na disputa pelo terceiro e quarto lugar o Benfica levou a melhor sobre o FC Porto.
PARABÉNS À EQUIPA POR MAIS UM TÍTULO PARA AO PALMARÉS DESTE PEQUENO/GRANDE CLUBE!!!
As novidades relativas à "reconstrucção" do plantel da nossa equipa começam a surgir, depois de Nuno Gomes, Mamadi, Koulibaly e Helder Godinho, eis que chegam os laterias Vitor Moreno e Hugo Gomes, esquerdo e direito respectivamente, atletas que passaram o cabo das tormentas no ano transacto ao serviço do Estrela da Amadora. Assim numa análise muito rápida, são dois jogadores experientes, 28 e 29 anos, que vêm suprir uma das grandes lacunas na nossa equipa durante a última temporada.
Vitor Moreno, Cabo-verdiano conta já com passagens pelo Vit.Guimarães, Estoril e Barreirense, tendo sido peça fundamental no estrela na última época.
Hugo Gomes, algarvio de gema, passou por clubes como o Farense e Pontassolense, estreando-se na primeira liga o ano passado com a equipa amadorense.
Entretanto e segundo noticias hoje vindas a público, Manuel Fernandes após periodo de prospecção por terras de Vera Cruz, estará a tentar junto de responsáveis leoninos o empréstimo de alguns jovens sportinguistas. A ver vamos, mais novidades são esperadas nos próximos dias.
A União Desportiva de Leiria estará presente em mais uma edição do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, que se realiza este fim-de-semana na praia do Titan em Matosinhos.
A prova, organizada pelas empresas RM Sun, SC Sports e Oxigénio, Marketing Desportivo, está incluída no evento Caixa Verão 09, e conta com a participação de oito emblemas muito representativos, entre os quais se inclui a nossa União de Leiria, segunda classificada da edição anterior.
A equipa unionista, liderada pelos técnicos Paulo Henriques e Júlio Matias, é composta pelos seguintes jogadores: João Delgado, Cláudio Junior, Rui Codinha, Flávio Carmo, Bruno Novo, Bruno Robalo, Jordan dos Santos, Rui Hilário, Pombinha, Tiago Lopes, Duarte Vivo e Henrique Piló.
GRUPO A
U. Leiria Benfica
Estoril
Guimarães
GRUPO B
Porto
V. Setúbal
Rio Ave
Leixões
.
6ª Feira (19/06) - 22H - U. Leiria X Guimarães
Sábado (20/06) - 12H - U. Leiria X Estoril
Sábado (20/06) - 17h - U. Leiria X Benfica
Domingo (21/06)
Manhã - Meias Finais
Tarde - 3º e 4 lugar e final (com transmissão na SPORTV)
Realizou-se ontem pelas 20h00, no pavilhão dos Pousos a apresentação do plantel para a época 2009/2010 à comunicação social. O plantel foi elaborado com base nas necessidades e objectivos para uma equipa que quer continuar a crescer e a ser a referência no futsal no distrito e na região de Leiria. Nesse sentido ingressaram na equipa quatro novos jogadores. Xana guarda redes vindo da Mata dos Milagres, Nando e João Pedro do NSLeiria e Roger do IDJV, da época transacta continuam no plantel Pedro Cabete, JP, Marc, Luis, Teco, Tico, China, Marcos e Veiga. Ver mais.
Yahia Kébé, avançado de 23 anos dos franceses do Troyes, despromovidos esta temporada à 2ªB francesa, parece ser, segundo o diário desportivo "A Bola", o eleito de Manuel Fernandes para reforçar o ataque da União de Leiria. Filho de pai maliano e de mãe burquinesa, Kebe nasceu na capital Ouagadougou a 11 de Julho de 1985 e tem 1,82m de altura. Como curiosidade refira-se que o seu irmão Boubacar Kebe, de 22 anos, joga actualmente no Estrasburgo. Kebe já foi internacional por 23 vezes pela selecção do seu país, treinada por Paulo Duarte.
Na temporada 2008/09 realizou 35 jogos (31 para a 2ª Liga, 3 para a Taça de França e 1 para a Taça da Liga), 23 dos quais como titular e marcou 6 golos (1 de penalti e todos na 2ª Liga francesa) nos 2298 minutos que esteve em campo, realizando ainda 5 assistências. Neste VIDEO é possivel ver um dos golos que Kebe marcou em 2008/09, mais concretamente na 36ª jornada no jogo Metz 1-1 Troyes, aliás um belo golpe de cabeça. Na época 2007/08, Kebe apontou 8 golos pelo Troyes, um dos quais na 24ª jornada frente ao Chatearoux (vitória por 2-0) (VER VIDEO).
