As nossas "Jóias da Coroa" - Capítulo I
quinta-feira, maio 25, 2006
Vou iniciar uma série de artigos que vão apresentar aqueles que no meu entender são as jovens promessas que existem nos diversos Escalões de Formação da União de Leiria.
E uma vez que os Juniores são a equipa que ainda se encontra em competição, assim como o Escalão onde existem alguns jogadores de qualidade que se aprestam para concluir o seu processo de formação e abandonar o clube, nada melhor do que começar por esta equipa.
Assim o Capítulo que abre esta série diz respeito ao Sousa - "O grande capitão".
Nome:André Manuel Pinheiro Sousa
Data de Nascimento: 1 de Janeiro de 1987 (19 anos)
Naturalidade: Leiria
Altura:1,81 m
Peso: 75 Kg
Posição: Defesa Central
Em Setembro de 1995 surgia nos treinos das Escolas da União de Leiria o Sousa, e no nosso clube se manteve até hoje, nunca tendo conhecido outro clube e passando por todos os Escalões de Formação e em todos eles usando a braçadeira de Capitão.
Isto por si só retrata desde logo o perfil daquele que é sem dúvida o jogador mais emblemático que integra as equipas jovens da União de Leiria.
A nível desportivo, o Sousa é a referência defensiva da equipa, mas não só. É a voz de comando que se ouve em campo, é o homem que reune a equipa e diz as últimas palavras antes do jogo começar. E depois é ele quem lá atrás, e qual bombeiro, vai tentando apagar todos os "fogos", que surgem tanto pelo ar como pelo solo.
É um jogador com níveis de combatividade e agressividade assinaláveis e que fruto do seu posicionamento, visão e leitura de jogo e da capacidade de antecipação e de se impor no jogo aéreo vai matando à nascença os lances de perigo para a nossa baliza.
É um jogador com bons índices técnicos, revelando grande eficácia ao nível da recepção e do passe, possuindo ainda um bom remate, que usa por vezes na marcação de livres em zona frontal.
Integra também os lances de bola parada a favor, subindo à área adversária e marcando alguns golos na sequência desses lances.
Ainda dentro de campo é de realçar a sua atitude disciplinar, sendo um exemplo de fair-play e de respeito, tanto para com os árbitros, como para com os adversários e colegas de equipa.
No balneário é uma das vozes mais activas e respeitadas, sendo ele quem dá o "grito de guerra" antes de se entrar em campo.
Fora de campo, o Sousa é também um exemplo a seguir, pois sempre conseguiu conciliar o Futebol com a sua vida Académica, encontrando-se a frequentar o 1º ano de Engenharia Electrotécnica na ESTG, nunca tendo reprovado.
Outros dados curiosos têm a ver com o facto de o Sousa ser um dos atletas dos juniores que treinava com os Séniores com grande regularidade, tendo inclusivé jogado alguns minutos pela equipa sénior do Leiria, num jogo treino contra o Bidoeirense na pré-temporada da época 2005/2006. Mas já na pré-temporada da época 2004/2005 havia sido convocado por Vítor Pontes para participar no Torneio de Abrantes, onde participavam as equipas da União de Leiria, Académica, Estrela da Amadora e o Abrantes.
O jogador foi parte integrante de todas as Selecções Distritais e foi chamado por uma vez a um estágio de observação da Selecção Nacional de Sub18.
Por tudo isto, mas acima de tudo porque penso que o jogador tem potencial e uma grande margem de progressão, penso que este atleta reune as condições para integrar o palntel principal da União de Leiria e quem sabe vir a tornar-se um dia no nosso novo Grande Capitão.
Etiquetas: futeboljuvenil
posted by Min@ @ 11:45 da tarde,
25 Comments:
- At 1:38 da manhã, said...
-
Excelente artigo Min@!
De facto, o Sousa foi um jogador com quem fiquei especialmente admirado nos jogos de juniores a que assisti. Embora não seja especialmente forte fisicamente, a sua presença em campo é fortíssima.
É um verdadeiro central! E ainda por cima capitão...
Fabuloso jogo aquele que fez recentemente contra o Farense!
Pelos anos que tem "de União ao peito" tem de certeza amor à camisola e ao simbolo que enverga.
Pode, deve e merece uma oportunidade na equipa sénior.
É preciso é que haja abertura para isso... - At 8:55 da manhã, said...
-
A melhor definição para o grande capitão que é o Sousa: Querer, Raça e Empenho. Bem hajas, Sousa!
Só espero que te deixem ser o natural herdeiro do João Paulo!!
Obrigado. - At 9:38 da manhã, said...
-
Min@, tiveste uma optima ideia. Pessoalmente não conheço os jogadores das camadas mais jovens do Leiria, pk só tenho acompanhado mais de perto os Séniores de Futebol e de Futsal. Por isso, acho estes artigos optimos! Continua!!
- At 11:03 da manhã, said...
-
Excelente contruibuto!
Este Min@ não brinca em serviço ;) - At 11:32 da manhã, said...
-
Excelente blog.
Não o conhecia, mas vou colocá-lo certamente nos links do Futebol de Ataque, até por causa do nosso carácter descentralizador... :-)
Se quiseres dá um salto até ao nosso blog.
Abraços e continuação de bom trabalho! - At 3:56 da tarde, said...
-
Parabéns por mais este contributo para o engrandecimento do clube, excelente.
