uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Mário Artur regressa a casa

O ex-treinador do Beira Mar de Monte Gordo, Mário Artur Borges Oliveira, conhecido no mundo do futebol simplesmente por Mário Artur está de regresso à nossa União de Leiria, desta feita não para jogar, mas sim para coadjuvar Paulo Duarte no comando técnico da equipa de séniores de futebol.
Mário Artur nasceu em Moçambique a 14/05/1969 e o seu primeiro clube em Portugal foi o Campomaiorense, clube onde atingiu notoriedade na época 1990/91 ingressando na época seguinte na União de Leiria onde esteve durante 8 épocas.
Nas duas primeiras épocas ao serviço do nosso clube sentiu algumas dificuldades em se afirmar. Jogava mais adiantado no terreno e confesso que não era nada apreciador das suas qualidades nessa altura. Ainda me lembro da quantidade de vezes que os sócios o apupavam aquando das suas incursões e cruzamentos falhados . Até que na época de 93/94 recua no terreno com Manuel Cajuda, tornando-se um lateral-médio, posição que lhe assentou que nem uma luva. Quase me sinto tentado a compara-lo com Abel Xavier, se bem que visualmente nunca o tenha conseguido, nem de perto nem longe, igualar. Foi-se tornando um jogador cada vez mais influente, mais refinado técnica e tacticamente, chegando mesmo a ser um brilhante jogador que deixou imensas saudades na cidade do Lis, com exibições e uma regularidade impressionantes . Foi campeão da Liga de Honra na época de 1997-98. Aliás Mário Artur tem no seu currículo duas subidas à 1ª divisão com a camisola leiriense: em 1993/94, com Manuel Cajuda; e em 1997/98, com Vítor Oliveira. É, portanto, um profissional que sente a camisola do clube e está perfeitamente identificado com o clube.
As suas qualidades levaram-no á selecção de Moçambique que participou na Taça Africana das Nações em 1998 realizada no Burkina Faso, tendo Mário Artur sido titular no 1º encontro, contra o Egipto, que se realizou no Stade Omnisport em Bobo-Dioulasso perante 20000 espectadores. Registe-se que Moçambique perdeu os 3 jogos da fase de grupos.
Voltando à carreira de Mário Artur no futebol doméstico, após a época de 1998/99 em que apagou um pouco, Mário ingressou no Moreirense, clube onde esteve duas épocas, até assentar arraiais no Algarve, mais precisamente no Olhanense. Ainda com alguma frescura física e com a garra que o caracteriza realizou duas épocas de encher o olho na equipa de Olhão, mas a idade já começava a pesar e seguiu-se uma época no Beira-Mar de Monte Gordo onde concluiu a carreira de jogador e, registe-se, como defesa central. De recordar que o brio e o profissionalismo que Mário coloca sempre nos desafios da sua carreira foram reconhecidos na sua passagem por Olhão com a "Taça José Fernandes dos Santos" (época 2002/03), troféu insitituído pelo jornal "O Olhanense" para premiar o mais profissional dos profissionais.
Após pousar as chuteiras em 2004 aceita o convite do seu amigo e treinador do Olhanense Paulo Sérgio para adjunto do Olhanense, cargo que ocupou com mérito até ao final da época 2005/06. Seguiu-se uma aventura “a-solo” a partir de Março de 2007 como treinador principal no Beira-Mar de Monte Gordo (3ªDiv. Série F, 10º lugar em 15 equipas).
E eis que finalmente, temo-lo de novo connosco, Mário Artur, que tenho a certeza que será o adjunto ideal para o técnico Paulo Duarte.
FORÇA MÁRIO ARTUR!!!!!! VIVA A UNIAO DE LEIRIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abaixo fica descrito o currículo de Mário Artur:
Nome: Mário Artur Borges Oliveira
Data Nascimento: 14/5/1969 em Maputo (Moçambique)
1º clube em Portugal: Campomaiorense
ÉPOCA Clube Div. Jogos Golos
1989/90 Campomaiorense III
1990/91 Campomaiorense II B 26 2
1991/92 U.Leiria II H 7
1992/93 U.Leiria II H 10
1993/94 U.Leiria II H 29 1
1994/95 U.Leiria I 30
1995/96 U.Leiria I 30
1996/97 U.Leiria I 28 1997/98 U.Leiria II H 18 1998/99 U.Leiria I 7
1999/00 Moreirense II H 29 1 2000/01 Moreirense II B 17 2001/02 Olhanense II B 32 2002/03 Olhanense II B 33 1
2003/04 Beira Mar MG III
2004/05 Olhanense (Treinador Adjunto)
2005/06 Olhanense (Treinador Adjunto)
2006/07 Beira Mar MG (Técnico Principal a partir de Março)

Etiquetas:

posted by Lima @ 7:01 da tarde,

19 Comments:

At 8:15 da tarde, Blogger mozdn said...

