uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



As nossas "Jóias da Coroa" - Capítulo I

Vou iniciar uma série de artigos que vão apresentar aqueles que no meu entender são as jovens promessas que existem nos diversos Escalões de Formação da União de Leiria.
E uma vez que os Juniores são a equipa que ainda se encontra em competição, assim como o Escalão onde existem alguns jogadores de qualidade que se aprestam para concluir o seu processo de formação e abandonar o clube, nada melhor do que começar por esta equipa.
Assim o Capítulo que abre esta série diz respeito ao Sousa - "O grande capitão".

Nome:André Manuel Pinheiro Sousa
Data de Nascimento: 1 de Janeiro de 1987 (19 anos)
Naturalidade: Leiria
Altura:1,81 m
Peso: 75 Kg
Posição: Defesa Central

Em Setembro de 1995 surgia nos treinos das Escolas da União de Leiria o Sousa, e no nosso clube se manteve até hoje, nunca tendo conhecido outro clube e passando por todos os Escalões de Formação e em todos eles usando a braçadeira de Capitão.
Isto por si só retrata desde logo o perfil daquele que é sem dúvida o jogador mais emblemático que integra as equipas jovens da União de Leiria.
A nível desportivo, o Sousa é a referência defensiva da equipa, mas não só. É a voz de comando que se ouve em campo, é o homem que reune a equipa e diz as últimas palavras antes do jogo começar. E depois é ele quem lá atrás, e qual bombeiro, vai tentando apagar todos os "fogos", que surgem tanto pelo ar como pelo solo.
É um jogador com níveis de combatividade e agressividade assinaláveis e que fruto do seu posicionamento, visão e leitura de jogo e da capacidade de antecipação e de se impor no jogo aéreo vai matando à nascença os lances de perigo para a nossa baliza.
É um jogador com bons índices técnicos, revelando grande eficácia ao nível da recepção e do passe, possuindo ainda um bom remate, que usa por vezes na marcação de livres em zona frontal.
Integra também os lances de bola parada a favor, subindo à área adversária e marcando alguns golos na sequência desses lances.
Ainda dentro de campo é de realçar a sua atitude disciplinar, sendo um exemplo de fair-play e de respeito, tanto para com os árbitros, como para com os adversários e colegas de equipa.
No balneário é uma das vozes mais activas e respeitadas, sendo ele quem dá o "grito de guerra" antes de se entrar em campo.

Fora de campo, o Sousa é também um exemplo a seguir, pois sempre conseguiu conciliar o Futebol com a sua vida Académica, encontrando-se a frequentar o 1º ano de Engenharia Electrotécnica na ESTG, nunca tendo reprovado.

Outros dados curiosos têm a ver com o facto de o Sousa ser um dos atletas dos juniores que treinava com os Séniores com grande regularidade, tendo inclusivé jogado alguns minutos pela equipa sénior do Leiria, num jogo treino contra o Bidoeirense na pré-temporada da época 2005/2006. Mas já na pré-temporada da época 2004/2005 havia sido convocado por Vítor Pontes para participar no Torneio de Abrantes, onde participavam as equipas da União de Leiria, Académica, Estrela da Amadora e o Abrantes.
O jogador foi parte integrante de todas as Selecções Distritais e foi chamado por uma vez a um estágio de observação da Selecção Nacional de Sub18.

Por tudo isto, mas acima de tudo porque penso que o jogador tem potencial e uma grande margem de progressão, penso que este atleta reune as condições para integrar o palntel principal da União de Leiria e quem sabe vir a tornar-se um dia no nosso novo Grande Capitão.

Etiquetas:

posted by Min@ @ 11:45 da tarde,

25 Comments:

At 1:38 da manhã, Anonymous PETZL said...

Excelente artigo Min@!

De facto, o Sousa foi um jogador com quem fiquei especialmente admirado nos jogos de juniores a que assisti. Embora não seja especialmente forte fisicamente, a sua presença em campo é fortíssima.
É um verdadeiro central! E ainda por cima capitão...

Fabuloso jogo aquele que fez recentemente contra o Farense!
Pelos anos que tem "de União ao peito" tem de certeza amor à camisola e ao simbolo que enverga.
Pode, deve e merece uma oportunidade na equipa sénior.
É preciso é que haja abertura para isso...

 
At 8:55 da manhã, Anonymous ENCAF said...

A melhor definição para o grande capitão que é o Sousa: Querer, Raça e Empenho. Bem hajas, Sousa!
Só espero que te deixem ser o natural herdeiro do João Paulo!!
Obrigado.

 
At 9:38 da manhã, Anonymous Juiggy said...

Min@, tiveste uma optima ideia. Pessoalmente não conheço os jogadores das camadas mais jovens do Leiria, pk só tenho acompanhado mais de perto os Séniores de Futebol e de Futsal. Por isso, acho estes artigos optimos! Continua!!

 
At 11:03 da manhã, Anonymous Luis Joaquim said...

Excelente contruibuto!

Este Min@ não brinca em serviço ;)

 
At 11:32 da manhã, Anonymous NSC said...

Excelente blog.

Não o conhecia, mas vou colocá-lo certamente nos links do Futebol de Ataque, até por causa do nosso carácter descentralizador... :-)

Se quiseres dá um salto até ao nosso blog.

Abraços e continuação de bom trabalho!

 
At 3:56 da tarde, Anonymous carlos serra said...

Parabéns por mais este contributo para o engrandecimento do clube, excelente.
Relativamente ao Sousa, não tenho tido oportunidade de acompanhar esta equipa, no entanto pelo que ouvi trata-se de um bom jogador e fico a torcer pelo seu sucesso. Os atletas da formação devem ser sempre acarinhados e custa-me ver tantas criticas aos jogadores que sobem da formação, como por exemplo o Laranjeiro.
Fico á espera do próximo trabalho, não parem

 
At 7:36 da tarde, Anonymous mozdn said...