Relativamente ao Sousa, não tenho tido oportunidade de acompanhar esta equipa, no entanto pelo que ouvi trata-se de um bom jogador e fico a torcer pelo seu sucesso. Os atletas da formação devem ser sempre acarinhados e custa-me ver tantas criticas aos jogadores que sobem da formação, como por exemplo o Laranjeiro.
Fico á espera do próximo trabalho, não parem - At 7:36 da tarde, said...
-
NOs 3 jogos que vi dos Juniores este ano. o Sousa sempre se destacou na equipa.... tambêm ambiciono vê-lo no plantel principal...Precisamos de um novo Capitão embrenhado na mistica do clube....
Excelente artigo Min@ - At 12:01 da tarde, said...
-
Os teus e nossos desejos parecem materializar-se Min@
In "A Bola"
Juniores podem ser promovidos
Ao abrigo da obrigatoriedade de os clubes inscreverem, na próxima época, quatro jogadores por si formados, o União deverá promover dois juniores à equipa principal: Sousa e Edgar. O primeiro é defesa-central, capitão de equipa, e treinou-se algumas vezes, durante a época finda, com o plantel sénior. Já Edgar é um médio de características ofensivas e marcou 19 golos ao serviço do União no nacional de juniores - At 12:07 da tarde, said...
-
Era de facto uma excelente notícia!
- At 12:26 da tarde, said...
-
o bartolomeu ten k dar 1 passeo a terra natal dele alqueidao da serra ten bom jogadores juniors,sempre teve.
- At 10:12 da tarde, said...
-
Em resposta ao Czar: não tem nada que saber ... é só dizeres a esses atletas para virem às captações para as equipas de iniciados, juvenis e juniores que o UDL vai levar a efeito no próximo sábado, dia 3 de Junho, pelas 15h30m, no campo relvado do Pilado, na Marinha Grande.
Se a qualidade lá estiver, ... na próxima época estarão a disputar os campeonatos nacionais da 1ª divisão do escalão etário respectivo.
É que o UDL é o único clube dos distritos de Leiria e de Santarém a conseguir esse feito.
VIVA O UDL - At 12:47 da tarde, said...
-
O Sousa é um grande jogador e acho que seria de valor aproveita-lo para o ano na equipa Sénior. Este sim, mostra grande amor pela camisola e dá valor ao seu clube. Força Leiria
- At 10:57 da tarde, said...
-
Epa eu realmente, conheço muito bem o André, embora nunca tenha visto o homem a jogar nos juniores, é certo que assisti a todos os jogos na escola por ele feitos. E tenho de concordar que o André, é d facto um grande jogador, que nos momentos de maior tensão é capaz de manter a serenidade, e de dar coragem e animo a kalker ekipa. Fikem bem, e aposto que s td correr bem, em breve o André Sousa, tb conhecido por "FINO", é um mais valor para kalker ekipa. PTT
- At 8:47 da manhã, said...
-
aposto daqui a uns anos vai pro dragoes e em resposta o encaf e 1 bocado deficil vivo na australia!
- At 10:34 da manhã, said...
-
Ganda "fino"... o proximo passo é ser capitao dos seniors!
Continuaçoes...
Fábio Gameiro - At 11:22 da manhã, said...
-
Domingos Paciência, técnico da U. Leiria, deve observar nas próximas semanas a equipa de juniores do clube, aliás, a exemplo do que têm feito treinadores de outros emblemas da Liga.
A eventual necessidade de chamar ao plantel principal jogadores formados no clube ao longo da nova temporada pode apressar a integração de atletas como o central Sousa ou o avançado Edgar.
Mas os médios Igor e Paulo Ribeiro também podem vir a merecer uma oportunidade de mostrar qualidades no estágio de pré-temporada que vai decorrer em Quiaios.
in "Record" - At 8:23 da tarde, said...
-
Como o Hugo já n deve vir pa Leiria deve ter lugar na próxima época o Sousa. Espero que tudo lhe corra bem. Força Leiria!!
- At 11:17 da tarde, said...
-
grande Sousa! um Patrão na defesa, parece-me o grande sucessor para o nosso capitão!
kto aos 4 juniores nos sérios, para além do Sousa, do Edgar e do Igor, gostava também de ver lah o Casca, esta época não sei se vi algum jogo dele, mas a época passada vi mtos jogos dele, e nota-se k tá ali um jogador com imensas qualidades para um jogador dakela posição, kem sabe se não teremos ali um grande matador k sempre nos fez falta nos séniores! - At 11:53 da tarde, said...
-
O Casca esteve lesionado... jogou pouco esta época penso eu.
- At 9:03 da tarde, said...
-
parabéns tu mereces pela tua qualidade tanto dentro como fora de campo. es um gande jogador
- At 3:35 da tarde, said...
-
Há alguém que me possa dizer algo sobre o júnior ( de último ano creio) de nome Fábio Dias (avançado)?
- At 4:18 da tarde, said...
-
É posso-te dizer que ele é louro e bem constituído...que queres de facto saber, é que isso de algo é muito vago...
- At 7:09 da tarde, said...
-
LOLOLOL.... Por acaso!
- At 11:39 da manhã, said...
-
Ok!
Quis dizer "algo" de futebolisticamente falando, ou não seria o tema que se estava a falar?
O que pertendi saber éra como é que ele é em termos de jogador.
Ps.PTZL os Lololo... guarda-os para ti. - At 12:11 da tarde, said...
-
Mike: estamos um bocado sensíveis nao?
Relaxa rapaz...
P.S. Não é "pertendi", mas sim "pretendi". E "éra" obviamente que não tem acento...
Cumprimentos!