Sim senhora Lima, acredito que nem o próprio Mário Artur tenha presente um tão vasto e completo curricullum...
È optimo esta aposta do clube em atletas e treinadores que sintam as cores do clube da mesma forma que todos nós...
Leiriaaaa

 
At 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mário boa sorte. Acho que o Leiria não podia ter ido buscar melhor T.Adj.. Cada vez acredito mais que esta equipa poderá fazer uma grande época. Acho que o "culpado" destas melhorias no clube é do grande Paulo Duarte. A equipa técnica ja sente o clube espero que o plantel tambem o sinta e ajudem a levar este clube bem como a equipa técnica onde merecem, a um grande panorama nacional, e que comecemos a ser temidos e respeitados pelos 3 grandes.

 
At 8:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

boa reportagem Lima, o nosso blog está com uma qualidade fantástica. há dias ao ler o jornal ojogo ao ler as noticias da UDL que falava na AG fiquei com aquela sensação: "Vê-se mesmo que foram ao nosso blog buscar estas notícias"

quanto a vinda de Mario Artur é sempre bom contar com mais um unionista no nosso seio. bem-vindo!
ainda me lembro de ele a jogar e muito bem na época 94/95 em que brilhantemente ficámos em 6º comnadádos por Vitor Manuel.
nos últimos tempos tenho visto nos treinos da nossa UDL e no jogo amigável com o Rubin Kazan o que prova o seu interesse e gosto pela nossa UDL.
Boa sorte, Força Leiria!

 
At 8:22 da tarde, Blogger mozdn said...

Já agora segundo o "Record" João Bartolomeu terá confirmado a contratação do avançado brasileiro Jessui, jogador que já dado como certo no Paços de Ferreira.

 
At 9:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Txiiii.... Que foto maravilhosa!

O grande Mário Artur está de volta ao nosso Leiria. Boa aposta para a equipa técnica!
Agora vamos lá ver se os jogadores ajudam...

Força Mário!!!

P.S: Lima, estou extasiado com todo o trabalho de investigação! Temos detective!

 
At 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

excelente contratação para adjunto, sempre foi dos jogadores que me enxia o olho no mitico estádio, não sei pk uma das grande imagens que tenho dele, é ele a jogar com ligadura na cabeça, e com akele cabelo a sair por cima... LOL

assim dá gosto de ver a equipa técnica, com homens da casa, que sentem o clube!

FORÇA MÁRIO ARTUR!

P.S. excelente posta!

 
At 1:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Força Mário Artur!
Isto está-se a compor!

 
At 2:05 da tarde, Blogger carlos serra said...

Antes demais quero dar os parabens ao blog e aos seus colaboradores é que cada dia isto vai melhorando e são melhores que muitos profissionais, parabens a todos os que nos vão dando estas informações.
Em relação ao Mário Artur, fiquei muito satisfeito, porque apesar de não ter um relacionamento pessoal muito próximo tenho muito boa impressão dele enquanto pessoa, se foi um grande atleta, profissional e que nunca arranjou conflitos, tem fdeito uma carreira como adjunto notável e bater com o pé a um presidente que queria mandar na equipa demonstra caracter, ainda bem que o beira mar não o aproveitou e o Paulo Duarte demonstrou que sabe do oficio e a sua contratação é boa para o clube. Que a sorte acompanhe esta equipa técnica para poderem singrar na "selva" do futebol. BEM VINDO MÁRIO ARTUR.

 
At 10:44 da manhã, Blogger mozdn said...

Na imprensa de hoje, o Paços de Ferreira "ataca" o nosso Leiria, defendendo que o Jessui em ortugal só jogara na capital do móvel... (Temos novela parece)
Outra coisa que descubri recentemente, é que detemos 50% do passe do Maciel, pertencendo ao Porto (que lhe paga os ordenados)a outra metade. Mais um bom negócio em que se nota o dedinho astuto de Bartolomeu

 
At 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mozdn um acrescente é que pelos vistos n é so o Paços mas tb o Ex.Clube (Serrano) e o proprio jogador que atacam o nosso LEIRIA. Pessoalmente se fosse eu ao Bartolomeu esquecia esse tipo para não arranjar confusões e aí torcia para que o Paços se arrependesse da contratação que fizera e que esse tipo n marcasse um unico golo e contrataria um avançado que os de coimbra querem o Meyong mas tb existe Marcel e Joeano. Se estamos á procura de um lateral esquerdo pk é k n vamos buscar o Areias??

