Após confirmar a descida á Liga Vitalis no domingo passado a União desloca-se neste próximo fim de semana á Madeira em ritmo de passeio, o que para a maioria dos jogadores que constituem o plantel não é novidade nenhuma. Para os atletas mais esquecidos relembra-se que o adversário será o Maritimo.
O "caldeirão" dos barreiros normalmente faz "cozer" a União de Leiria, que para jogos da primeira Divisão apenas ganhou uma vez, na sua primeira deslocação na época de 1979/80. De resto, o ultimo ponto conseguido foi conseguido em 2003/04, daí pra cá apenas derrotas.
A União terá pela frente um Maritimo em sexto lugar (em casa tem 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas) e que depois de uma derrota em Alvalade certamente quererá redimir-se perante os seus associados, o que pode levar a que a União consiga jogar em contra ataque e quem sabe deixar um ar da sua graça na pérola do atlântico.
A União de Leiria não pode contar com Arvid Smit, Éder Gaucho e Sougou castigados. Dani lesionado também está "fora de jogo" enquanto que o médio criativo Harison está em recuperação, esperando-se que possa ser convocado. Vítor Oliveira já pode contar com o médio Faria, que regressa de castigo e que fará o lugar do holandês Arvid.
O Maritimo tem os defesas Gregory e Ricardo Esteves castigados por uma partida, enquanto Bruno Fogaça está lesionado. Mossoró que saiu magoado na partida da ultima jornada frente ao Sporting já fez trabalho de campo e deverá estar apto dentro de dois ou três dias, perspectivando-se assim que Lazaroni possa utilizá-lo.
O jogo terá lugar domingo ás 19H15 e o árbitro será Artur Soares Dias, do Porto que contará com a colaboração dos árbitros-auxiliares José Cardinal e João Silva.
A União de Leiria pode carimbar este Sábado o título da Divisão de Honra de Futsal e a consequente subida aos Campeonatos Nacionais da modalidade.
Encontrando-se na liderança do campeonato desde a fantástica vitória sobre o Carriço - Bidoeira há 15 dias, a UDL chega à última jornada com mais um ponto (49 pontos) que o segundo classificado (48 pontos), bastando-lhe uma vitória sobre o A.C.R. Nadadouro (5º classificado - 35 pontos) para fazer a festa.
E por falar em festa, a Secção de Futsal está a organizar um programa para todos aqueles que quiserem acompanhar a equipa neste dia especial, estando garantido transporte para o local do jogo - Nadadouro - Caldas da Rainha e muita animação que se espera pela noite dentro.
PROGRAMA: Sábado, 03 de Maio
15h00 - Concentração junto à Barraca da UDL na Feira de Maio 16h00 - Saída com direcção a Nadadouro - Caldas da Rainha 18h00 - A.C.R. Nadadouro X U.D. Leiria - 22ª Jornada - Honra Distrital (Regresso a Leiria, para a ambicionada festa!)
Tarde negra no historial da União Desportiva de Leiria, que vê uma década depois, confirmada a descida ao segundo escalão do nosso futebol, tornando-se agora fulcral criar as condições para uma correcta abordagem da competitiva Liga Vitalis, aguardando todos nós, por um rapido regresso ao escalão maximo do futebol nacional.
No encontro desta tarde, pese embora as dificuldades criadas com lesões e castigos, o onze apresentado em campo mostrou-se capaz, não com a vitalidade das ultimas partidas, mas ainda assim transparecendo frescura e confiança, bem como um agradável entendimento entre os sectores. (coisa rara em grande parte da época, nunca me canso de lamentar).
No primeiro periodo, os "cordelinhos" do encontro acabaram por ser manuseados quase por inteiro pela equipa da casa, com o Leixões a cingir-se ao tento do primeiro minuto, perdendo-se num deserto de ideias, voltando a encontrar o caminho para a baliza de Fernando apenas no segundo periodo.
No Leiria, el "matador" Toñito foi incapaz de concretizar duas ou três oportunidades de golo feito, que certamente trariam outra côr ao resultado nos primeiros 45 minutos.
Para a etapa complementar o Leixões surgiu com outra capacidade, começando a fazer-se notar a vantagem numérica em campo motivada pela expulsão de Arvid aos 30 minutos.
Passando o dominio de jogo para o adversário, o Leiria chegava à baliza de Beto quase sempre em contra-ataque (alguns deles perigosos), e seria logo após um destes lances (arrancada de Paulo Cesar a semear o pânico na defensiva matosinhense), que o Leixões chegava na resposta, ao seu segundo golo, tendo-se seguido minutos depois o terceiro (portentoso) pelo veterano Castanheira, atleta que por pouco não calçou por cá a bota logo no inicio do ano.
