Confirmam-se mais duas boas noticias para o universo Unionista, as chamadas de dois dos nossos atletas às Selecções Nacionais, no caso o central Daniel Cardoso e do guarda-redes Michael Domingues (Mica).
Michael, para os mais desatentos é o terceiro guarda-redes do plantel sénior, facto que não terá passado despercebido ao seleccionador Carlos Dinis, que entendeu chamá-lo para um estágio de preparação da Selecção Nacional Sub-18, (dias 4 e 5 de Maio), a decorrer no Estadio Nacional. Os objectivos da concentração passam pela preparação do Torneio Internacional de Lisboa de sub-18, que se disputa entre os dias 20 e 27 de Maio e conta também com as participações das formações da Alemanha, dos Estados Unidos e da Finlândia
Já Daniel foi chamado pelo seleccionador Emilio Peixe para dois encontros de cariz particular da Selecção Sub-16 frente à congénere Belga (dias 5 e 7 de Maio), em Idanha-a-Nova, onde se espera venha a somar mais duas internacionalizações às já pontuadas no Torneio Internacional de Santarém.
Este domingo a União de Leiria poderá dar um passo de gigante rumo à tão desejada subida de divisão!!! O adversário é o actual lider Olhanense e não nos esqueçamos que na próxima jornada haverá um Olhanense - Santa Clara. Segundo o diário Record assinala, nos últimos 11 encontros, a União perfez um total de 26 pontos, claramente acima de todas as outras equipas, nomeadamente dos principais competidores, Olhanense e Santa Clara (20). Aliás, na 2.ª volta, a turma de Manuel Fernandes cedeu apenas dois empates e uma derrota, o que lhe permitiu reduzir a distância para os lugares de subida. À 14.ª jornada, a União estava a 13 pontos do líder Olhanense. Agora, está a 4 e ainda vai receber a equipa de Jorge Costa.
O lateral-direito Nélson viu, na Vila das Aves, o quinto amarelo e fica de fora do decisivo jogo de domingo com o Olhanense. Ainda segundo Record, sem o habitual titular disponível, Manuel Fernandes deve optar por transferir Paulo Vinícius para a direita e fazer regressar o brasileiro Patrick ao flanco esquerdo. Num duelo particular, Cássio defronta o máximo goleador da Liga Vitalis, o também brasileiro Djalmir.
No Olhanense lateral-direito João Gonçalves sofreu uma entorse no joelho esquerdo, no jogo com o Freamunde, e deverá falhar o jogo da próxima jornada frente ao Leiria.De acordo com "O Jogo" no domingo, João Gonçalves foi substituído aos 24', entrando para o seu lugar Bruno Mestre, que deverá continuar no onze. Branquinho recupera de lesão e também vai ficar fora da convocatória para o próximo encontro.
Lucilio Baptista de Setubal vai apitar a União pela terceira vez. Após o UD LEIRIA 1-1 Santa Clara da 3ª jornada e o UD LEIRIA 3-0 Freamunde (16ª jornada) o juiz setubalense apitou uma única vez o nosso rival. Foi na 15ª jornada num jogo de má memória para o Olhanense (derrota 3-0 em Barcelos).
A União de Leiria vai disponibilizar seis mil bilhetes para o encontro de domingo, da 27.ª jornada Liga de Honra, com o Olhanense, informou hoje a SAD leiriense. Os bilhetes podem ser levantados a partir de quinta-feira nas estações de serviço da Repsol e BP da cidade, quiosque de jornais junto ao Teatro José Lúcio da Silva, Galerias Jardins do Lis e na sede da União de Leiria, instalada no Estádio Municipal de Leiria.
AVES: Rui Faria, Leandro (Sami, 75'), Sérgio Nunes, Tiago Valente, Pedro Geraldo, Vinicius (Romeu Ribeiro, 59'), Gouveia, André Carvalho, Ruben Lima (Robert, 46'), Romeu Torres e Rui Miguel.
U. LEIRIA: Ricardo, Nelson, Mamadou Tall, Luiz Carlos, Paulo Vinicius, Tiago, Marco Soares, Ouatarra (André Santos, 70'), Pedro Cervantes, Carlão (Miguel Paixão, 90'+4) e Cássio (João Pedro, 90'+1).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Romeu Torres (27'), Tiago (45'), Nelson (69'), Marco Soares (81'), Tiago Valente (82') e Carlão (90').