PS1: Eu sei k esta posta n era pa falar de contratações mas a ultima acerca deste tema ficou lá pra baixo e a malta já n vai lá.

PS2: Vi aí uns comentarios eliminados e pelos vistos até deveriam ter sido bem eliminados pelo seu conteudo mas deixo uma pegunta retorica. Pexoal s vem para aki fazerem comentarios malicioso para k é k vem? Vem perder o voxo tempo e ng vos liga... Ajudem o voxo clube e deixam-nos viver o noxo em paz...

 
At 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

joão os teus "reforços" são simplesmente impossiveis de virem jogar na UDL. são jogadores com elevados salários e o Marcel é jogador do Benfica clube que está de relações cortadas com a UDL. além do mais está emprestado ao são paulo. se os outros clubes se querem endividar problema o deles.

 
At 4:27 da tarde, Blogger mozdn said...

Vejam o recente exemplo do Belenenses, que corre o risco de ver passes dos atletas penhorados por não cumprir com planos de pagamento ao fisco...

 
At 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Riba até te dou razão mas n tou a ver mais nenhum avançado de qualidade que conheça o futebol portugues. Axo que uma boa pesquisa dos nossos dirigentes pooderia ter um reflexo positivo, Tambem quanto ao lateral esquerdo esqueciamos então o areias e apostava-se num junior. Promover 1 ou 2 por época não faziamos nada mal e n devem ganhar um "balurdiuo". Mas era para jogar não para aquecerem bancadas VIP e com o treinador k temos acredito k ele apostasse neles. Há quanto tempo eu não vejo um Avancado ou um Médio a jogar na equipa senior formado por nós. É k se apostassemos neles os que lá ficavam (camadas jovens) ganhavam confiança, moral e optimismo quanto a uma carreira profissional no nosso clube. Quem não arrisca não petisca... á que apostar na "prata" kem sabe "ouro" da casa.

Um abraço

 
At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A contratação de juniores não dá comições...
Fica claro assim srº João Francisco?

 
At 5:54 da tarde, Blogger mozdn said...

alberto comição??? de.... comichão?

 
At 8:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

realmente a contratação de juniores não dá direito a nenhuma comissão e nem duvido que exitam.
2 ou 3 juniores encaixavam bem nesta equipa. estamos em portugal, o nosso campeonato é muito fraco logo qualquer jogador se dá bem. depois nós UDL temos uma vantagem que é uma equipa de futebol estável, já não me lembro da ultima vez que tivemos a lutar para não descer. se esta estabilidade não é suficiente para lançar um jogador então tambem não sei o que é preciso. enfim...

quanto a reforços vindos de fora por mim podíamos ter apostado no Furtado que foi para o paços. jovem formado no fcp que foi campeão na bulgaria e melhor marcador na outra época e que queria voltar a portugal por ter sido vitima de um ataque racista.
outro jogador era o moreira que acabou contrato com o aves. formado no bosvista (quem não se lembra dele?) segui para o Standart Liege, Hamburg e depois Dinamo Moscovo. experiencia não lhe falta.
e por mim alhandra e o machado na lateral esquerda chega perfeitamente. alem do mais neste momento não ha um grande lateral esquerdo na nossa selecçao. se o alhandra tivesse vindo a jogar nos ultimos tempos e com o seu trajecto nas selecções jovens quem sabe? o Silas e o H. Almeida chegaram a selecção a jogar na nossa UDL.

 
At 10:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Riba e alberto n percebi exa das comissões... (agradecia k explicassem) lol
Eu apenas dixe k tá na hora de apostar em juniores formados por nós. O Machado que o Riba dixe pareceme boa ideia... apostemos nesse jovem... no futuro kem sabe s não podemos ganhar uns bons €.


Leiria 4ever!!!

 
At 7:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A bola dizia que o uniao vai emprestar o Moreira ao meu fátima... pessoal, o que me dizem disto??

 
At 12:42 da manhã, Blogger mozdn said...

é um bom clube para rodar...

 

Enviar um comentário

<< Home