Com o final da contenda, fica a certeza que jogando ambas as equipas em igualdade numérica o Leixões dificilmente conseguiria os 3 pontos, com que acabou por regressar a Matosinhos, mas mais uma vez tivémos futebol..
A equipa esteve num plano razoável, Tiago, N´Gal e Patrick destacando-se pela positiva do resto, mas sobretudo do lento..tão lento Toñito (como é que ainda lhe pagam para jogar), de Arvid Smit, cuja expulsão (justa) comprometeu o objectivo da equipa, e ainda de Eder, desta vez o Gaucho, dadas as facilidades que concedeu a Jorge Gonçalves no primeiro tento, e ao longo do jogo...
Não será facil...mas há que levantar a cabeça Leiria....
Após duas vitórias consecutivas e acima de tudo a goleada inflingida ao Sporting conseguem manter acesa a chama da manutenção, apesar de a probabilidade de uma manutenção no final do campeonato ser mínima. A União precisa de ganhar os jogos todos e os adversários directos P.Ferreira e Leixões, perderem os jogos todos.
Este domingo a "final" é precisamente contra um destes adverários, o Leixões. Em dois jogos efectuados contra o Leixões em Matosinhos esta temporada a União ganhou um, 2-0 para a Taça da Liga, e perdeu outro 2-1 para o campeonato.
Quanto ao Leixões, o guarda-redes Beto está de regresso, depois de dois jogos ausente devido a lesão muscular, podendo reocupar o lugar domingo em detrimento de Jorge Baptista. Igualmente reabilitado está o médio Castanheira, ontem reintegrado em pleno nos treinos leixonenses. No capitulo dos indisponíveis, certa será a ausência de Vieirinha, com uma tendinite no adutor direito. Roberto, Nuno Silva e Pedro Cervantes em principio serão recuperáveis. O Leixões nunca venceu fora neste campeonato. O rei dos empates (14 no total) tem 6 e mais 7 derrotas fora do Estádio do Mar. Tem o pior ataque forasteiro (6 golos), no entanto apenas sofreu 17 golos, sendo a sexta melhor defesa visitante.
Quanto á União, eis que surge mais uma palhaçada da Liga: "O treinador da União de Leiria, Vítor Oliveira, foi hoje suspenso por 11 dias pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), por ter falado sobre o jogo com o FC Porto quando estava suspenso". Citando ainda o Record: "Com este castigo, Vítor Oliveira só vai poder estar no banco da União de Leiria na última jornada do campeonato, pois vai ficar de fora nas duas próximas rondas, a recepção ao Leixões (28.ª) e a visita ao Marítimo (29.ª)". Era só o que faltava!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pelos vistos há gente na Liga que ainda acha que a União tem hipoteses de se manter, afinal não somos apenas nós os adeptos!!! E desta maneira tentam uma vez mais empurrar-nos para a LigaVitalis!!!
Adiante! Sougou está castigado após a injusta expulsão frente ao Sporting, tal como Faria que cumpre o segundo jogo de suspensão. Harison que saiu lesionado no mesmo jogo encontra-se bastante queixoso e é baixa certa para a partida de domingo. De fora continuam Hugo Costa, Arvid Smit e Dani.
O árbitro da partida será o portalegrense Paulo Baptista, 37 anos de idade e “vendilhão” de profissão, esperemos que não se “venda” nos momentos cruciais do campeonato.
Os bilhetes estarão á venda no dia do jogo (ver Cartaz) e uma vez q direcção da SAD do Leixões disponibiliza transporte gratuito é de prever a afluência de bastante publico matosinhense ao Magalhães Pessoa.
Os juniores Cepeda (médio), Canas (extremo), Ricardo (trinco) e João Pedro (guarda-redes) vão treinar-se com o plantel sénior até ao final da temporada. Parece que finalmente a SAD começa a olhar para a formação do clube. É certo que se a época da equipa sénior tem corrido de outra forma, provavelmente isto não aconteceria. De qualquer forma, temos de ficar satisfeitos pelo reconhecimento do trabalhado desenvolvido por estes jovens jogadores, na certeza, porém, de que outros mereceriam também esta oportunidade... Estou certo que, independentemente de serem ou não aproveitados para formar o plantel da próxima época, estes 4 jogadores darão o tudo por tudo, como aliás fizeram durante esta época. E nós vamos torcer por eles! Força Cepeda! Força Canas! Força Ricardo! Força João!