A nossa União Desportiva de Leiria venceu hoje no terreno do Desportivo das Aves por duas bolas a zero, em partida a contar para a 26.ª jornada da Liga de Vitalis, e reforçou ainda mais a candidatura à subida de divisão, fruto da aproximação ao Santa Clara. Com esta vitória, a equipa orientada por Manuel Fernandes soma 45 pontos, colocando-se a apenas 3 dos açoreanos, e a 4 do Olhanense que hoje goleou o Freamunde. O triunfo desta manhã foi inteiramente merecido já que a equipa de Leiria foi, de longe, a melhor equipa em campo e a que dispôs de mais e melhores oportunidades, marcando por Paulo Vinicius logo aos 4 minutos, e mais tarde por Luiz Carlos 77m (num lance com responsabilidades para Rui Faria), ambos os tentos de cabeça e na sequência de pontapés de canto. O Aves raramente mostrou argumentos para fazer face ao maior poderio técnico e físico unionista, ainda que, a espaços, tenha conseguido remeter-nos para a nossa grande área, muito embora, e verdade seja dita o controlo de jogo nunca foi por nós perdido.
Em suma excelente prestação da nossa equipa, que nos permite abordar com outra confiança a importantissima partida frente ao Olhanense no próximo Domingo pelas 11.15h da manhã.
Pedro Carvalho; Crachat, Pedro Rodrigues, Tiago Gonçalves (cap.) e Xico; Daniel Martins; Brigído (Fontes, 60 m) Cepeda e Nelson; ; João Vieira (Dany Marques, 85 m) e Camará (José Miguel, 90+1 m).
Não utilizados: Micas, Fredy, Figa e Edgar.
E. da Amadora
Treinador: Nuno Sobral.
Nuno Ferreira; João Estalagem, Evidson Mendes (César Rodrigues, 70 ), Mário Veloso (cap.) e Ernesto Nunes; João Coito; Pedro Carvalho, Diogo Serra (Mamadou Carreira, 55 m) e João Carmo (Vítor Pacheco, 80 m); Rui Ferreira e Tiago.
Não utilizados: Hélder Sá, Ricardo Caetano, Marcelo Teixeira e Luís Almeida.
Jogo na Academia de Futebol Juvenil da UDL, em Santa Eufémia.
Árbitro: Carlos Alexandre (AF Portalegre). Auxiliares: Pedro Caixinha e Natércia Velez.
intervalo: 1-1.
Golos: 1-0, João Vieira, aos 31 minutos; 1-1, Mário Veloso, 43 minutos e 2-1, por Camará, aos 46 minutos.
Acção disciplinar: cartão amarelo a Cepeda (90+3) e cartão vermelho directo para Dany Martins e Mário Veloso, ambos aos 90+3 minutos.
Este jogo entre U. de Leiria e Estrela da Amadora revestia-se de transcendente importância para a equipa leiriense, que embora só dependesse de si para a manutenção, em caso de empate ou derrota, poderia entrar em contas matemáticas com o Oeiras e o Torreense para a descida de divisão. A vitória, justa, sublinhe-se, tudo clarificou e a equipa orientada por Vitinha fez ao longo dos 90 minutos por merecer a permanência no mais alto patamar do futebol português, escalão júnior. Começou melhor o Estrela da Amadora que ao dois minutos por intermédio de Pedro Carvalho fez brilhar o seu homónimo leiriense. Aos cinco, foi Rui Ferreira que em boa posição atirou a bola ao lado da baliza adversária e aos seis foi Tiago que criou perigo. Os unionistas, só aos 13 minutos, por intermédio de Cepeda, de ângulo difícil enviou a bola às malhas laterais. Aos 18, Pedro Rodrigues num livre directo à entrada da área enviou a bola por cima da barra de Nuno Ferreira, para um minutos depois João Estalagem obrigar o guarda-redes da casa a fazer uma boa defesa. O jogo nesta fase já estava mais equilibrado e João Vieira aos 31 minutos após um passe de Cepeda, descaído pela esquerda, proporcionou ao rápido avançado da casa o golo inaugural num vistoso golpe de cabeça. Aos 35 minutos, Cepeda de cabeça enviou a bola à figura de Nuno Ferreira. O 10 da casa, livre de marcação poderia ter feito melhor, assim como João Vieira, aos 38 minutos, no seguimento de uma boa jogada individual, cujo remate foi para as mãos do “goleiro” visitante, quando muitos espectadores já contavam que fosse golo. Já perto do intervalo, no seguimento de um canto, o capitão Mário Veloso, esquecido junto ao poste direito de Pedro Carvalho, restabeleceu a igualdade.