NOs 3 jogos que vi dos Juniores este ano. o Sousa sempre se destacou na equipa.... tambêm ambiciono vê-lo no plantel principal...Precisamos de um novo Capitão embrenhado na mistica do clube....
Excelente artigo Min@

 
At 12:01 da tarde, Anonymous mozdn said...

Os teus e nossos desejos parecem materializar-se Min@

In "A Bola"


Juniores podem ser promovidos

Ao abrigo da obrigatoriedade de os clubes inscreverem, na próxima época, quatro jogadores por si formados, o União deverá promover dois juniores à equipa principal: Sousa e Edgar. O primeiro é defesa-central, capitão de equipa, e treinou-se algumas vezes, durante a época finda, com o plantel sénior. Já Edgar é um médio de características ofensivas e marcou 19 golos ao serviço do União no nacional de juniores

 
At 12:07 da tarde, Anonymous PETZL. said...

Era de facto uma excelente notícia!

 
At 12:26 da tarde, Anonymous czar said...

o bartolomeu ten k dar 1 passeo a terra natal dele alqueidao da serra ten bom jogadores juniors,sempre teve.

 
At 10:12 da tarde, Anonymous ENCAF said...

Em resposta ao Czar: não tem nada que saber ... é só dizeres a esses atletas para virem às captações para as equipas de iniciados, juvenis e juniores que o UDL vai levar a efeito no próximo sábado, dia 3 de Junho, pelas 15h30m, no campo relvado do Pilado, na Marinha Grande.
Se a qualidade lá estiver, ... na próxima época estarão a disputar os campeonatos nacionais da 1ª divisão do escalão etário respectivo.
É que o UDL é o único clube dos distritos de Leiria e de Santarém a conseguir esse feito.
VIVA O UDL

 
At 12:47 da tarde, Anonymous Nop1 said...

O Sousa é um grande jogador e acho que seria de valor aproveita-lo para o ano na equipa Sénior. Este sim, mostra grande amor pela camisola e dá valor ao seu clube. Força Leiria

 
At 10:57 da tarde, Anonymous Márcio Menino said...

Epa eu realmente, conheço muito bem o André, embora nunca tenha visto o homem a jogar nos juniores, é certo que assisti a todos os jogos na escola por ele feitos. E tenho de concordar que o André, é d facto um grande jogador, que nos momentos de maior tensão é capaz de manter a serenidade, e de dar coragem e animo a kalker ekipa. Fikem bem, e aposto que s td correr bem, em breve o André Sousa, tb conhecido por "FINO", é um mais valor para kalker ekipa. PTT

 
At 8:47 da manhã, Anonymous czar said...

aposto daqui a uns anos vai pro dragoes e em resposta o encaf e 1 bocado deficil vivo na australia!

 
At 10:34 da manhã, Anonymous Fabio said...

Ganda "fino"... o proximo passo é ser capitao dos seniors!
Continuaçoes...

Fábio Gameiro

 
At 11:22 da manhã, Anonymous PETZL said...

Domingos Paciência, técnico da U. Leiria, deve observar nas próximas semanas a equipa de juniores do clube, aliás, a exemplo do que têm feito treinadores de outros emblemas da Liga.

A eventual necessidade de chamar ao plantel principal jogadores formados no clube ao longo da nova temporada pode apressar a integração de atletas como o central Sousa ou o avançado Edgar.

Mas os médios Igor e Paulo Ribeiro também podem vir a merecer uma oportunidade de mostrar qualidades no estágio de pré-temporada que vai decorrer em Quiaios.


in "Record"

 
At 8:23 da tarde, Anonymous Nop1 said...

Como o Hugo já n deve vir pa Leiria deve ter lugar na próxima época o Sousa. Espero que tudo lhe corra bem. Força Leiria!!

 
At 11:17 da tarde, Anonymous s-type said...

grande Sousa! um Patrão na defesa, parece-me o grande sucessor para o nosso capitão!

kto aos 4 juniores nos sérios, para além do Sousa, do Edgar e do Igor, gostava também de ver lah o Casca, esta época não sei se vi algum jogo dele, mas a época passada vi mtos jogos dele, e nota-se k tá ali um jogador com imensas qualidades para um jogador dakela posição, kem sabe se não teremos ali um grande matador k sempre nos fez falta nos séniores!

 
At 11:53 da tarde, Anonymous PETZL said...

O Casca esteve lesionado... jogou pouco esta época penso eu.

 
At 9:03 da tarde, Anonymous pires said...

parabéns tu mereces pela tua qualidade tanto dentro como fora de campo. es um gande jogador

 
At 3:35 da tarde, Anonymous mike3 said...

Há alguém que me possa dizer algo sobre o júnior ( de último ano creio) de nome Fábio Dias (avançado)?

 
At 4:18 da tarde, Anonymous Pi 100 Pé said...

É posso-te dizer que ele é louro e bem constituído...que queres de facto saber, é que isso de algo é muito vago...

 
At 7:09 da tarde, Anonymous PETZL said...

LOLOLOL.... Por acaso!

 
At 11:39 da manhã, Anonymous Mike3 said...

Ok!
Quis dizer "algo" de futebolisticamente falando, ou não seria o tema que se estava a falar?
O que pertendi saber éra como é que ele é em termos de jogador.


Ps.PTZL os Lololo... guarda-os para ti.

 
At 12:11 da tarde, Anonymous PETZL said...

Mike: estamos um bocado sensíveis nao?

Relaxa rapaz...

P.S. Não é "pertendi", mas sim "pretendi". E "éra" obviamente que não tem acento...

Cumprimentos!

 

Enviar um comentário

<< Home