Esta temporada, o jogador formado no Torcy e com passagens pelo Blackburn (equipa sub-19) e Bordéus, tendo jogado no Bordeus B (20 jogos e 6 golos), FC Libourne-Saint-Seurin (57 jogos e 18 golos) teve alguns problemas disciplinares ao ser apanhado por 2 vezes no espaço de 6 meses a conduzir o seu Audi sob efeito do alcoól e sem licença de condução válida em França !!! Talvez tenha sido apenas para afogar as mágoas de uma má temporada do seu clube. Esperemos que, caso venha a ser contratado, seja mesmo uma opção válida para a União de Leiria e que marque golos nas balizas adversárias e não ande a marcar penaltis de tinto no Lagoa.
Este fim de semana em Castro Daire, teve lugar um torneio Protocolar Inter-Associações de Sub-15, torneio organizado pela Associação de Futebol de Viseu, e no qual participaram para além da selecção visieense, as selecções de Coimbra, Lisboa e Leiria, ficando a nossa selecção em segundo lugar em exequo com Coimbra primeira classificada.
Da selecção de Leiria dos 18 eleitos, sete pertencem aos quadros da nossa União Desportiva de Leiria, são eles Daniel Esteves, João Hortênsio, Gonçalo Quitério, Rafael Ramalho, Tiago Pacheco, Filipe Oliveira e Joaquim Ferreira. Realçe ainda para a impossibilidade de Luis Oliveira prestar o seu contributo por lesão.
Fica aqui o quadro de resultados, bem como os marcadores dos golos.
Por outro lado a selecção distrital sub-14 continua a preparar a sua participação no Torneio Lopes da Silva, estando para esse efeito convocados 4 atletas unionistas para o treino da próxima Terça feira, são eles Tiago Ascenso, David Nascimento, Igor Rodrigues e Gonçalo Verdasca.
Na gloriosa época de 93/94, temporada na qual à semelhança desta que agora findou, a União de Leiria vindo de trás para a frente conseguiu a subida à 1ª divisão, o nosso Leiria à nona jornada do Nacional da 2ª Divisão de Honra pontuava em Portimão, conseguindo assim atingir o décimo lugar da classificação geral.
O então "Diário Regional de Leiria" publicava a seguinte crónica na edição de Segunda Feira, 1 de Novembro de 1993.
Jogo disputado no estádio do Portimonense
Árbitro: Miranda de Sousa, auxiliado por Augusto Rocha e Júlio Amâncio do CA AF Porto
Portimonense: Mendes;Zé Carlos, Duilio, Milan e Nuno Valente(Cartaxo 63min); Delgado(Guedes 66 min), Hernani e Paulo Pilar; Lopes, Stevan e Edinho.
Suplentes não utilizados: Dragan, Niquica e Pedro Costa
Treinador: Amilcar Fonseca
U.Leiria: Álvaro; Bilro, Rui Guerreiro, Crespo e Leonel; Kimmel, Gervino, Paulo Teixeira (Abel 57min.) e Sérgio China; Pedro Miguel(Capelas 80min) e Reinaldo.
Suplentes não utilizados: Ferreira, Nuno Alexandre e Hélio
Treinador: Manuel Cajuda
Acção Disciplinar: Amarelos para Lopes, Edinho e Kimmel.
O União de Leiria conseguiu um excelente empate em Portimão, dando por isso seguimento ao bom momento que a equipa atravessa.
Num jogo muito disputado o primeiro sinal de perigo coube aos leirienses, que depois tiveram de suportar o assédio de um Portimonense muito entrosado, dispondo os seus jogadores num 4x3x3, com especial destaque para Paulo Pilar, principal impulsionador da manobra ofensiva da equipa, e para o extremo Lopes que se tornava muito incómodo para a defesa adversária.
No entanto, a primeira grande oportunidade de golo surgiu aos 23 minutos por intermédio de Pedro Miguel, que se isolou diante de Mendes, permitindo a defesa deste.
Os algarvios voltaram à carga nos dez minutos finais da primeira parte, periodo no qual tiveram duas excelentes oportunidades, uma por Paulo Pilar 41 min. e outra por Edinho aos 45 min.