O segundo tempo começou praticamente com o segundo golo unionista. João Vieira recuperou uma bola endossou-a a Camará que teve a calma suficiente para obter o segundo golo. A União retraiu-se um pouco, os seus jogadores actuaram pelo seguro, sem grandes aventuras nas transições ofensivas e o Estrela da Amadora só na marcação de cantos, tal como no primeiro tempo, criava alguma confusão na área leiriense. As defesas suplantavam os ataques, e aos 83 minutos, João Vieira poderia ter sentenciado o jogo, quando isolado frente a Nuno Ferreira, rematou com intencionalidade de fazer o 3-1, mas o guarda-redes defendeu com categoria.
Arbitragem positiva, embora com algumas hesitações para os dois lados.
O que disseram os técnicos: Vitinha (U. Leiria): “Foi um jogo sofrido, mas ganhámos com merecimento. Os meus jogadores revelaram grande maturidade, frente a uma equipa difícil, o que valoriza mais a nossa vitória, porque tivemos mais oportunidades de golo que o nosso adversário”, revela.
Nuno Sobral (E. da Amadora): “Vitória justíssima da U. de Leiria. Fizemos a pior exibição da época e até parecia que nós é que estávamos sujeitos à descida. Jogámos com displicência e falhou o colectivo e as rotinas de jogo a que estamos habituados”, remata.
Num estádio onde nunca perdeu a União de Leiria irá tentar diminuir, uma vez mais a distância que a separa de Olhanense e Santa Clara, sabendo antecipadamente o resultado dos açoreanos, dados que estes jogam no sábado em casa do lanterna vermelha, o Boavista :) . Por seu turno o Olhanense receberá o Freamunde.
Em três deslocações já efectuadas ao estádio do Aves, a União de Leiria venceu em duas ocasiões, tendo a ultima sido na temporada 2006/07, ainda na 1º Liga, pela martgem mínima de 0-1.
Como curiosidade refira-se que o Aves tem o 13º melhor ataque caseiro da Liga Vitalis, com 13 golos marcados. Por seu lado a União tem um dos sétimos melhores ataques forasteiros registando 12 tentos apontados. Em termos de defesas a União de Leiria tem, atenção, a melhor defesa de todo o campeonato (23 golos sofridos), tendo fora de casa somados tantos golos quantos os que o aves já marcou em casa, ou seja treze.
No Aves o defesa-central Sérgio Carvalho já treina limitações, depois de ter falhado os últimos jogos devido a um traumatismo lombar. O jogador está dado como apto para o próximo encontro.
Por sua vez Manuel Fernandes, o mentor da fantástica segunda volta unionista, não poderá contar com Pateiro, suspenso por um jogo, uma pena dado que as exibições deste atleta têm sido bastante conseguidas.
Jogo com transmissão na SportTv 1, e com início às 11H15 de domingo será apitado por Paulo Costa, árbitro que ainda há pouco mais de um mês apitou o covilhã 2-3 União de Leiria, da 22ª jornada da Liga Vitalis.
Encontrei meio perdido no youtube este video relativo a Serginho, médio centro tecnicista que integrou os quadros da nossa União Desportiva de Leiria, ainda que sem grande sucesso. No entanto é sempre bom recordar periodos agradáveis da história do nosso clube...
Esta tarde fez-se "Justiça para o Boavista" (provavelmente o conjunto mais fraco que passou por Leiria esta época). A vitória unionista reduziu a distância para o Olhanense (que tinha perdido 2 pontos em Aveiro) e deixou a equipa boavisteira na última posição da Liga Vitalis.
A ganhar desde cedo, com 2 excelentes golos de Carlão ainda na primeira parte (14' e 30'), a União de Leiria limitou-se a gerir a vantagem até ao final da partida, não tendo aproveitado as evidentes fragilidades da equipa visitante para transformar o resultado em goleada.
Grande ambiente na bancada unionista (quase cheia!) que no final da partida aplaudiu a equipa de pé, consciente de que se tinha acabado de vencer mais uma batalha das 5 que ainda faltam disputar.
A União de Leiria mantém assim a 3ª posição do campeonato, mas agora a apenas 4 pontos da equipa algarvia, que terá de visitar a cidade de Leiria daqui a 15 dias.
Para já, importa manter a senda das vitórias na deslocação à Vila das Aves, marcada para o próximo Domingo (11h15 com transmissão na SportTV) e com autocarros disponíveis mediante inscrição na sede do clube a partir de Segunda-Feira.
Wilson; Pedro Santos, Daniel Cardoso (cap.), Braz e João Faustino; Fábio Ferreira, Xico e Pacheco (Eduardo, ao intervalo); Mehnana, Nuno Colaço (Luís Pedro, 50 m) e Jardel (Dário, 60 m). Não utilizados: João Monteiro, Ruben, João Gonçalves e André Amaro.