Em virtude dos jogos terem que se realizar à mesma hora, a AFLeiria alterou o nosso jogo de Sábado dia 26Abr08 das 17h00 para as 21h00 com a Casa do Benfica das Caldas da Rainha em Stª Eufémia. Vamos todos apoiar a nossa equipa nestes 80 min. que faltam para atingir os nacionais.
Realizou-se na passada sexta-feira na Bidoeira de Baixo o jogo mais aguardado da época. Num encontro onde se defrontaram as duas melhores equipas do Distrito, acabou por sair vencedor a UDLeiria por 4-5. Com esta importante vitória a nossa equipa ascende assim ao 1º lugar na tabela classificativa, faltando dois jogos para o final do campeonato. Ver mais!
CRESPO!!!!!! Foi um idolo da minha juventude unionista!!! O pé-de-chumbo como era apelidado pelos sócios marcou uma década do futebol leiriense, a década de 90!!! Fica aqui neste post a homenagem a um jogador que foi um símbolo para colegas de equipa e sócios leirienses e que provavelmente a imprensa nunca lhe deu o merecido mérito!!!
Crespo era o nome de guerra de José Manuel Candeias Encarnação, nascido em Campo Maior a 27/09/69. Possuidor de uma “nauseabunda envergadura física” , com um dia foi lido num outro blog, Crespo era um jogador com uma entrega ao jogo e uma alma marcou o clube, a cidade e acima de tudo os adversários!!!
A sua carreira futebolistica foi uma especie de café Delta (passe a publicidade) acompanhado de brisas do lis. Isto é, iniciou-se nas camadas jovens do clube da sua terra natal, o Campomaiorense onde atingida a idade de sénior estreou-se na 3ª Divisão. Em 90/91 com o Campomaiorense na 2ª Divisão, Crespo fez uma época extraordinária jogando 28 partidas e marcando 6 golos, o que despertou a atenção dos dirigentes leirienses que o contrataram no Verão de 91. Em Leiria reencontrou Mário Artur, outra glória unionista, que tinha sido seu companheiro no Campomaiorense, factor que ajudou a uma rápida adaptação, o que trouxe como resultado presenças regulares de Crespo na equipa e inclusivé marcando um golo no campeonato. A temporada seguinte não correu tão bem e Crespo participou apenas em 7 jogos do campeonato.
Na época gloriosa de 93/94 Crespo fez uma dupla imbatível de centrais com Luis Miguel, contribuindo imenso para a subida da União de Leiria á 1ª Divisão!!! Uma equipa de sonho com jogadores de inegável classe como Álvaro, o infelizmente já falecido Ferreira, Bilro, Kimmel, Gervino, Abel, Pedro Miguel, Quintas, Reinaldo, etc.
Na época seguinte, na 1ª Divisão, Crespo teve uma estreia auspiciosa na 5ª jornada, sendo titular e logo frente ao Benfica onde secou, um jogador argentino que pela fama já tinha as veias secas, mais precisamente Claudio Cannigia. A dado momento do jogo numa bola vinda pelo ar Caniggia viu voar sobre si uma montanha de carne e gordura e, por certo, ficou completamente aterrorizado. A União ganhou o jogo por 1-0 (golo de Luis Miguel) e pouco tempo depois Cannigia retirava-se do futebol e nem a cocaina o fez esquecer aquele momento aterrorizador ficando com a imagem de Crespo cravada na sua memória para sempre! Apesar na mesma época a União ter contratado o central Lula e o central/trinco marroquino Tahar (uma boa dupla de “caceteiros”, sem duvida!) , Crespo esteve presente em 16 jogos marcando inclusive um golo no campeonato.
Crespo continuou a ser uma presença regular na equipa leiriense aterrorizando os adversários e marcando-os de forma imperial em todas as partidas. Saiu no final da desastrosa temporada de 95/96 em que a União de Leiria desceu á Liga de Honra .
Como diz o ditado “Bom filho a casa torna” e Crespo como bom filho da sua terra regressou a Campo Maior na época 97/98, dado que ainda se sentia com pernas e barriga para jogar na 1ª Divisão, sendo no entanto rarissimas vezes utilizado no clube alentejano.
