O lugar no podio é nosso, pelo menos à condição.....lugar alcançado com os pontos amealhados esta tarde na Figueira da Foz, para onde nos deslocámos embalados pela derrota de ontem do Guimarães, podendo quiçá, este excelente terceiro lugar manter-se com a não vitória de amanhã à noite de Sporting C.P.
Em vista pois uma ainda mais saborosa quadra festiva....
(Curioso... será M.F. obrigado a dar-nos uma ajuda, ou baterá mais forte o seu coração sportinguista??)
Pois bem...na Figueira da Foz apresentou-se um conjunto leiriense algo desfalcado face ao castigo de Paulo Sérgio e às debilidades fisicas de Diego Gaucho, e mesmo de Carlão (ainda não a 100%, dai a substituição por Zhang no inicio do segundo tempo), face a estas contrariedades Pedro Caixinha colocou o polivalente Paulo Vinicius no centro da defesa, e Diogo Amado a servir de tampão.
A primeira metade do jogo desta tarde trouxe uma Naval mais autoritária, vindo ao de cima sempre que necessário a elevada qualidade de Gottardi entre os postes, que evitou com um punhado de boas intervenções o tento dos da casa.
Preferindo o contra-golpe, o Leiria chegou ao seu tento através de uma grande penalidade de Carlão (vice-goleador da liga com 9 tentos), podendo o ponta-de-lança brasileiro ter realizado esta tarde o derradeiro encontro com o nosso emblema ao peito.
Na etapa complementar, e pese embora a expulsão por duplo amarelo de Vinicius, o União não permitiu veleidades à cada vez mais desesperada Naval, chegando ao segundo e terceiro tento por intermédio do chinês Zhang e do jovem Diogo Amado.
Periodo elevado na vivência do nosso amado clube, voltando a competição apenas no dia 9 de Janeiro, Domingo pelas 20.15h, na recepção ao S.L.Benfica no Magalhães Pessoa...
Depois das prestações caseiras muito meritórias frente à Burinhosa e Caldas, o encontro com o Ladoeiro foi simplesmente espectacular, alternância no marcador, belos golos, grandes intervenções dos guarda-redes, e uma exibição de gala por parte de Mica (quiçá já a experimentar o smoking da passagem de ano).
O primeiro tempo de dominio unionista (visitantes apostavam só no contra-golpe), trouxe-nos um Leiria perdulário apesar de lograr abrir o marcador logo na jogada inicial do encontro.
Ao intervalo o 1-2 era claramamente injusto para as nossas cores, mas para isso muito contribuiu a excelente exibição do corpulento keeper de Idanha-a-Nova.
Para a segunda parte adivinhava-se uma boa entrada dos nossos homens, no entanto o Ladoeiro fazia quase de rajada 2 golos colocando o resultado em 1-4.
Reacção Unionista, empate 4-4, novo golo visitante 4-5, e dez minutos finais demolidores com os Unionistas superiormente comandados por Mica a darem a volta chegando aos 8-5, com tentos de fazer levantar o pavilhão.
Em suma mais um excelente encontro da nossa equipa que serviu de propaganda à modalidade, e que esperamos possa trazer, e chamar mais adeptos leirienses a acompanhar esta nossa equipa, que merece.
Destaque ainda, para lá de Mica, as prestações de Miguel entre os postes, Calixto, João Pedro e do irrequieto David.
Segue-se a pausa festiva, para no dia 8 de Janeiro se retomar o campeonato com uma deslocação animada ao reduto do lider do campeonato Ereira e Benfica (Torres Vedras).
Na Naval, o defesa-central Gómis alarga a lista de opções do treinador Rogério Gonçalves para ao jogo de domingo. O francês recuperou de um traumatismo na coxa direita e já se treina sem limitações. Afastado do relvado continua José Mário, que aguarda diagnóstico final na sequência de um traumatismo no joelho direito.
A partida disputada nos arredores de Lagoa (Algarve) terminou com uma igualdade a uma bola, tendo Brigido actuado todo o segundo tempo.
Realce pela negativa para o facto de o treinador Ilidio Vale não ter dado a oportunidade a Michael para se estrear com a camisola das quinas ao peito, já que foi o unico atleta não utilizado dos 18 portugueses que fizeram parte da ficha de jogo.
Esta será mais uma etapa na preparação da nossa equipa para o Campeonato do Mundo na Colômbia em Julho próximo.