Num artigo de opinião, pede-se ao "opinador" que teça as suas considerações sobre determinado assunto. A um "opinador" que tem formação jornalística (bem diferente de ser jornalista!), exige-se, no mínimo, que procure factos para sustentar as suas "opiniões".
Miguel Sousa Tavares, no seu artigo de opinião, publicado no jornal "A BOLA" da passada terça-feira (26 de Maio), obrigado que estava a comentar a actualidade desportiva, no capítulo das promoções e despromoções, bem ao seu estilo, procura descredibilizar e desprestigiar a subida à Liga Sagres daquela que foi considerada por muitos (gente que percebe de "bola") a melhor equipa da Liga Vitalis.
Começando por apelidar a U. Leiria de "campeão crónico do menor número de espectadores no estádio", ignorou, propositadamente ou não, os casos do Estrela da Amadora, da Naval, do Rio Ave, do Paços de Ferreira, todos eles com médias de assistência inferiores à U. Leiria. Refira-se que a última partida do Estrela da Amadora na condição de visitado foi presenciada, "a olho", por 592 espectadores. A U. Leiria detém o recorde de assistências na Liga Vitalis, com 8920 espectadores no U. Leiria X Feirense.
Continuando o chorrilho de disparates, aponta à U. Leiria falta de sustentabilidade económica e incapacidade de sobrevivência financeira sem o apoio crónico da autarquia. Mais uma vez opta pelo ataque fortuito e em pleno desconhecimento de causa. Pois fique sabendo, e é público pela lista recentemente divulgada pelos órgãos de comunicação social, que a U. Leiria tem um passivo de "apenas" 2 milhões de euros, mais baixo que qualquer clube da Liga Sagres e o 7º mais alto da Liga Vitalis, atrás de clubes como o Beira-Mar, o Gil Vicente e o própio Santa Clara. Ao contrário de grande parte dos clubes, aqui os salários são pagos a tempo e horas. Inexiste também o tal apoio crónico da autarquia, a não ser que se refira ao "favor" que nos fizeram de construir um estádio completamente desproporcionado à realidade local e às necessidades dos clubes da região, entre os quais a U. Leiria, e no qual a SAD da U. Leiria paga para jogar e para treinar. Preferia eventualmente a promoção da equipa Açoreana, com uma média de espectadores inferior à U. Leiria, com um passivo 5x superior e com uma simbólica contribuição do Governo Regional dos Açores de 2.308.000€, sim DOIS MILHÕES TREZENTOS E OITO MIL EUROS!!
Não satisfeito, refere-se aos adeptos que se deslocaram a Aveiro como "duzentos ou trezentos corajosos". Eram certamente mais de um milhar de adeptos, que se juntaram mais tarde aos muitos milhares que em Leiria celebravam efusivamente desde o apito final do Beira-mar X União de Leiria.
O tom jocoso e indecoroso com que se refere ao grande obreiro da subida - o técnico Manuel Fernandes, nem merece qualquer comentário, pois retrata bem a sua forma de escrever: apalhaçada e sem qualquer interesse.
Resta pedir-lhe encarecidamente que se dedique apenas aos seus romances e a livrar-se das frequentes acusações de plágio de que tem sido alvo...
Ainda a acordar do sonho da subida, a União de Leiria parte esta sexta-feira para França onde irá participar este fim de semana no Torneio Internacional 'A Reconquista'.
A localidade de Saint-Maur des Fosses ("cidade-irmã" de Leiria), organizadora do torneio, vai receber ainda uma selecção do Rio de Janeiro, treinada pelo antigo jogador do Benfica, Valdo e a Selecção Alfa, composta por atletas amadores portugueses em França.
O vencedor só vai ser conhecido no domingo, dia em que se realiza a final do torneio e o plantel leiriense entra depois em férias.
Todas as informações sobre o Torneio, aqui (para quem domina o francês!)
O Departamento de Futebol Juvenil da União Desportiva de Leiria agendou um periodo de captações para Futebol de 11, 7 e de 5, nos seus mais diversos escalões. O local será, naturalmente a Academia União Desportiva de Leiria sita em Santa Eufémia, Leiria.
As captações iniciam-se já este Sabado pelas 15h com os escalões de Juvenis e Juniores.