Após uma época de incerteza quanto á sua vida desportiva, Crespo regressou ao activo em 99/00 ao serviço do “O Elvas” na 3ª Divisão. Já longe dos holofotes das primeiras ligas e com “alguns” quilos a mais, Crespo jogou duas temporadas na cidade com “Badajoz á vista” até sair para o Calipolense, clube da localidade. Finalmente Terá terminado a sua carreira futebolistica na Associação Desportiva e Cultural de Esperança (Arronches), apesar de nalguns sites vir erradamente referenciado o clube como sendo o Esperança de Lagos.
Uma fonte bem informada confidenciou-nos que actualmente Crespo é guarda num estabelecimento de correcção em Elvas e como homem que estev sempre ligado á noite faz uns biscates de porteiro numa discoteca em Campo Maior!
O que dizer de uma equipa que à vigésima sétima jornada consegue apenas a terceira vitória do campeonato, e logo por numeros tão extensos frente a um dos grandes do futebol nacional.
Por onde andou este União nos restantes 23 ou 24 tristes encontros? Fica provado pois o valor deste plantel, mesmo que encurtado por transacções e rescisões antecipadas de alguns dos seus atletas mais influentes.
Que falta fazem agora pontos infantilmente desperdiçados ao longo do ano, momentos em que a cabeça de grande parte do nosso plantel pensava já em quadros mais rosados pintados noutras paragens.
Quanto ao jogo de hoje, fomos agraciados com um magnifico encontro de futebol protagonizado pela nossa equipa, capaz, e bem, de domar o leão, sabendo dar-lhe o dominio de jogo, quando necessário, para depois em contra golpe, tirar partido da arma qe melhor sabe utilizar, o contra-ataque.
Vitor Oliveira, relativamente ao jogo na cidade dos arcebispos, colocou o regressado Harison (estratega de serviço) no lugar do castigado Faria, armando um 4-3-3 em situação atacante, defendendo com o já tradicional 4-4-2, compensado a meio campo com a descida de um dos seus avançados, quase sempre Sougou ou Paulo César.
Iniciando em pleno, aos 18 minutos já dois golos separavam ambos os conjuntos, com Paulo César a bisar em dois momentos de elevado recorte técnico, superiormente assistido a preceito por Sougou e Harison.
O Sporting como que abanou, tentou responder, mas apenas por uma vez importunou Fernando, num remate de Vuckcevic bem defendido pelo brasileiro, enquanto que o Leiria passava, a partir da meia hora de jogo a centrar atenções na sua zona mais intermediária, fechando, e bem os caminhos para a sua baliza.
Para a etapa complementar, adivinhava-se uma revolução na equipa verde e branca, dadas as capacidades oratórias de balneário do seu treinador, mas pura ilusão, o Sporting carregou, encostou, chegando mesmo a sufocar, uma turma leiriense que jogou em sacrificio, com os 3 sectores da equipa bem unidos, não logrando o Sporting materializar o seu ascendente em golos, muito por culpa da inépcia dos seus jogadores mas igualmente do querer unionista.
Com a expulsão injusta e exagerada de Sougou, mais se acercaram os visitantes da zona de Fernando, arriscando o tudo por tudo, deixando várias brechas na rectaguarda, buracos estes que foram muito bem aproveitados por N'Gal e Cadu, em novos lances de inegável espectacularidade para fazer o terceiro e quarto tentos, respondendo o Sporting com o seu (imagine-se) golo de honra pelo inevitável Liedson.
No que resta do campeonato, a descida só poderá ainda ser miraculosamente evitada com a vitória nos 3 encontros que restam, não podendo Paços de Ferreira pontuar e Leixões conseguir mais do que 1 ponto nos mesmos jogos. Dificil e improvável, mas com este Leiria o sonho pode comandar ainda a vida...
Destaques:
N'Gal, Paulo Cesar, Sougou- Não sobram adjectivos para qualificar as prestações destes senhores, pareciam 3 reforços chegados à ultima hora para a recta final do campeonato, onde andaram este ano? Paulo Cesar na certa que recuperou de uma lancinante trombose...
Harison e Cadu- Do primeiro já se esperava e sabia, muito trabalho, luta, suor, capacidade de transporte de bola e facilidade na transicção defesa-ataque, já Cadu, que tem vindo a realizar mais uma época côr de petróleo, sacou uma exibição bem positiva, sempre na sombra de Harison, coroando a noite com o quarto tento.
Patrick- O lateral esquerdo tem paulatinamente ganho o seu espaço no onze, dado a ideia de ser um jogador discreto, mas esta noite como que "explodiu", secando por completo o veloz Djaló, e arriscando vários "raides" pela lateral direita sportinguista. Começa a justificar a contratação e continuidade para o ano.