E. da Amadora 1 Treinador: Mário Fonseca. Barata; Oliveira, Kevin, Azevedo e Diogo; Mamadu e Vítor (cap. – André, aos 30 m); Pinto e António (Alex, 60 m); Hugo (Flávio, 78 m) Não utilizados: Hélder, Mauro, Sá e Vrea.
Jogo na Academia de Futebol da UDL, em Santa Eufémia. Árbitro: Jorge Maia (AF Santarém). Auxiliares: Duarte Cerveira e Nuno Vicente.
Acção disciplinar: cartão amarelo a Daniel Cardoso (45 m), Barata (48 m) e um jogador amadorense no banco (79 m).
Após duas vitórias do Estrela da Amadora na primeira fase da prova, antevia-se um jogo bem disputado entre jogadores já com provas dadas. O facto das duas formações terem o equipamento muito parecido, motivou algumas confusões, daí os muitos passe errados que se verificaram. O Estrela entrou melhor no jogo, pressionou o último reduto da casa, vindo mesmo a beneficiar de alguns cantos. Os comandados de Kimmel só aos 23 minutos, beneficiaram de um canto que acabou por dar alguma motivação. Aos 25 minutos houve um lance de perigo e Jardel rematou forte aos 28 minutos, para aos 35, num livre o guarda-redes Barata defender com categoria.
O segundo tempo começou praticamente com o golo unionista, através de Mehnana. No seguimento de um livre marcado por Faustino, o número sete da casa aproveitou a hesitação do guarda-redes visitante e abriu o activo A história do jogo poderia ter sido outra se aos 46 minutos o árbitro tivesse mostrado a cartolina vermelha e não amarela ao guarda-redes Barata que fez falta fora da área sobre Eduardo quando este se isolava para a baliza adversária. Cinco minutos depois Daniel Cardoso de cabeça criou perigo mas a bola saiu ao lado da baliza adversária. Os amadorenses reagiram e aos 49 minutos Wilson executou excelente defesa a remate de Hugo. Os pupilos de Mário Fonseca tomaram conta do jogo e Pinto por três vezes criou grande perigo. O tento amadorense surgiu também através de um livre, que Azevedo aproveitou para bater Wilson. O domínio pertencia aos visitantes, mas aos 79 minutos, num remate violento de Xico, a bola bateu na parte interior da barra, voltou para a relva e ficou no ar a dúvida se ela bateu para além do risco de baliza. O Estrela tentou a vitória e a defesa da casa com grande coesão acabou por segurar a igualdade. Arbitragem positiva no primeiro tempo e muito irregular na etapa complementar.
O que disseram os treinadores:
Michel Kimmel (U. Leiria) “Jogo muito complicado frente a uma boa equipa. Marcámos o golo e adormecemos, tendo o Amadora tomado conta do jogo. Julgo que o resultado é justo”, refere.
Mário Fonseca (E. da Amadora): “ O resultado é inteiramente injusto porque merecíamos ter vencido. A primeira parte foi fraca porque as equipas se encaixaram. Já no segundo tempo o domínio foi nosso e com grande atitude procurámos a vitória”, remata.
O motivo principal que me levou a escrever este post deve-se ao facto de ter encontrado um cromo autografado de Michael Kimmel, então no Fortuna de Dusseldorf, supostamente na época 1988/89 encontra-se à venda no ebay por 2,28 Euros. Kimmel nasceu em Neuwied, Alemanha a 8 de Janeiro de 1966. Da sua carreira na Alemanha sabe-se que jogou no Fortuna Dusseldorf, outrora equipa com algum destaque no futebol germânico, clube pelo actual actuou na 1ª Bundesliga. Jogou também no FC Homburg, não confundir com o Hamburgo. No Homburg Kimmel actuou duas épocas na 2ª divisão germância antes de vir para Portugal no Verão de 92.
Casado com uma cidadâ portuguesa natural dos arredores de Leiria, Kimmel assentou arraiais na cidade do Lis, tornando-se peça fundamental do meio-campo leiriense nas quatro época seguintes, fazendo uma dupla extremamente combativa juntamente com o argentino Gabriel Gervino. No final da época 95/96 saiu da União juntamente com Abel, outra grande referência unionista e o keeper Manuel Lavos , indo todos jogar para "trás do sol posto" ou seja para os serranos do Vila Real, que então apostava em subir à 2ª Divisão de Honra.
Apenas durou um ano a aventura na serra de Kimmel, regressendado em 97 à região de Leiria, representando em duas épocas consecutivas o Beneditense, que então militava na 2ª divisão B. Em 99 e já com 33 anos vestiu a camisola do modesto Bidoeirense. Nele manteve-se até final da época 2000/01 altura em que pendurou as botas.