Jovem, esta pode ser a tua oportunidade, só tens de saber agarrá-la. Aparece e traz contigo um amigo. AGENDA DAS CAPTAÇÕES
Sabado 30 Maio 15hTreinos para Juvenis (atletas nascidos 93/94) e Juniores (atletas nascidos 91/92)
Sabado 6 Junho 9.30h Treinos para Iniciados (atletas nascidos 95/96) Sabado 6 Junho 15h Treinos Juvenis (atletas nascidos 93/94) e Juniores (atletas nascidos 91/92)
Sabado 13 Junho 10h-12h 16-18hTreinos para Sub-12 e Sub-13 (atletas nascidos em 97/98)
Sabado 20 Junho 10-12h 16-18hTreinos para Escolas e Escolinhas (atletas nascidos em 99/00/01/02/03)
Ficou demonstrada inequivocamente, (se dúvidas ainda houvesse), a superioridade qualitativa da nossa equipa, face aos restantes conjuntos ds liga Vitalis. (perdoa-me Olhanense).
Os cerca de mil adeptos (sortudos), que se deslocaram a Aveiro puderam presenciar uma primeira parte personalizada e de elevado nivel por parte do nosso conjunto. Os tentos de Carlão e Cassio (2), pareciam colocar ponto final na contenda, no entanto os locais apresentaram-se bem mais perigosos no segundo tempo, conseguindo reduzir a 10 minutos do final para a diferença minima, nos minutos finais assistimos à pressão aveirense, bem como aos 10 minutos mais longos de todas as nossas vidas.
Pelo mais a destacar o tento Feirense, saudado como se de um nosso se tratasse (fabulosa a interactividade com os jogadores em campo nesse preciso momento).
Com o final, houve direito a invasão de campo, muitos festejos e abraços, e a certeza, de que para o ano, lá estaremos para dificultar a vida aos restantes 15 elementos da liga da sagres.
Nos próximos dias serão colocadas mais imagens da festa aqui..
30ª e última jornada da Liga Vitalis. Depois de uma primeira volta paupérrima, a U. Leiria chega à última jornada com legítimas possibilidades de subir ao mais alto escalão do futebol português. Apesar de depender de terceiros para assegurar a promoção, ninguém lhe poderá tirar o "título" de campeã da segunda volta da LigaVitalis. Decorridas 14 jornadas da segunda metade da prova, a equipa soma 32 pontos, mais 6 do que o Olhanense, resultado de 10 vitórias, 2 empates e duas derrotas. Uma segunda volta quase perfeita, que a União vai querer coroar com uma vitória em Aveiro, restando-lhe aguardar por um "tropeço" da equipa açoreana em Sta. Maria da Feira, bastando que esta perca pontos.
No entanto, no quadro geral a U. Leiria encontra-se a 1 ponto do Santa Clara (2º lugar) e com desvantagem no confronto directo, o que obriga a fazer contas.
"Foram 16 jogos sem perder. É excelente. Mas vamos lutar até ao fim com dignidade e esperar por domingo. Vamos fazer tudo para subir. Em primeiro lugar temos de resolver o nosso problema com o Beira-Mar e, depois, esperar pelos outros acontecimentos", salientou o técnico leiriense.
Para esta última jornada, o técnico Manuel Fernandes não poderá contar com o médio Pedro Cervantes, que completou uma série de 5 cartões amarelos com o Feirense. A par desta impossibilidade encontram-se ainda a recuperar de lesões Marco Soares, Nélson e Carlão, sendo que este último deverá estar recuperado até Domingo. Luís Carlos, que cumpriu castigo frente ao Feirense, deverá voltar ao onze, para formar dupla com o Mamadou.
Independentemente do resultado que se conseguir, esta equipa merece o apoio de todos os adeptos em Aveiro este Domingo.
Realce-se que a U. Leiria disponibiliza transporte gratuito para todos os adeptos que pretendam deslocar-se a Aveiro (com bilhete assegurado para todos os que reservarem lugar nos autocarros), sendo que, para todos os que optarem por viajar em veículo próprio, o ingresso poderá ser adquirido por apenas 4 Euros na quinta-feira (21 de Maio) na sede do clube, e até Sábado (23 de Maio) no Stand da UDL na Feira de Maio.
Faltam 90 minutos de futebol em Aveiro e 90 minutos em Santa Maria da Feira. Resta-nos acreditar...
É já no próximo Sabado à tarde pelas 17h que a nossa equipa de Juvenis B defronta em Albergaria-dos-Doze no Estádio do Arcuda a equipa juvenil A do Vieirense, numa partida em que está em disputa a Taça Distrital da categoria, "caneco" que uma equipa nossa não vençe há já vários anos.
Estão convidados pois todos os sócios, adeptos e simpatizantes do nosso clube para irem dar uma força extra aos nossos rapazes, naquele que se antevê um confronto muito bem disputado e emocionante.