A nossa jovem e valorosa equipa de Iniciados B foi anfitriã esta tarde da equipa de Porto de Mós, colocada alguns pontos atrás na tabela classificativa da Divisão de Honra Distrital.
Adaptando-se melhor no primeiro tempo às condições atmosféricas, o Portomosense, equipa mais dotada fisicamente, foi controlando as operações a meio campo, corolário desse ascendente, o tento visitante, de belo efeito, num remate inesperado e certeiro para o fundo das redes de Cheta.
No segundo periodo o futebol unionista subiu de produção, Filipe Oliveira e Tito começaram a pegar (sobretudo o primeiro), e a aparecer mais em jogo, surgindo o tento do empate aos 45 minutos de jogo, por intermédio de Ezequiel, numa posição algo duvidosa, mas o beneficio da duvida vai para o assistente bem colocado.
Até ao final caberiam à equipa da casa as melhores oportunidades de golo, mas o empate (resultado justo), subsistiria até ao terminus do jogo.
Boas exibições no Leiria do capitão e central Oliveira cá atrás, Filipe Oliveira a meio campo, e de Tito, os defesas e guarda-redes que se cuidem com este jogador, que raça!!
Força miúdos.... a manutenção está quase garantida....
Após uma surpreendente vitória em Braga nesta segunda-feira que passou a União de Leiria irá receber no domingo por volta das 19H15 o Sporting que virá a Leiria extramente moralizado após a vitória nesta quarta frente ao Benfica (5-3) nas meias finais da Taça de Portugal. Trata-se dum jogo que sempre trouxe alguma polémica em realação aos adeptos, que como se sabe uma quantidade apreciável de sócios unionistas neste jogo costumam transfigurar-se em lagartos, deitando para trás todo o "amor" ao clube da sua terra, como quem atira fora uma beata dum cigarro. É triste, mas é a realidade, e infelizmente frente ao Benfica o cenário é igual!!!
Nos confrontos entre estes dois clubes na 1ª Divisão a União venceu quatro, empatou outros quatro e perdeu seis. Uma nota interessante é o facto de na época de 96/97 em que a União foi despromovida ter vencido o Sporting por 1-0, com um golo de cabeça marcado pelo central algarvio João Armando. Na passada temporada verificou-se um empate a zero e já em 2007/08 a União de Leiria foi empatar a Alvalade 1-1.
Harison regressa após castigo. No entanto médio Hugo Faria expulso em Braga estará indisponivel para o jogo de Domingo, assim como Dani que continua lesionado. Segundo o diário O Jogo :"Ontem, o grupo regressou aos trabalhos, após ter gozado um dia de folga. No Estádio Municipal de Leiria, Vítor Oliveira orientou uma sessão vespertina, à qual só faltou Dani, que continua a recuperar de uma lesão. O treinador aligeirou os trabalhos para o onze que subiu ao relvado de Braga".
Após o jogo desta quarta o Sporting folga hoje, quinta-feira, regressando aos treinos na sexta.
Carlos Xistra de Castelo Branco será o árbitro da partida. Este funcionário público de 34 anos já apitou a União de Leiria uma vez esta época, mais concretamente na 6ª jornada da Liga Bwin quando a União perdeu em Setubal 2-0.
A partir de amanhã os bilhetes para o jogo estarão á venda (ver Cartaz) e esperamos que seja uma casa composta para um jogo onde certamente os jogadores unionistas tudo irão fazer para mostrar que têm valor !!!!
A nossa equipa sénior de futsal, tem esta sexta-feira aquele que será provavelmente o duelo do campeonato, dado os lugares que ambas as equipas ocupam na tabela.
A União de Leiria, fruto do empate concedido ao Igreja Velha, deixou o U. D. Carriço Bidoeira B. isolar-se na liderança da Divisão de Honra Distrital de Futsal com 45 pontos, sendo que a nossa equipa segue logo atrás com 43.
Desta feita, o resultado deste jogo poderá ditar qual das equipas chegará em primeiro no fim do campeonato, com a consequente subida aos nacionais.
Cabe-nos a nós estar lá e apoiar a nossa equipa com a força que ela merece!!!
U. D. Carriço Bidoeira B. X União de Leiria
Sexta-Feira, 21h30
Pav. Gimod. Bidoeira de Baixo Carriço.
(Ponto de encontro às 20h45 juntos às Piscinas Municipais de Leiria)