Para o segundo tempo, as equipas não alteraram muito as suas disposições, tendo, no entanto, Manuel Cajuda sido o primeiro técnico a tentar mudar o rumo dos acontecimentos, quando fez abel entrar para o lugar de Paulo Teixeira, que vinha denotando muitas dificuldades em se adaptar ao terreno de jogo.
Por seu lado o Portimonense começou a revelar algum desgaste nos elementos mais influentes da equipa, procurando atingir a baliza de Alvaro essencialmente na cobrança de livres, com Duilio a fazer jus ao seu forte pontapé.
No entanto a melhor oportunidade do segundo tempo coube ao União de Leiria, quando Crespo de cabeça na marcação de um canto obrigou Mendes a defesa apertada, e depois Reinaldo na recarga a atirar de cabeça com a bola a parar sobre a linha de golo, lance aos 70 minutos.
Até final o União de Leiria segurou o empate, salientando-se na equipa unionista a estreia de Rui Guerreiro, que esteve muito bem nos momentos finais, e o reaparecimento de Reinaldo em força, que demonstrou pela movimentação ser o ponta-de-lança ideal para esta equipa.
Quanto ao trabalho do árbitro portuense Miranda de Sousa, foi excelente, já que revelou muita atenção no aspecto técnico, pois as condições do terreno eram dificeis para ajuizar correctamente os lances.
O Defesa Central Nuno Gomes, ex-Varzim, é a primeira contratação efectiva da Sad tendo em vista o ataque à Liga Sagres, e digo efectiva, porque o burkina Paul Koulibaly, e o sportinguista André Santos já connosco haviam estado, o primeiro no inicio da época, mas que por dificuldades de desvinculação foi forçado a regressar ao seu clube sirio, o Al-Ittiad, o segundo na condição de emprestado, condição se manterá para o próximo ano.
O central de 30 anos Nuno Gomes, deu nas vistas ao serviço dos varzinistas (apontou 7 golos no ano transacto), rubricando um vinculo de 2 anos, formado no Sporting, do seu curricullum constam aventuras em clubes como Felgueiras, Campomaiorense e Chaves...
No próximo sábado dia 6 de Junho vão decorrer na Academia da União Desportiva de Leiria captações para futebol jovem. Os atletas interessados deverão apresentar-se munidos de equipamento próprio, botas com pitons para relvado sintéctico incluidas.
Ficam aqui novamente os horários e os respectivos escalões:
9.30h Treinos para Iniciados (atletas nascidos 95/96)
Intitulado "Só Juntos Somos União", o "relato" de Cristina Duarte, publicado no http://www.fintaeremata.com/, conta-nos, na primeira pessoa, a forma como viveu e sentiu a festa do passado dia 24 de Maio de 2009.
Após um ano na Liga Vitalis, a UD Leiria garantiu ontem a subida. Enquanto adepta, “suei as estopinhas” a ouvir o relato pela rádio. Adepto sofre, principalmente quando as emissões on-line dependem da vontade da velocidade da banda larga.
Foi uma semana agoniante: fazer contas, ler as notícias diariamente, a percepção das ‘guerrilhas’ entre dirigentes e as memórias do convívio entre os melhores…
Começou às 16h00, o verdadeiro estado de ansiedade, de ouvidos atentos em Aveiro e em Santa Maria da Feira, onde ia jogar o Santa Clara, o outro candidato à única vaga para a subida.
Foi um roer as unhas até ao primeiro golo, por Carlão. Sempre o brasileiro.
Dez minutos depois, o segundo golo. O ‘gémeo’ de Carlão, o também brasileiro Cássio assinou o golo que deu maior tranquilidade à equipa (e aos adeptos) até porque, a alguns quilómetros dali, Feirense e Santa Clara empatavam. Os resultados perfeitos.
Outros dez minutos volvidos e grito “GOLOOOOO” de novo. Cássio a bisar e a assumir-se como o segundo melhor marcador da Liga Vitalis. Há meia-hora de jogo, a UD Leiria estava com um pé na Liga Sagres.
Ao intervalo, a UD Leiria ganhava e o Santa Clara continuava empatado. Comecei a pedir que o jogo acabasse rapidamente, antes de ter um AVC. No início da segunda parte, o Beira-Mar reage e marca um golo, através de penalidade. Ainda tínhamos espaço de manobra.