Actualmente Kimmel trabalha na zona de Leiria e treina pela segunda vez os juvenis da União de Leiria que neste momento disputam a 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis.
Kimmel é daqueles jogadores que deixou saudades!!!! GRANDE KIMMEL!!!!
Mais um jogo, mais uma final! O Boavista, é uma equipa em ruina, apesar de ter ganho o ultimo jogo frente ao Freamunde (2-1) o comportamento dos jogadores foi sintomático do ambiente que se vive no balneário axadrezado. Aos 41 minutos de jogo Adriano viu o vermelho por palavras dirigidas ao árbitro. João Tomás não gostou da atitude do seu companheiro e manifestou o seu desagrado empurrando o avançado brasileiro que retribuiu o "encosto".
Seis vitórias unionistas, oito empates e apenas duas derrotas, este é o histórico de confrontos entre leirienses e boavisteiros realizados na cidade do lis. Em dezasseis jogos a União marcou 13 golos e sofreu 8. Apesar dos resultados serem favoráveis a União já nao vence o Boavista no Magalhães Pessoa desde a época 2003/04. Aliás nos três ultimos encontros registou-se um empate a zeros.
Nos boavisteiros Djibril, Araújo e Bemvindo lesionados e Pedro Moreira e Adriano castigados não entram nos planos do técnico Rui Bento para o duelo de domingo.
Márcio continua lesionado sendo que Patrick e Furtado ganham ritmo para poderem ser opções para Manuel Fernandes.
Relativamente aos concorrentes pela subida, o Olhanense entra em campo no domingo de manhã, ás 11H15, jogando em Aveiro frente ao Beira-Mar, numa partida que poderá ser acompanhado na SportTv. Já o Santa Clara recebe o Varzim, às 16H dos Açores, 17H no continente, ou seja uma hora após o início do Uniao de Leiria-Boavista.
O árbitro será Carlos Xistra, de Castelo Branco, juiz que esta época ainda não apitou jogos da União de Leiria.
Depois das exibições que puseram os cabelos em pé até ao mais calmo dos adeptos leirienses, Cadú da Silva continua a merecer destaque pela negativa. Sem clube, está no Brasil a treinar-se numa academia e a "curtir" a família. O futebol agradece!!!
"Lançado no futebol pelo Vasco, o atacante Cadu não teve sorte com os cartolas do exterior. O jogador já passou por algumas situações complicadas fora do Brasil. Na última delas, foi negado em um clube de Israel, onde chegou contundido. Hoje ele treina, sem clube, em uma academia particular na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Logo que saiu do Vasco, em 2004, Cadu foi jogar no Germinal Beerschot, onde foi campeão da Copa da Bélgica. Assim como os demais jogadores, deveria receber uma premiação financeira pelo título, mas não foi exatamente que aconteceu. Em entrevista, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM, ele explicou a situação. - Foi estranho. Nós vencemos a Copa da Bélgica e, como eu era emprestado pelo Vasco, voltei ao Brasil. Prometeram que depositariam o valor combinado pelo título na nossa conta. Mas, ainda lá, disseram que só os jogadores que tivessem mais de 32 anos receberiam. Na época eu tinha 22, então estou esperando até hoje – afirmou Cadu, hoje com 26 anos, desolado.
Após a passagem pela Bélgica, o atacante foi jogar no União Leiria, de Portugal. Lá, ele ficou por três anos e, em julho do ano passado, se transferiu para o Hatta Club, dos Emirados Árabes. Com um contrato de um ano, ele só cumpriu a metade por conta de uma lesão. Como queria se tratar no Brasil (a recuperação duraria um mês), o presidente do Hatta o dispensou. Assim que retornou, Cadu recebeu uma proposta para jogar em Israel, no final do mês de fevereiro. No entanto, no Beitar Jerusalém ele não teve muita sorte. - Eu cheguei em Israel contundido e os dirigentes já sabiam. Mas o presidente não. Ele achou que eu ia ficar apenas mais dez dias em tratamento, mas o mínimo para a minha recuperação, que eu queria fazer no Brasil, eram três semanas. Ele ainda disse que eu não receberia enquanto não voltasse para lá – explicou. Depois da tentativa frustrada, o atacante retornou ao Rio, onde treina sozinho em uma academia particular. Sem querer revelar nomes, o jogador confirmou que já recebeu sondagens de alguns clubes do Brasil e também de times da Turquia, Suíça e até mesmo de Israel." Quem levará a fava??