Depois da vitória saborosa frente á Briosa eis que surge o........Porto!!! Nem mais! Precisamente o campeão e curiosamente pouco tempos antes do jogo sai um castigo a Vitor Oliveira que o impede de sentar-se no banco leiriense no estádio do Dragão. Se as queixas leirienses em relação às arbitragens têm sido muitas, este sábado certamente continuarão a existir. Um jogo de elevado grau de dificuldade e que a história bem o demonstra. Basta recordar quem em 16 deslocações ao campo do Porto (14 para o campeonato e duas para a Taça de Portugal) a União apenas empatou uma vez, em 2004/05 com o resultado 1-1, com o golo leiriense a ser marcado pelo careca “virolho” Krpan. Os restantes jogos resultaram em derrotas para as hostes leirienses.
Segundo Vitor Oliveira: "Vamos na perspectiva de pontuar, sabendo que a permanência não depende deste jogo", destacou o treinador leiriense, que explica que a equipa está "motivada, não só pela vitória sobre a Académica, mas também porque vai defrontar o campeão nacional".
Maciel, Tiago e Nelson lesionados e João Paulo (viu o 5º amarelo) são baixas para o confronto de sábado. O extremo Marcelinho será opção caso o seu passe internacional tenha chegado a tempo de ser inscrito, ele que tem agradado nos treinos à equipa técnica. De regresso após castigo está o sempre voluntarioso Alhandra.
O FC Porto que perdeu na última jornada não tem baixas de vulto e Jesualdo Ferreira espera dificuldades, argumentando que "a qualidade dos jogadores da U. Leiria não está de acordo com a classificação". O marroquino Tarik Sektioui, peça fundamental no onze do FCP está de regresso depois da eliminação de Marrocos na Taça Africana das Nações.
Apesar de ser difícil, vamos ter FÉÉÉÉÉ!!!! FORÇA LEIRIAAAAAAA!!!!!!!!!
A festa da Taça volta aos Pavilhões do Distrito de Leiria e a nossa missão é defender o titulo conquistado na época passada. Este Sábado vão se defrontar no Pavilhão de Stª Eufémia as duas equipas que ocupam os lugares cimeiros da classificação geral da Divisão de Honra, UDLeiria e Carriço Bidoeira. A nossa equipa vêm de um empate caseiro a duas bolas frente ao Nadadouro que é o 6º Classificado no campeonato, enquanto a equipa do Carriço vêm ao nosso reduto depois de uma vitória tangencial mas moralizadora em Porto de Mós frente ao Ribeirense que é o 3º Classificado. Depois deste passado muito recente espera-se um verdadeiro jogo de Taça este Sábado em Stª Eufémia.
Todos a Stª Eufémia no Sábado ás 17h00 apoiar a nossa equipa neste encontro que se avizinha difícil para ambas as equipas.

A Académica chegava a a Leiria qual Srª Drª, crente que com maior ou menor dificuldade saborearia o doce sabor da vitória, no entanto, viu-se forçada a retornar a Coimbra com uma terrivel congestão, tal a amarga delicia preparada pelos pasteleiros João Paulo e Harison, bem açucarada por um pénalti sabor de Laranjeiro.
Este Leiria versão 2008, demonstra inequivocamente outros atributos, fundamentalmente no centro campo, Harison realizou uma exibição soberba, carregando a equipa (e alguns academistas) às costas, sempre muito bem secundado pelo Sr Smitt do pais das tulipas. No ataque João Paulo vai chegando para compensar a falta de inspiração de Paulo César, e ausências forçadas de Maciel, N'Gal e Sougou (Este ultimo quase de regresso da Can, após a derrota de hoje do Senegal).
Mas nem tudo foram rosas, a este Leiria ainda falta muito, terá tido em alguns momentos hoje, a sorte que se viu esfumar noutras partidas, enaltecendo-se a prestação isenta de Bruno Paixão, muito embora Pedro Roma tenha ficado a mais em campo.
Quanto à contenda em si, no primeiro tempo o dominio acabou por ser repartido, sobressaindo o magnifico pontapé de João Paulo que levou a nossa União em vantagem para o descanso.
No segundo periodo surgiu mais pressionante a A.A.C., no entanto os processos leccionados por Paciência não foram, quase nunca, apreendidos pelos seus pupilos.
Já Vitor Oliveira, optou (bem), por fechar o caminho para a sua baliza com o incansável Faria bem posicionado à frente dos centrais, retirando do jogo o quase sempre apático Toñito (com um banco tão desfalcado, mais valia garantir o passarinho já na mão).
Respondendo só, em contra-ataque, o nosso Leiria conseguia chegar por intermédio, novamente de João Paulo ao seu segundo tento, na sequência de um pontapé de canto, infantilmente cedido pela equipa estudante, mas superiormente finalizado pelo dianteiro luso.
Até ao final, mais dois golos para cada uma das equipas, ficando a certeza, que a nossa equipa não virou a cara à luta, podendo ainda quiçá, ganhar mais alguns pontos que nos façam aproximar das equipas mais à vista. Há que acreditar...
Destaques:
Harison - Que exibição, onde andou este Senhor nos ultimos anos?, realizou provavelmente a melhor exibição de sempre ao serviço da nossa União de Leiria. Alguem que lhe consiga roubar a bola...
João Paulo - É tão bom quando nos enganamos no inicio da época... Arrisca-se a ser o melhor do ano...
Smitt - Faz recordar Paulo Gomes, não se dá por ele, mas o que faz, sai quase sempre bem, bom reforço este...
Pela negativa:
Paulo César - Falta de confiança? Este não é o seu ano, nem deveria ter sido...
Toñito - O Espanhol tenta, mas as suas pernas e clarividencia são quase nulas, ainda assim lá assistiu João Paulo no primeiro golo.
Vamos lá Leiria!!!